Utensílios de Silicone para a Cozinha

Escrito por on 7 de dezembro de 2012 in Acessórios - Nenhum Comentário -

A cozinha é uma das áreas da casa em que mais encontramos novidades para comprar. Especialmente aquelas que nos ajudam a enfrentar as tarefas do dia a dia, como cozinhar com segurança e prazer, sem deixar de lado o estilo e o bom gosto.

A tecnologia tem avançado muito no ramo de utensílios de cozinha. Por isso, podemos ir a lojas de departamentos e ainda sites de internet para encontrar produtos excelentes, diferenciados e a preço justo, principalmente aqueles feitos em silicone.

Tecnologia A Favor da Dona de Casa

Tecnologia A Favor da Dona de Casa

Os produtos feitos em silicone são muito mais duráveis que os demais, além de ser extremamente mais higiênicos, por serem totalmente laváveis e não reterem cheiro e nem sabor dos alimentos que passaram por eles anteriormente. Além de todas as vantagens, os utensílios de silicone são muito mais bonitos e possuem cores muito mais alegres e festivas, encantando logo de cara quem se depara com um deles.

Vantagens dos Utensílios de Silicone

Todos estes utensílios de cozinha combinam com o silicone, como colheres, garfos, facas, assadeiras, vasilhas, potes, por serem extremamente práticos, e assimilarem o conforto do produto. O silicone presente, geralmente nas pontas dos utensílios chega a suportar o calor de até 500° F ou 260° Celsius, além de terem a extrema vantagem de arranhar nenhuma superfície com que tenha contato, assim como o antiaderente dos produtos.

Os cabos de silicone são resistentes ao calor, porém, continuam frescos ao contato e fornecem ao usuário uma sensação confortável e ergonômica. Eles são sempre disponíveis no mercado com cores e modelos variados.

Além dessas vantagens, os utensílios em silicone não acumulam sujeira e nem gordura, sendo ideais para manter a saúde e o bem estar de sua família. Para lavá-los, basta usar detergente e água corrente,  secando bem. Pronto! Eles estarão limpos e renovados sempre.

O que pouca gente sabe é que ao cozinhar com produtos de silicone, é possível se preservar as vitaminas e nutrientes dos alimentos, pois o uso de óleo fica dispensado, e ainda não deixa resíduos dos alimentos durante sua utilização. Ele ainda é muito utilizado na indústria têxtil, como na fabricação de meias femininas, lingeries e também na área médica, com próteses dentárias, mangueiras, tubos, e em muitas outras coisas.

Imagem de Amostra do You Tube

Onde Encontrar Utensílios de Silicone

É possível encontrar utensílios de silicone em praticamente todos os lugares que vendem produtos para casa. Eles sempre estão em destaque, por chamarem mais a atenção por sua beleza, além da grande durabilidade do material. Ainda há de se ressaltar a praticidade em seu uso no preparo dos pratos e na economia ao lavar, já que é um material que não necessita de uso de muito detergente. Tudo isso por uma questão da saúde.

Estes produtos podem ser encontrados também através da internet, em catálogos de venda porta a porta, em supermercados e ainda naquelas lojas populares, conhecidas como 1,99, mas que vendem produtos de todos os valores.

Diversas marcas fabricam produtos com silicone como a Tramontina, por exemplo, uma empresa extremamente respeitada por fazer utensílios de cozinha de muita qualidade. Elas fabricam os seguintes produtos, além de muitos outros:

- colher de silicone com furo

- luvas de silicone

- anel de silicone

- pincel em silicone

- pegador em silicone

- espátula em silicone com furos

- espátula em silicone

Lojas da Internet Onde Podem Ser Encontrados os Utensílios em Silicone

- Mundo Cheff – www.mundocheff.com.br

- Shoptime: www.shoptime.com

- Ricardo Eletro: www.ricardoeletro.com.br

- Mobly: www.mobly.com.br

- Lojas Americanas: www.lojasamericanas.com.br

- Submarino: www.submarino.com.br

- Magazine Luiza: www.magazineluiza.com.br

Imagem de Amostra do You Tube

Devo ou Não Usar os Utensílios em Silicone

Os utensílios utilizados na cozinha podem ser encontrados nos mais variados materiais como nylon, alumínio, inox e madeira. Porém, nos últimos tempos, eles têm dado lugar aquele feitos de silicone. Com isso, vêm se tornando muito mais populares na cozinha das donas de casa de todo o país. Entretanto, o que torna esses utensílios bons para sua cozinha e sua família? Veja logo abaixo quais as vantagens dos utensílios de cozinha de silicone.

A grande maioria dos utensílios de silicone tem várias vantagens, especialmente se comparados com aqueles fabricados em outros materiais, pois geralmente são bonitos, com cores vibrantes, e possuem grande resistência ao calor. Porém, o correto é verificar nas instruções do fabricante e ver qual grau máximo de temperatura aquele utensílio pode suportar, já que temos no mercado diferentes tipos como aqueles chamados de pão duros, geralmente utilizados para a fabricação de bolos e doces, e ainda as espátulas que usamos para refogar os alimentos durante sua preparação.

Entretanto, uma das grandes vantagens fica por conta de os utensílios em silicone não serem abrasivos, por isso, recomendados para a utilização em panelas antiaderente. Além disso, são fáceis de lavar, não retém odores indesejáveis e geralmente não sofrem com manchas, isso em razão de os utensílios desse material não serem porosos, fazendo com que a limpeza seja sempre mais facilitada se comparada com utensílios de outros materiais, como a madeira, por exemplo. Com isso, os utensílios em silicone não proliferam bactérias como ocorrem com os produtos de madeira, que retém cheiro e resíduos.

Para Facilitar a Sua Vida

Para Facilitar a Sua Vida

A escolha dos utensílios usados na cozinha deve ser baseada, entre outros fatores, também no seu cabo. Por isso, escolher aqueles que não esquentam é bem prudente para que o manuseio durante a fabricação dos alimentos não seja difícil, por exemplo, os de cabo em inox ou madeira são mais adequados ao preparo de alimentos quentes. Já os de plástico, são ideais para as comidas frias, como saladas, bolos e tortas.

Limpeza: É o que se deve ater mais cuidadosamente, especialmente aqueles que tiverem cabo de madeira, pois devem secar bastante, senão viram colônia de bactérias.

Cuidados: O cuidado com os utensílios de silicone deve ser maior quanto à sua resistência, e não devem ser usados para retirar alimentos de lata, por exemplo, para que não se rasguem durante o procedimento.

 Marcas e Valores: Os valores dependem exclusivamente da marca que você compra, já que algumas mais caras cumprem com o mesmo trabalho que as baratas e você não tem de pagar uma pequena fortuna por isso. Na hora da compra, tenha apenas bom senso, examine bem o material e então opte por aquele produto que cabe no seu gosto e no seu bolso.

 

  • Email

Deixe um Comentário