Como Cozinhar Macarrão do Jeito Correto

Escrito por on 8 de maio de 2015 in Cozinha - Nenhum Comentário -

Todo mundo cita quando perguntam se sabem cozinhar que sabe fazer macarrão. A maior parte das pessoas também acha muito fácil. Mas será que você prepara macarrão do jeit certo? Para se ter bons resultados na culinária, os especialistas indicam algumas dicas importantes para serem usadas durante o preparo.

E por que você deve mudar o jeito de fazer macarrão? Por diversos motivos: aumentar suas chances de sucesso no preparo, por serem pratos práticos e rápidos, dando para fazer mesmo nas emergências e agradam mais de 90% da população. E dá para tornar um prato com macarrão chique apenas mudando alguns ingredientes. E não tem nada mais chato que um macarrão todo grudento, mole demais, juntinho e duro e outros problemas comuns no preparo, não é mesmo? Por isso temos dicas para um preparo correto para você conseguir a massa perfeita.

100 Gramas Para Cada Litro de Água

Quem nunca encheu uma panela inteira do tamanho grande para preparar macarrão para apenas uma pessoa e pouco mais de um prato? Grande erro. Uma pessoa comendo sozinha consome 100 g de macarrão em uma refeição. A regra de ouro da proporção indica usar apenas um litro de água para ferver e assim evitará diversos erros: como macarrão com pouco sal ou esperar demais uma panela ferver para começar o preparo.

Um pacote de macarrão serve cinco pessoas, pois tem em média 500 gramas. Isso pouca gente sabe, por isso coloca demais ou de menos e sobra ou demora a cozinhar.

A Água Deve Ferver Apenas com Sal

Muita gente conhece o truque de acrescentar um filete de óleo durante a fervura da água. Os gastrônomos indicam isso como um erro. O óleo deixa o macarrão escorregadio e por isso ele não fixa bem o tempero depois.

As pessoas acrescentam o óleo para o macarrão não grudar, mas não precisa. Basta colocar a água adequadamente, como indicamos logo acima, e esperar ferver bem para poder acrescentar o macarrão.

A Medida Correta de Sal

Macarrão salgado ou com pouco sal ou demais, é preciso ir pela medida certa. E qual seria essa? Não é uma pitadinha ou colocar um pouco até sentir o macarrão pronto. O ideal é colocar na panela meia colher de chá de sal para cada litro de água fervente. Mais que isso irá deixar o macarrão salgado. E uma ‘pitadinha’ varia tanto que por isso os erros nas receitas são bem comuns.

Quanto Tempo Deixar o Macarrão no Fogo?

O começo do preparo já é na fervura. Você precisa esperar primeiro a água ferver para depois colocar o macarrão. Quando as bolhas começarem na panela a aparecer, você alcançou o ponto de fervura e já pode começar o preparo do macarrão de fato.

O tempo indicado pela embalagem é de no geral cinco minutos para cada 100 gramas de macarrão e logo após a água começar a ferver. Só conta depois da fervura. Mas se colocar 200 gramas, deve esperar 10 minutos? Não é bem exato assim. Com a água em alta temperatura, o tempo de fervura cai um pouco e fica de acordo com o que você espera do macarrão. Depois de passados os cinco minutos, é só ir medindo com um garfo até seu macarrão chegar ao ponto desejado.

O Ponto Certo

Nem mole demais, nem duro demais. O macarrão deve ficar firme o suficiente para não escorrer pelo garfo e nem grudar depois que fique frio, mas nem tão duro a ponto de estalar enquanto você morde.

Os profissionais indicam pegar um pedaço da massa e ir provando enquanto ela fica fervendo e é preparada. Ou você pode colocar em um prato um pedacinho e ir partindo com um garfo para saber se o macarrão está cozido por dentro.

Tire Logo Para Escorrer

A regra é clara: chegou ao ponto desejado, retire o macarrão para escorrer em espaço apropriado ou ainda em uma peneira. Se deixar ele continuar por lá, a massa vai absorver água e vai continuar cozinhando, ficando mole e inchada. O maior exemplo é fazer isso com o miojo: fica horroroso quando se deixa tempo demais na água.

Dar um Banho no Macarrão?

Este é um truque antigo que pouca gente sabe porque faz. Jogar um pouco de água fria com o macarrão escorrendo serve esfriar a massa e interromper seu cozimento. Enquanto a massa continua quente, ela vai continuar sendo preparada e pode passar do ponto.

Mas nem sempre este banho faz sentido. Se você vai demorar um pouco a colocar o molho ou tirou o macarrão antes, deixar o item escorrendo sozinho ainda quente não terá problema. É até um truque usado por profissionais para quando o molho será acrescentado posteriormente e deixar a massa continuar quentinha.

Um fio de Azeite ou Óleo é Agora!

Enquanto o macarrão está escorrendo e esfriando, é seu momento para colocar um filete de azeite ou de óleo e ir esfregando em todos os talos aos poucos. Isso evita aquele tipo de massa “unidos venceremos”. Mas não exagere ou a massa vai ficar gordurosa demais.

Onde Entra o Tempero?

Tempero, molhos e acessórios da culinária entram todos enquanto o macarrão está esfriando. Uma dica para servir o prato mais saboroso é ir preparando o molho enquanto o macarrão ainda está na água. Quando ambos finalizarem, o que deve ser mais ou menos ao mesmo tempo, é só ir juntando os dois e colocar no prato para servir. Nada melhor que um molho fresco.

Mexa Enquanto Cozinha

Mexer o macarrão enquanto ele cozinha ajuda a deixar a massa mais soltinha. Você precisa apenas de um garfo para isso ou espátula. Outra boa dica é ir mexendo enquanto ele vai esfriando também e já prepara o molho, pois o que deixa a massa grudar também é o frio sem mexer.

Deixe um Comentário