Depurador de Ar Ou Coifa: Qual Escolher?

Escrito por on 4 de setembro de 2013 in Cozinha - Nenhum Comentário -

Para as pessoas a cozinha é um local em nossa casa, que além se ser onde nos alimentamos, serve de ponto de encontro para as pessoas, por isso ela precisa estar sempre limpa, bonita e cheirosa.

Muitas vezes quando fazemos algum alimento, normalmente quando é feita uma fritura ou um grelhado, na cozinha, e esses alimentos que contem um pouco mais de gordura e exalam aquele odor que se espalha por toda a sua residência.

As donas de casa ficam extremamente preocupadas, pois o cheiro de gordura impregna no ar e emporcalha o ambiente deixando pisos e paredes todos engordurados.

Cozinha

Cozinha

No entanto, graças ao desenvolvimento tecnológico, já existe aparelhos que resolvem este problema da gordura que é impregnada no ar, como as coifas e os depuradores de ar.

Esses 02 (dois) aparelhos tem o intuito de purificar o ar do ambiente, diminuir a quantidade de cheiros e odores da cozinha e impedir que a gordura fique impregnada por toda a sua cozinha, o que deixa o ambiente com mau cheiro e desagradável. Além disso, devido a variedade de modelos é fácil de encontrar uma coifa ou um depurador do ar que irá combinar com os demais eletrodomésticos da sua cozinha.

No entanto esses aparelhos possuem diferenças, sendo a principal delas a seguinte: o depurador realiza a filtragem do ar e faz a devolução do ar limpo e purificado para a cozinha, enquanto a coifa expulsa o ar sujo para fora da sua cozinha, as demais diferenças serão explicadas abaixo.

O Funcionamento do Depurador de Ar

O depurador de ar é um utensílio que filtra o ar da cozinha, através dos seus sistemas de filtragem – filtragem primária e filtragem secundária – purificando o ar e o devolvendo limpo e puro para a cozinha.

A filtragem primária realiza o filtro da gordura através de um filtro composto de inox ou alumínio, que transforma a gordura do estado gasoso no estado sólido. Devido a essa atividade é necessário que exista constantemente a limpeza do filtro e de forma periódica a troca do filtro para que o depurador de ar se mantenha com um bom funcionamento.

A filtragem secundaria se baseia na absorção do odor e da fumaça, que é realizada pelo carvão ativado que está presente no filtro, que da mesma forma que o filtro primário, necessita ser trocado de maneira periódica.

Conforme os estudos, o depurador de ar consegue absorver cerca de 50% (cinquenta) da gordura e do odor que são lançados no ambiente.

O depurador de ar é apropriado para ser usado em cozinhas de pequeno porte, para apartamentos e para as pessoas que não possuem o habito de cozinhar constantemente.

Para que o depurador de ar tenha o seu funcionamento maximizado é obrigatório que a largura do aparelho seja maior que a largura do seu fogão.

Uma das desvantagens do depurador de ar quando comparados com a coifa é que ele dá um trabalho muito maior para limpar.

Em resumo, o depurador de ar faz a aspiração do ar da cozinha, filtra o ar e depois devolve o ar purificado a cozinha.

O Funcionamento da Coifa

A Coifa é um utensílio que filtra o ar da cozinha e purifica, e consegue fazer a eliminação de cerca de 90% (noventa) dos odores. No entanto, para fazer a instalação da coifa é necessário que exista uma saída externa, pois a coifa lança para fora do ambiente o ar quente e cheio de gordura, fazendo a substituição deste pelo ar do ambiente externo que vem frio, sem a necessidade de utilizar o filtro de carvão.

A coifa possui apenas o filtro primário, o que facilita bastante a realização da limpeza das mesmas.

A coifa é indicada para ser utilizada em ambientes grandes e para as cozinhas planejadas. Para as pessoas que desejam ter uma cozinha sempre limpa e livre de qualquer odor, e com um design moderno, o equipamento ideal para ser utilizado e adquirido é a coifa.

O Tamanho do Depurador de Ar e da Coifa

É necessário prestar atenção ao tamanho do depurador de ar ou da coifa no momento em que for realizar a aquisição do equipamento.

No mercado existem os tamanhos apropriados para fogão de 04 (quatro) bocas, fogão de 06 (seis) bocas e modelos apropriados para os cooktop.

De uma maneira geral, o depurador de ar e a coifa necessitam ter a sua largura um pouco maior que a largura do fogão.

Vantagens e Desvantagens do Depurador de Ar e da Coifa

De uma maneira geral o depurador de ar possui entre as suas vantagens um custo de aquisição menor que o custo da coifa, além de ser mais simples de realizar a sua instalação, pois não precisa ter saída para o ambiente exterior.

Além disso, o depurador de ar apresenta um sistema bifásico para realizar o tratamento do ar da cozinha – filtro de alumínio ou de inox e o filtro de carvão. O filtro de carvão absorve a gordura e os odores da cozinha sem a necessidade de ter uma saída externa.

No entanto, o depurador apresenta a desvantagem de possuir uma manutenção mais onerosa e demorada, devido a necessidade de constante limpeza e troca dos filtros.

Já a coifa, apesar de apresentar um preço de custo maior que o do depurador de ar para ser instalado, no entanto a coifa possui uma eficácia muito maior que a do depurador de ar, além de ter um sistema mais simplificado.

Saiba Mais

Saiba Mais

A coifa possui uma saída externa, pois ela não realiza a filtragem do ar, mas sim suga o ar joga para fora da cozinha. A saída externa da coifa pode ser realizada pela parede ou pelo teto.

A grande vantagem da coifa perante os depuradores de ar é que ela consegue eliminar um percentual muito maior de gordura e odores, sendo um aparelho muito mais eficaz que o depurador de ar.

Outra vantagem da coifa é que ela exige uma manutenção muito menor que o depurador de ar, pois não existe filtros para efetuar as trocas.

Contudo, todos esses aspectos (preço, instalação, limpeza, eficácia) vai variar e depender do tamanho do equipamento e do espaço do ambiente.

http://www.youtube.com/watch?v=Yn8JDTtzB3Q

Considerações Finais

Tanto a coifa quanto o depurador de ar possuem vantagens e desvantagens que precisam ser analisada de acordo com a sua cozinha, para verificar qual deles melhor se adéqua e apresentará melhor custo e beneficio para você.

Não se esqueça de verificar entre os pontos das questões de design, cor, estética na sua cozinha e a sua funcionalidade.

Deixe um Comentário