Como Conservar Panelas de Teflon: Dicas

Escrito por on 12 de setembro de 2013 in Cozinha - Nenhum Comentário -

As panelas de teflon realmente são um sinônimo de praticidade em uma cozinha. Além de práticas na hora de limpar, evitam aquela sujeirada com comida grudada no fundo, elas também representam mais saúde para a família. Cozinhando neste tipo de panela, podemos usar menos óleo, o que deixa a comida mais saborosa e faz menos mal à saúde.

Panelas Teflon

Panelas Teflon

Com tantas vantagens, todo mundo quer ter panelas de teflon na cozinha, mas algumas pessoas, ainda ficam um pouco confusas na hora de conservá-las. Na verdade, elas precisam de alguns cuidados especiais, que não são os mesmos que dedicamos a panelas feitas em outro material. Veja perguntas e respostas sobre as panelas de teflon e tire todas as suas dúvidas, sabendo como conservá-las  para tê-las por muito mais tempo!

1- Quais As Vantagens de Ter Panelas de Teflon Na Cozinha?

As vantagens das panelas de teflon são inúmeras, mas a mais importante delas é a praticidade na hora de lavar, poder cozinhar usando menos óleo e quando bem conservadas são muito resistentes, quando são de marcas de boa qualidade.

2- Comece Cuidando da Sua Panela Antes de Usá-la Pela Primeira. O Que Preciso Fazer Quando Compro Uma Panela Nova, Antes de Usá-la?

O primeiro passo é retirar todas as etiquetas, claro, e depois faça uma lavagem usando água quente, detergente neutro e com uma esponja macia. Em seguida, coloque um pouco de óleo, como se tivesse untando u ma forma e leve ao fogo. Depois que óleo estiver quente, retire, deixe esfriar, lave normalmente e ela já poderá ser usada.

Esse aquecimento do óleo serve para garantir a melhor “perfomance” da sua nova panela. Faça isso com todas elas antes do primeiro uso.

3- Qual É A Melhor Maneira de Conservar As Panelas de Teflon?

O primeiro passo é fazendo o procedimento descrito anteriormente, o segundo, é o observando o tipo de utensílio que será usado com a panela. Você deverá comprar conchas, espátulas, colheres e tudo mais, em silicone, em madeira ou em nylon. São os únicos materiais que não danificarão as suas panelas. Atenção também com objetos cortantes dentro da panela de teflon, eles com certeza irão arranhá-la.

4- As Panelas de Teflon Podem Ser Lavadas Na Máquina de Lavar Louças?

Essa é uma boa maneira de descobrir se você realmente comprou panelas de boa qualidade. As que são feitas com um bom material podem ser lavadas dentro da máquina de lavar louças sem nenhum risco de estragar. Já aquelas com material inferior, que são perigosas porque podem acabar soltando teflon na sua comida, com certeza sofrerão se lavadas dentro do eletrodoméstico.

5- Que Tipo de Esponja Posso Usar Para Lavar As Minhas Panelas de Teflon?

Vamos começar dizendo o que não usar de jeito nenhum: esponja de aço. Ela vai acabar com a sua panela no primeiro uso porque são abrasivas. As opções corretas são aquelas fabricadas especialmente para as panelas de teflon ou as esponjas macias, sem nenhuma parte áspera. Até porque qualquer coisa que grude na sua panela, o que é pouco provável, mas se acontecer. Basta alguns minutos de molho na água e fica fácil de limpar.

6- As Panelas de Teflon Estão Mais Sujeitas A Riscos do Que Outros Modelos de Panelas?

Sim, o material antiaderente que é usado para confeccioná-las é sem dúvidas, entre todo tipo usado para fabricar panelas, o mais fácil de ser riscado. Por isso, é tão importante conservá-las usando outros utensílios adequados. Uma colher de alumínio, por exemplo, com certeza irá riscar a sua panela.

7- Como Guardar As Panelas de Teflon Para Conservá-las Bonitas e Como Novas Por Mais Tempo?

Colocar uma panela sobre a outra, empilhadas, é completamente vetado. Como foi dito anteriormente, elas se riscam com facilidade, com certeza  uma sobre a outra, provocaria este tipo de dano, tanto na parte interna como na parte externa.

Para conservar as suas panelas de teflon, guarde-as uma ao lado da outra, de preferência com nada sobre e nada embaixo.

8- Quais São Os Tipos de Panela de Teflon Que Quando Conservadas da Maneira Correta Duram Mais do Que As Outras?

Quando você pegar uma panela de teflon e ela for muito leve e tiver uma outra que é mais pesada. Saiba que mesmo conservando os dois tipos do mesmo modo, a segunda, a mais pesada, vai durar muito mais tempo. Isso porque, o alumínio é um ótimo condutor de calor e se ela é pesada é porque ele é mais resistente e dura muito mais do que a outra, que tem menos alumínio. Não esqueça que o revestimento é de teflon, mas a parte interna é sempre de alumínio.

Saiba Mais

Saiba Mais

9- Como Conservar As Panelas de Teflon Para Que Elas Não Interfiram No Sabor dos Alimentos?

Se a sua panela de teflon está em bom estado, com certeza ela não vai alterar o sabor da comida que for cozinhada nela. Porém, se ela está soltando o revestimento do material antiaderente, o melhor a fazer é descartá-la. O material não só poderá alterar o sabor da comida como pode fazer mal à sua saúde.

Esses resíduos que fazem mal só são liberados quando a panela não foi conservada como deveria e está estragada. Fora isso, você pode cozinhar tranquilamente que não existe nenhum risco de contaminação por parte do material da panela.

10- Depois de Conservar A Minha Panela de Teflon Por Muitos Anos, Devo Descartá-la Só Porque Ficou Velha Mesmo em Perfeito Estado?

Não. Se você seguir as regras de conservação da sua panela de teflon e ela for de um bom material, como deve ser, não precisa trocar porque passou tempo demais.

11- Quais Os Desgastes Que A Panela de Teflon Sofre Com O Uso?

Por mais que o material seja resistente e que você use levando em consideração as regras de conservação, com o tempo, o processo natural é que em um determinado tempo ela se desgaste. Quanto será esse tempo depende muito de como foi conservada e da qualidade da marca que você escolheu.

12- Se Danificar A Panela Posso Recuperá-la?

Não. Se por acaso a sua panela de teflon amassar devido a uma queda, não tem como recuperá-la. Ela com certeza já terá arranhões e riscos por causa da queda e se você tentá-la de amassar, serão feitos outros.

Deixe um Comentário