Dicas Para Cuidar Bem de Seus Talheres

Escrito por on 18 de dezembro de 2012 in Acessórios - Nenhum Comentário -

Cuidar de uma casa da maneira correta requer muito cuidado e determinação. Por isso, qualquer boa ideia que faça com que as medidas rendam e você não tenha que perder muito do seu precioso tempo, é muito bem vinda, especialmente se estiver relacionada ao cuidado com os talheres, que requerem, muitas vezes, um manuseio de forma diferenciada.

Os talheres são peças de uso doméstico e comercial, utilizados para fazer as principais refeições e também, para ajudar na preparação dos alimentos. Normalmente, eles são fabricados em aço inox, que os torna muito mais fáceis de limpar e bem mais duráveis. Eles precisam ser higienizados sempre após o uso para não oferecer riscos à saúde das pessoas que o utilizam.

Cuide Bem Dos Seus Talheres

Cuide Bem Dos Seus Talheres

Outra informação que não pode ser desperdiçada em relação ao uso dos talheres, é a sua organização dentro do armário ou gaveta, o que ajuda as donas de casa a ganharem mais tempo em suas tarefas cotidianas.

Para que os talheres fiquem sempre muito bem limpos, organizados e extremamente brilhantes, além do manuseio e organização adequado, seguir as dicas que temos ajudará bastante nessa difícil tarefa.

Dicas de Como Organizar os Talheres

  • – Compre divisórias próprias ou ainda os conhecidos porta talheres para organizar as peças em suas respectivas gavetas ou prateleiras. Elas podem ser encontradas em qualquer loja de utensílios de cozinha e ainda naquelas chamadas de 1,99.
  • – Separe todos os talheres de acordo com a utilidade e tipo, por exemplo: Colheres, facas, garfos, colheres pequenas, médias, grandes e assim sucessivamente.
  • – Conte todos os seus talheres e faça uma pequena lista. Assim, você saberá sempre quantas pessoas pode servir com o faqueiro que tem e se, por um acaso, não perdeu alguma peça, já que as crianças adoram levar colheres para brincar no quintal.  Para ajudar, cole a lista na parte de dentro da gaveta. Dessa forma, você sempre saberá quantas peças são.
  • – Antes de guardar todos os seus talheres, dê uma pequena olhada para verificar se eles estão todos bem limpos, pois são os utensílios de mesa que mais seguram a sujeira. Além disso, são os mais fáceis de incrustar a gordura.
  • – Arrume as gavetas de forma com que aqueles talheres mais usados fiquem sempre na primeira gaveta.
  • – Na última gaveta, coloque os talheres maiores, como escumadeira, conchas, pegadores de macarrão, dentre outros.

Limpeza das Peças

As peças em aço inox têm seu brilho e durabilidade aumentadas quando higienizadas da maneira correta, especialmente aqueles que são usados diariamente, para que não sejam impregnados de sujeira, gordura e consequentemente, bactérias que possam trazer riscos à saúde de sua família.

Porém, há alguns talheres que requerem um cuidado maior, especialmente aqueles de serviço de festa. Algumas vezes, eles acabam ficando manchados e o ideal seria usar uma solução de álcool e bicarbonato de sódio para limpar um por um com a ajuda de um pano umedecido. Caso precise, utilize água quente na limpeza, pois ajuda a tirar a sujeira mais profunda.

Ainda para os talheres mais finos, não tenha preguiça. Para limpá-los use uma bucha bem macia e nunca aquelas que contêm uma parte verde ou palha de aço, já que riscarão totalmente todas as suas peças.

  • – Para a limpeza, sempre prefira um pano úmido ou uma esponja e faça isso com bastante frequência, assim sempre terá peças limpas e brilhantes.
  • – Essa limpeza toda também vale para as gavetas e móveis onde estão guardados os talheres. Do que adianta eles estarem sempre muito limpos, se estão acomodados em gavetas sujas e empoeiradas?
  • – Enxugue e limpe bem todos os talheres, um a um, já que a limpeza por atacado é frequentemente ineficiente. Este procedimento ajuda a evitar a oxidação das peças e o aparecimento de manchas, além da formação de fungos e bactérias nas gavetas.
  • – Quando for lavar os talheres, utilize apenas detergente neutro e uma esponja macia. Caso tenha possibilidade, enxágue os talheres com água quente para renovar o brilho das peças e seque todos eles logo que lavar, para evitar as manchas. Se você tiver máquina de lavar louças, não sobrecarregue demais a cesta de talheres. Lave-os mais vezes e separe bem as peças. Depois da lavagem, tire os talheres da máquina logo após o enxágue e seque um a um.

Dicas da Tramontina Para Conservação de Seus Talheres

A Tramontina é uma das fábricas de talheres e utensílios de inox mais famosas do Brasil. Por ocupar um posto tão alto, investe em alta tecnologia e sabe quais as dicas especiais para que cada um cuide da melhor forma de seus talheres, deixando-os sempre bem limpos e prontos para receber a qualquer visita, mesmo que seja inesperada.

Dicas Para Durar Muito

Dicas Para Durar Muito

Seguindo as dicas do fabricante, que faz tanto peças do dia a dia quanto as de luxo, certamente seus talheres terão uma durabilidade muito maior e você nunca passará vergonha com ninguém:

  • – Evite o contato dos talheres com superfícies muito quentes, pois podem provocar a descoloração das peças.
  • – Não guarde as peças em lugares úmidos, pois ficarão com cheiro ruim e ainda podem acumular bolor.
  • – Enxágue bem os talheres para remover os resíduos de detergente.
  • – O cloro presente na água pode manchar seus talheres. Por isso, é importante secar todos eles logo após o processo de lavagem.

Todas as dicas aqui relacionadas, servem tanto para os talheres como garfos, facas, colheres, como para aqueles de serviço mesmo, como as colheres grandes de arroz, a concha de feijão, o pegador, as facas grandes, enfim, para todos eles. Os talheres de mão devem estar lindos e limpos e os de servir também. Mantendo todos sempre limpos, você terá a certeza de que estará servindo sempre o melhor a toda a sua família e a seus amigos, já que limpeza e bons cuidados nunca são demais.

Caso queira saber maiores informações sobre como conservar seus talheres, o manuseio correto ou quais são os adequados para cada ocasião de festa e do cotidiano, basta acessar o site da Tramontina. Lá você encontrará todas essas informações e também quais as últimas novidades nesse segmento. Então, acesse: www.tramontina.com.br e bom apetite!

Deixe um Comentário