Como Lidar Com Incêndios na Cozinha

Escrito por on 19 de maio de 2015 in Cozinha - Nenhum Comentário -

Os incêndios em cozinhas são mais comuns do que parece. Eles geralmente acontecem porque se trata de um cômodo da casa em que se tem contato com diversos aparelhos que, se não usados da maneira correta, podem oferecer risco, como fogão, microondas, gás, etc.

Confira, a seguir, alguns tipos mais comuns de incêndios que acontecem na cozinha e saiba como evitá-los e como contê-los. Ao seguir os nossos conselhos, você terá um ambiente muito mais seguro para você e sua família.

Incêndios Causados Por Óleo na Cozinha

Incêndios causados por óleo são alguns dos mais comuns. A primeira regra para não agravar a situação é nunca despejar água sobre a panela com óleo que começar a pegar fogo. A melhor maneira de lidar com um incêndio causado em óleo é tampá-lo, se possível, e deixá-lo apagar sozinho. Siga as dicas abaixo:

1º Passo: Sempre que você estiver cozinhando, tenha uma luva de forno próxima, um descanso de panela (que pode ser do mesmo material da luva), e uma tampa que se encaixe na panela que está usando.

2º Passo: Se o óleo começar a pegar fogo na panela, coloque rapidamente a luva de forno, em seguida, coloque a tampa sobre ela para abafar. Para tampar, faça o seguinte movimento: Posicione a tampa na frente de seu corpo, como um escudo, e deslize-a sobre as chamas.

3º Passo: Desligue o queimador do fogão e deixe a panela exatamente onde está, de modo que ela possa esfriar.

4º Passo: Nunca mova a panela ou coloque-a na pia, e não levante a tampa até ter a certeza de que o fogo realmente acabou. Por isso o ideal é esperar várias horas para garantir.

Incêndios Causados Por Micro-ondas, Forno e Aparelhos Elétricos

Incêndios podem acontecer em qualquer lugar na cozinha – perto de uma tomada elétrica, no micro-ondas ou no fogão. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a saber o que fazer no caso de algum destes incêndios acontecer na cozinha:

Forno: Se o fogo começar no forno, feche imediatamente a porta e desligue-o. Se o fogo não se apagar imediatamente, chame os bombeiros. Depois de o fogo apagado, somente volte a usar o forno depois de ele ser avaliado e reparado por um profissional.

Micro-ondas: Feche a porta do micro-ondas e mantê-lo fechado. Desligue-o e retire da tomada se puder fazer isso com segurança. Se não for possível, chame os bombeiros. Deixe-o fechado e não use-o novamente até que o aparelho seja verificado por um técnico.

Aparelhos Elétricos: A nossa primeira dica é que você previna os incêndios elétricos não sobrecarregando as tomadas com vários eletrodomésticos. Se um incêndio começar, use um extintor de incêndio, nunca tente apagar com água. Sempre chame os bombeiros quando se tratar de um incêndio elétrico, mesmo que você tenha conseguido apagar o fogo. É necessário que eles verifiquem o ambiente para saber se ainda há mais algum tipo de risco.

Dicas para Usar Extintor em Incêndios na Cozinha

Toda cozinha deve ser equipada com um extintor de incêndio. No caso de apartamentos, já é obrigatório que haja um em cada andar, mas nas casas brasileiras não é comum encontrar extintores, o que é uma pena e evitaria uma série de acidentes graves. Se você ainda não tem um, compre um extintor que possa ser usado para apagar qualquer tipo de fogo e mantenha-o em um local de fácil acesso.

Se um incêndio começar, você não vai ter tempo para parar e ler as instruções. Por isso é fundamental que você se informe antes. Para te ajudar, preparamos algumas dicas de como usar o extintor da maneira certa:

1º passo: Primeiro, retire o pino do extintor de incêndio. Ele não vai funcionar se você não fizer isso.

2º Passo: Aponte o extintor na direção da base do incêndio, não no topo das chamas. É preciso apagar o fogo na “raiz”.

3º Passo: Segurando-o pela alça, pressione para baixo a alavanca do extintor de incêndio, somente solte quando quiser parar.

4º Passo: Com o extintor, faça movimentos na horizontal e para trás até que o fogo seja extinto, lembrando-se sempre de se concentrar na base do fogo, ou seja, de onde ele está saindo.

DICA EXTRA: O bicarbonato de sódio é também um ingrediente importante em qualquer cozinha, e não apenas para fazer biscoitos. Se começa um incêndio em um aparelho elétrico ou se você não tem nada disponível para acabar com um incêndio em óleo, pegue uma caixa de bicarbonato de sódio e despeje-o generosamente sobre as chamas. Ele irá ajudar a apagar focos menores de incêndio. Nunca use farinha para apagar um incêndio, pois ela pode ajudar a piorar as chamas.

Quando Chamar os Bombeiros?

Então, quando você deve ligar para os bombeiros, e quando você deve tentar combater um incêndio sozinho? Nunca hesite em chamar os bombeiros. Entretanto, se é um incêndio pequeno, contido, você deve seguir as dicas acima para tentar acabar com ele enquanto espera a ajuda chegar.

Você também deve pedir para que os seus familiares saiam para fora da casa, e se as chamas subirem e se espalharem, você deve sair também. Incêndios na cozinha que começam pequenos podem ser rapidamente contidos, mas no caso de incêndios maiores você deve priorizar a sua segurança e de seus familiares. Por isso o melhor a fazer é chamar os bombeiros e esperarem em um local seguro.

É claro que ninguém quer perder seus objetos e a sua casa em um incêndio. Entretanto, se você se arriscar para salvar suas coisas poderá acabar perdendo algo muito mais valioso, que é a sua saúde, a sua vida.

Por isso, se um incêndio maior começar a for inevitável seguir as dicas dadas aqui para contê-lo, retire-se do ambiente e chame os bombeiros imediatamente. Lembrando que não basta ficar longe apenas do fogo, a fumaça também pode causar danos muito sérios para a saúde. Então, procure um local aberto e com ar puro para esperar a chegada dos bombeiros.

 

Deixe um Comentário