Como Manter a Cozinha Sempre Limpa e Organizada

Escrito por on 15 de abril de 2013 in Cozinha - Nenhum Comentário -

Um ambiente organizado e limpo é essencial no local onde se faz as refeições familiares. Mas difícil é mantê-lo em boas condições de uso, já que todos passam pela cozinha, fazem suas travessuras, e somente um tem a incumbência de organizar.

A cozinha é o lugar onde mais se instalam as bactérias, ela não perde nesse posto nem mesmo para o banheiro. Por mais que sejam feitas limpezas diárias, estas acabam sendo muito artificiais e, por isso, o ideal é arregaçar as mangas e procurar combater os resíduos poluentes, como também o mau cheiro que resulta deles.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Como sabemos, na esponja de lavar louça, na tábua de cortar, e até mesmo no guardanapo, os germes estão instalados e não deixam de fora nem o freezer ou o fogão.

Então, para combater todos os germes e bactérias que ameaçam a saúde de sua família, siga as instruções e dicas abaixo.

Dicas Para Manter A Cozinha Sempre Limpa e Organizada

1- Ao menos três vezes por semana desinfete sua esponja de lavar louças. Para isso, mergulhe- a em uma mistura de água com água sanitária durante pelo menos cinco minutos e deixe secar ao ar livre. Além disso, faça a troca de sua bucha todos os meses ou sempre que sentir necessidade.

2- A bancada e pia da cozinha devem ser limpas diariamente, tendo maior atenção para os azulejos, sempre usando água sanitária na limpeza e ainda palha de aço.

3- Tenha sempre duas tábuas de cortar para usar em casa. Uma que seja destinada ao corte de carne e peixe e outra para ser usada no corte de frutas e vegetais. As mais recomendáveis são as de plástico por possuírem uma higienização mais fácil e não as de madeira, que juntam mais bactérias.
4- Os panos usados na cozinha devem sempre ter cores diferentes de acordo com o fim a que se destinam. Assim, de uma cor para a secagem da louça e outra para a limpeza geral. Como esses guardanapos juntam muitas bactérias, devem ser trocados todos os dias.

5- Sua geladeira ou freezer devem ser limpos sempre uma vez ao menos por semana, de preferência antes de serem feitas as compras na quitanda e no supermercado. Para a limpeza do congelador nunca use objetos pontiagudos ou mesmo produtos que sejam abrasivos, já que esses podem corroer o esmalte do eletrodoméstico.

6- Para retirar os odores fortes da geladeira coloque algumas folhas de louro em seu interior. Ele é capaz de absorver todos os cheiros ruins que possam ser exalados dos alimentos.
7- Para fazer a limpeza do fogão, utilize apenas um pano fino ou esponja, todos embebidos com água e sabão neutro. Outra alternativa é usar bicarbonato de sódio com água morna.
8-Lave bem todas as frutas e o faça assim que chegarem do mercado ou da feira, para que higienização seja mais fácil.

9 – Vez ou outra passe toalhas úmidas por todos os azulejos da cozinha. Assim, os verá que sempre limpo e brilhando.

10- Quando sujar o fogão ou até mesmo o micro-ondas quando for ao aquecer  um prato, limpe-os imediatamente ou terá o dobro do trabalho se deixar para fazê-lo depois.

11- Nas compras do mercado, não deixe de comprar sacos de plásticos próprios para colocar os alimentos na geladeira. Desta forma o interior da mesma ficará muito mais limpo e organizado.

Como Manter a Pia da Cozinha Sempre Limpa e Organizada

A beleza de uma pia de cozinha está quase sempre ligada a sua limpeza e organização. Algumas têm design moderno e são bem fáceis de serem limpas, mas e aquelas que temos em casa, que são de inox ou mesmo feitas de pedras, como devemos fazer para mantê-las sempre bonitas? Para saber mais, leia as dicas que seguem:

Dica 1 – Substitua a embalagem de seu detergente por aquelas de sabonete líquido, que são mais fáceis de manusear e basta um apertão para o líquido sair.

A primeira regra da cozinha deve sempre valer: usou, lavou. Ela precisa ser seguida por todos da família, sem exceção, assim o serviço não sobrecarrega ninguém e todos ficam mais felizes. Para que o serviço se torne mais fácil, é necessário que o detergente e a esponja de cozinha estejam sempre à mão e ainda um guardanapo limpo.    Agindo assim, ninguém terá desculpas para não lavar a louça que sujou.

Dica 2 – Antes de começar a cozinhar, primeiro pique todos legumes e verduras.

Saiba Mais

Saiba Mais

Dependendo de sua prática na cozinha, esta tarefa pode demorar alguns minutos. No entanto, é a melhor maneira de antecipar a preparação de todas suas refeições. Lave as folhas de verdura primeiro em água limpa e corrente. Pique todos legumes e as verduras e deixe-os no escorredor. Todas as cascas e sementes devem ser descartadas imediatamente no lixo.

Dica 3 – Deixe sempre um prato limpo sobre a pia para colocar os garfos, as colheres, a concha e as escumadeiras que estiver usando durante o tempo que cozinha.

Quando partimos para o fogão, utilizamos vários tipos de talheres e também utensílios que pouco a pouco vão sendo colocados na pia, deixando pequenos resíduos por todos os lados, como caldos, grãos, e a sujeira vai acumulando. Por isso, deixar um prato sobre a pia para a coloção desses talheres lhe ajudarão a manter a pia sem muita sujeira, o que facilitará a limpeza no final.

Dica 4 – Enquanto cozinha, deixe tudo limpo.

Apesar de parecer chata, essa tarefa ajuda a deixar tudo bem limpo, mais rápido. Por isso, enquanto prepara o arroz, já lave o escorredor, o copo que usou como medida. E assim proceda com todas as demais coisas que usar durante o cozimento dos alimentos.

Dicas Importantes

Sempre que puder, ferva os panos de prato durante a lavagem. Lembre-se sempre de usar um pouco de água sanitária na água, ela ajuda a eliminar germes e bactérias. Além disso, não se esqueça de trocar sempre a bucha da pia, e sempre lave depois de cada uso.

Para desinfetar a esponja, use uma solução de uma parte de água sanitária para nove de água. Caso ache difícil ou não goste do cheiro do produto, leve sua esponja ao micro-ondas por até um minuto, isso também faz a higienização.

Limpe os armários de cozinha ao menos de quinze em quinze dias, para que estejam sempre higienizados.

http://www.youtube.com/watch?v=GMvDe9UGxak

Deixe um Comentário