Disjuntor Para Chuveiro

Escrito por on 12 de agosto de 2011 in Acessórios - Nenhum Comentário -


Primeiramente, você sabe o que é um disjuntor? Um disjuntor é um aparelho eletromagnético que age como um interruptor automático, isto é, se houver qualquer problema com as instalações elétricas (onde tenha um disjuntor) ele vai parar a corrente para evitar maiores danos. Assim é o principal dispositivo que garante a segurança e protege qualquer que seja a instalação elétrica. Evitando também uma sobrecarga elétrica.

Chuveiro Ducha

Chuveiro Ducha

Sua principal finalidade é detectar rapidamente uma falha na instalação e agir rapidamente, impedindo que a corrente continue a passar. A sua característica específica, o que os diferencia dos fusíveis, que possuem a mesma função, é que os disjuntores poderão ser rearmados manualmente e poderão assim liberar o fluxo de corrente elétrica para que o aparelho instalado prossiga sem interrupções.

Quando se faz a instalação de um chuveiro todas as escolhas serão levadas em conta. A marca da ducha, o modelo, a voltagem, a potência que irá determinar quanto de energia o aparelho vai gastar para funcionar, entre outras.

Disjuntor Para Chuveiro

Disjuntor Para Chuveiro

A escolha do modelo teve estar ligada a potência, que pode ir de 2500 até 8000 watts. Um chuveiro que se preze tem no mínimo quatro variações de temperatura e o fabricante, normalmente informa qual o disjuntor ideal para o modelo.

Para calcular quando o disjuntor ideal para usar com o seu modelo e marca adquirida, você deverá calcular a voltagem que estará indicada na embalagem do aparelho e dividir pela potência do chuveiro. A partir desse número que você vai obter você terá a capacidade do disjuntor para seu chuveiro. Se o número encontrado for 27, por exemplo, o seu dispositivo de proteção à instalação elétrica terá que ter 27 Ampéres de capacidade. Importante ressaltar que se você comprar um disjuntor que não combine com a potência e voltagem do aparelho, o chuveiro irá desligar toda vez que você o ligar, quando for de potência superior. Se for inferior pode causar acidentes graves em toda fiação e instalação elétrica.

Pressurizador

Pressurizador

Porque algumas vezes a água não esquenta, mesmo com o disjuntor certo? Para que danos maiores não aconteçam em toda fiação da casa os dispositivos são preparados para interromper o circuito elétrico toda vez que houver uma sobrecarga. Assim que se escolhe um bom disjuntor e o instala corretamente é importante lembrar que a corrente deve ser suportada pelo dispositivo, isto é, a corrente deve estar prevista. Na maioria dos casos esse trabalho é realizado por um eletricista, que não sobrecarregará o disjuntor. Se o dispositivo ficará protegendo apenas o chuveiro não poderá ligar mais nada nos fios desse disjuntor. No mercado da construção de hoje em dia, existem disjuntores modernos que chegam a economizar energia, então na hora de adquirir um aparelho desses, que faz total diferença, escolha bem, escolha marcas conhecidas, pois a sua segurança está em risco.

  • Email

Deixe um Comentário