Como Cozinhar Legumes no Micro-ondas

Escrito por on 3 de junho de 2015 in Cozinha - Nenhum Comentário -

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais queridos de muitos lares brasileiros e se você achava que o aparelho só servia para fazer pipoca e esquentar pizza saiba que pode até mesmo cozinhar legumes nele. Para te ajudar a usar o seu micro-ondas para fazer alimentos mais saudáveis vamos te dar dicas de como cozinhar os seus legumes.

Vale dizer que por mais que seja simples preparar os seus legumes no micro-ondas é interessante seguir algumas dicas. Saber preparar os seus alimentos da maneira certa é importante para garantir que fiquem saborosos e nutritivos. O micro-ondas não precisa mais ser sinônimo de comida não-saudável.

Dicas Para Preparar Legumes no Micro-ondas

Disposição dos Legumes e Vegetais no Prato

Para começar é importante saber como dispor os seus legumes no prato que será colocado no aparelho. Os legumes mais firmes devem ficar na borda do prato, observe que quando estiver preparando couve-flor ou brócolis devem dispô-los com o talo voltado para fora do prato. Também é importante que os legumes tenham o mesmo tamanho para que cozinhem de maneira uniforme.

Se você estiver pensando em colocar diferentes tipos de legumes ou vegetais juntos no mesmo prato para cozinhar é importante colocar aqueles que demoram mais para cozinhar nas bordas. Os legumes e vegetais mais delicados devem ser colocados no centro do prato. Para que eles cozinhem é necessário acrescentar um pouco de água, mas atente para que seja o bastante somente para umedecer.

Plástico Filme

Por fim cubra o prato usando plástico filme que seja próprio para micro-ondas ou então uma tampa. Tenha atenção para deixar uma abertura pequena para que seja possível que o valor saia. Para finalizar programe o seu aparelho conforme o manual indica para o preparo dos legumes e espere para se deliciar com alimentos saudáveis.

Sacos Plásticos

Existem sacos plásticos próprios para cozinhar os legumes no micro-ondas, você pode comprar os seus em supermercados. O melhor é que esses sacos podem ser encontrados em vários tamanhos e podem ter outros usos. Uma dica para quem deseja preparar uma grande quantidade de legumes e vegetais ao mesmo tempo é escolher um saco de 2 kg. Observe ainda que os saquinhos com furos que as padarias colocam os pães também podem ser usados.

Descasque e Pique

Se desejar cozinhar os legumes e vegetais cortados pode fazer isso em cubos, pode cortar pedaços grandes, pequenos ou rodelas. Escolha a melhor forma de cortar os seus vegetais para o resultado esperado.

Tempero

Você pode temperar os seus legumes e vegetais a gosto com pimenta, sal entre outros. Uma dica para deixar os legumes com mais sabor é colocar um pedaço de cebola dentro do saquinho. Outras opções possíveis é acrescentar sálvia, manjericão, alecrim e sal de ervas. Escolha o tempero que você gosta para dar o sabor desejado para os seus legumes. Ser criativo é uma boa forma de dar mais personalidade para os seus legumes.

Amarrando o Saquinho

Para levar o saquinho para o micro-ondas amarre-o e depois faça nele pequenos furos usando um garfo ou a ponta de uma faca. Os furinhos são importantes para evitar que o saco estufe e acabe estourando. Apesar de serem raros os casos em que o saquinho estufa até estourar é melhor prevenir fazendo furinhos do que remediar o estouro. Uma boa dica ainda é usar um prato como aparador para que se escorrer algum líquido não suje o aparelho.

Como Programar o Micro-ondas

Para cozinhar os seus legumes e vegetais no micro-ondas é necessário usar a potência máxima por 3 a 4 minutos, mas é claro que esse período pode variar conforme a quantidade de legumes que você for preparar de uma única vez. Depois que terminar o tempo do aparelho cozinhar espere um pouco antes de retirar o saquinho, pois o calor que foi produzido pelo micro-ondas é que será o responsável por terminar o cozimento.

Usando os Legumes e Vegetais

Depois que os seus legumes e vegetais tiverem sido cozidos no micro-ondas você pode usá-los como acompanhamento de carnes, como saladas, em sopas entre outros pratos. Trata-se de uma boa técnica para usar quando estiver fazendo carne com batatas, em geral as pessoas cozinham a carne antes e então abrem a panela para colocar a batata, fecham novamente a panela e esperam até que as batatas fiquem moles.

Para evitar esse abre e fecha de panelas você pode cozinha-las no seu micro-ondas. Após a carne estar pronta basta acrescentar as batatas que foram cozidas e deixar um pouco no fogo. Vai ficar bem saboroso e é uma forma bem mais prática de fazer esse prato.

Receita de Como Cozinhar Cenoura no Micro-ondas

Ingredientes

  • 1/4 de xícara de água
  • 2 cenouras picadas
  • Sal e temperos a gosto- se preferir pode temperar depois de as cenouras estarem cozidas.

Como Fazer

Passo 1 – Primeiro coloque os ingredientes num refratário que possa ir ao micro-ondas e ligue o aparelho na potência máxima por um período de três minutos.

Passo 2 – Depois retire do micro-ondas e misture os ingredientes para que a sua cocção se torne homogênea. Leve novamente o refratário ao aparelho e deixe cozinhando por mais três minutos. A cenoura fica com uma cor bem bonito depois de cozida.

Receita de Como Cozinhar Brócolis no Micro-ondas

Ingredientes

  • 1 maço de brócolis – previamente lavado e já com os seus buquês separados, dá para aproveitar ainda os talos e as folhas.
  • 1 sachê de tempero Sazón
  • 2 colheres de sopa de água
  • 2 dentes de alho espremidos
  • Sal e pimenta a gosto

Como Fazer

Passo 1 – Todos os ingredientes devem ser colocados dentro de um refratário com tampa.

Passo 2 – Coloque esse refratário no micro-ondas na potência máxima durante 4 minutos e depois que terminar deixe por mais 10 minutos dentro do micro-ondas para completar o seu cozimento, o aparelho deve ficar desligado. Em geral os brócolis ficam cozidos “al dente”. Quem prefere os brócolis macios pode deixar no aparelho por um período de 5 a 6 minutos.

Com essas dicas você já pode preparar os seus legumes e vegetais no micro-ondas, a sua vida ficará muito mais prática e simples com a ajuda desse eletrodoméstico.

Deixe um Comentário