Dicas Para Cuidar Bem de Seus Talheres

Escrito por on 18 de dezembro de 2012 in Acessórios - Nenhum Comentário -

Cuidar de uma casa da maneira correta requer muito cuidado e determinação. Por isso, qualquer boa ideia que faça com que as medidas rendam e você não tenha que perder muito do seu precioso tempo, é muito bem vinda, especialmente se estiver relacionada ao cuidado com os talheres, que requerem, muitas vezes, um manuseio de forma diferenciada.

Os talheres são peças de uso doméstico e comercial, utilizados para fazer as principais refeições e também, para ajudar na preparação dos alimentos. Normalmente, eles são fabricados em aço inox, que os torna muito mais fáceis de limpar e bem mais duráveis. Eles precisam ser higienizados sempre após o uso para não oferecer riscos à saúde das pessoas que o utilizam.

Cuide Bem Dos Seus Talheres

Cuide Bem Dos Seus Talheres

Outra informação que não pode ser desperdiçada em relação ao uso dos talheres, é a sua organização dentro do armário ou gaveta, o que ajuda as donas de casa a ganharem mais tempo em suas tarefas cotidianas.

Para que os talheres fiquem sempre muito bem limpos, organizados e extremamente brilhantes, além do manuseio e organização adequado, seguir as dicas que temos ajudará bastante nessa difícil tarefa.

Dicas de Como Organizar os Talheres

  • – Compre divisórias próprias ou ainda os conhecidos porta talheres para organizar as peças em suas respectivas gavetas ou prateleiras. Elas podem ser encontradas em qualquer loja de utensílios de cozinha e ainda naquelas chamadas de 1,99.
  • – Separe todos os talheres de acordo com a utilidade e tipo, por exemplo: Colheres, facas, garfos, colheres pequenas, médias, grandes e assim sucessivamente.
  • – Conte todos os seus talheres e faça uma pequena lista. Assim, você saberá sempre quantas pessoas pode servir com o faqueiro que tem e se, por um acaso, não perdeu alguma peça, já que as crianças adoram levar colheres para brincar no quintal.  Para ajudar, cole a lista na parte de dentro da gaveta. Dessa forma, você sempre saberá quantas peças são.
  • – Antes de guardar todos os seus talheres, dê uma pequena olhada para verificar se eles estão todos bem limpos, pois são os utensílios de mesa que mais seguram a sujeira. Além disso, são os mais fáceis de incrustar a gordura.
  • – Arrume as gavetas de forma com que aqueles talheres mais usados fiquem sempre na primeira gaveta.
  • – Na última gaveta, coloque os talheres maiores, como escumadeira, conchas, pegadores de macarrão, dentre outros.
Imagem de Amostra do You Tube

Limpeza das Peças

As peças em aço inox têm seu brilho e durabilidade aumentadas quando higienizadas da maneira correta, especialmente aqueles que são usados diariamente, para que não sejam impregnados de sujeira, gordura e consequentemente, bactérias que possam trazer riscos à saúde de sua família.

Porém, há alguns talheres que requerem um cuidado maior, especialmente aqueles de serviço de festa. Algumas vezes, eles acabam ficando manchados e o ideal seria usar uma solução de álcool e bicarbonato de sódio para limpar um por um com a ajuda de um pano umedecido. Caso precise, utilize água quente na limpeza, pois ajuda a tirar a sujeira mais profunda.

Ainda para os talheres mais finos, não tenha preguiça. Para limpá-los use uma bucha bem macia e nunca aquelas que contêm uma parte verde ou palha de aço, já que riscarão totalmente todas as suas peças.

  • – Para a limpeza, sempre prefira um pano úmido ou uma esponja e faça isso com bastante frequência, assim sempre terá peças limpas e brilhantes.
  • – Essa limpeza toda também vale para as gavetas e móveis onde estão guardados os talheres. Do que adianta eles estarem sempre muito limpos, se estão acomodados em gavetas sujas e empoeiradas?
  • – Enxugue e limpe bem todos os talheres, um a um, já que a limpeza por atacado é frequentemente ineficiente. Este procedimento ajuda a evitar a oxidação das peças e o aparecimento de manchas, além da formação de fungos e bactérias nas gavetas.
  • – Quando for lavar os talheres, utilize apenas detergente neutro e uma esponja macia. Caso tenha possibilidade, enxágue os talheres com água quente para renovar o brilho das peças e seque todos eles logo que lavar, para evitar as manchas. Se você tiver máquina de lavar louças, não sobrecarregue demais a cesta de talheres. Lave-os mais vezes e separe bem as peças. Depois da lavagem, tire os talheres da máquina logo após o enxágue e seque um a um.
Imagem de Amostra do You Tube

Dicas da Tramontina Para Conservação de Seus Talheres

A Tramontina é uma das fábricas de talheres e utensílios de inox mais famosas do Brasil. Por ocupar um posto tão alto, investe em alta tecnologia e sabe quais as dicas especiais para que cada um cuide da melhor forma de seus talheres, deixando-os sempre bem limpos e prontos para receber a qualquer visita, mesmo que seja inesperada.

Dicas Para Durar Muito

Dicas Para Durar Muito

Seguindo as dicas do fabricante, que faz tanto peças do dia a dia quanto as de luxo, certamente seus talheres terão uma durabilidade muito maior e você nunca passará vergonha com ninguém:

  • – Evite o contato dos talheres com superfícies muito quentes, pois podem provocar a descoloração das peças.
  • – Não guarde as peças em lugares úmidos, pois ficarão com cheiro ruim e ainda podem acumular bolor.
  • – Enxágue bem os talheres para remover os resíduos de detergente.
  • – O cloro presente na água pode manchar seus talheres. Por isso, é importante secar todos eles logo após o processo de lavagem.

Todas as dicas aqui relacionadas, servem tanto para os talheres como garfos, facas, colheres, como para aqueles de serviço mesmo, como as colheres grandes de arroz, a concha de feijão, o pegador, as facas grandes, enfim, para todos eles. Os talheres de mão devem estar lindos e limpos e os de servir também. Mantendo todos sempre limpos, você terá a certeza de que estará servindo sempre o melhor a toda a sua família e a seus amigos, já que limpeza e bons cuidados nunca são demais.

Caso queira saber maiores informações sobre como conservar seus talheres, o manuseio correto ou quais são os adequados para cada ocasião de festa e do cotidiano, basta acessar o site da Tramontina. Lá você encontrará todas essas informações e também quais as últimas novidades nesse segmento. Então, acesse: www.tramontina.com.br e bom apetite!

Deixe um Comentário