Dicas de Limpeza Para Cozinha

Escrito por on 21 de janeiro de 2013 in Cozinha - Nenhum Comentário -

Uma grande parte das donas de casa e também dos homens solteiros que precisam se virar sozinhos, só de pensar que precisam fazer uma boa faxina na cozinha, estremecem. Depois do banheiro, é o cômodo que dá mais trabalho na hora da limpeza e que exige uma atenção especial. A cozinha deve ser muito bem limpa não só por uma questão de aparência, mas principalmente, para manter a contaminação de bactérias bem longe.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

É nesse lugar onde preparamos as nossas refeições diárias e que por muitas vezes, comemos por ali mesmo, que as bactérias e germes adoram ficar. Na cozinha, eles encontram a combinação perfeita, da umidade do ambiente e mais os restos de comida. Sem falar naquela esponja ou o paninho que ficam na beira da pia ou até mesmo no pano de prato, lugares frequentadíssimos pelos micro-organismos. Por isso, é necessário combatar esses organismos que podem fazer muito mal a saúde, na hora da limpeza da cozinha.

Não é difícil manter uma cozinha limpa na medida certa, porém, os cuidados devem ir além de lavar e secar as louças, assim como cuidar de manter os alimentos em locais apropriados.

Veja Qual a Maneira Correta de Limpar a Pia

Não importa de que material é feito a sua pia, para limpá-la escolha entre esses 3 produtos: sabão neutro, cloro ou detergente. Porém, se ela é em inox, granito ou sintético, misture o produto escolhido com um pouco de água.

Capriche na limpeza do ralo da pia.

Imagem de Amostra do You Tube

Depois de lavada, use uma mistura de 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água e passe em toda pia para acabar com as bactérias.

Depois de lavar esfregando bem e retirar todo o produto usado, retire o excesso de água. Os rodos de pia são a melhor opção para secar bem a pia.

Atenção: a esponja de lavar os pratos não deve ficar em cima do sabão. Depois de usá-la, lave-a tirando o excesso de sabão, desinfete com a mistura de água sanitária e coloque-a em um lugar seco.

Veja Os Cuidados Necessários Com Outros Itens da Cozinha Para Evitar Contaminação

Não é só a esponja que merece atenção especial na limpeza da cozinha, os panos de prato também. Se depois de usá-lo ele ficar muito molhado é melhor lavá-lo imediatamente e de preferência, sem misturá-lo com o resto das roupas. A água quente com a solução de água sanitária é perfeita para desinfetar o pano de prato. E não para por aí, depois de secos, passe-os com ferro muito quente antes de usá-los novamente.

Utilize Bem Seus Produtos

Utilize Bem Seus Produtos

Fique de olho também na higiene da tábua de carne, se for de madeira, troque-a imediatamente. As rachaduras da madeira são um dos lugares preferidos das bactérias. Para limpar a sua tábua de plástico, faça uma mistura de detergente álcool e água.

Tire as lixeiras de cima da pia, prefira ter uma lixa grande, com pedal e muito bem fechada. Não deixe para trocar o saco de lixo quando ele estiver cheio, troque-o todos os dias.

Veja Como Limpar Os Eletrodomésticos da Forma Correta

Geladeira, freezer, micro-ondas e fogão merecem uma atenção especial na hora da limpeza da cozinha, faça essa higienização de 15 em 15 dias.

Para limpar geladeira e freezer, primeiro passe uma esponja normal com água e sabão, retire o excesso e faça a higienização com a seguinte solução: 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio diluída em 2 litros de água. Em seguida, enxugue muito bem e limpe a parte externa só com água e sabão.

Na hora do micro-ondas use um pano umedecido em água e sabão ou detergente, limpe tanto a parte interna quanto a externa com essa mistura. Depois passe o pano somente umedecido na água e retire o excesso. Em seguida, passe outro pano para secar completamente.

Imagem de Amostra do You Tube

Vamos ao fogão, que é usado diariamente e tantas vezes por dia. O primeiro passo da limpeza é usar uma esponja ou pano (depende do material do fogão para não arranhar)umedecido na mistura de detergente e água quente. Essa operação deve ser feita ao fim de cada vez que o fogão for usado. Enxague, sempre passando esponja ou pano e seque bem. Caso tenha alguma sujeira mais difícil de tirar, ou você pode usar um produto desses de supermercado específicos para limpeza de fogão ou misture bicarbonato de sódio com vinagre de maçã e aplique.

Você encontrar no supermercado bons produtos para limpeza do fogão, que também pode ser uma boa solução caso você queira uma coisa mais prática e eficiente. Porém, atenção, alguns produtos danificam o material do eletrodoméstico.

Veja Como Limpar Pisos e Azulejos da Vozinha (Faça Pelo Menos 1 Vez Por Mês)

Essa é aquela parte da limpeza da cozinha que dá mais trabalho e exige mais do seu tempo. Para que ela seja um pouco menos desgastante é bom ter um ótimo depurador de ar na cozinha, para o acúmulo de gordura nos piso e no azulejo seja menor.

A limpeza do piso e dos azulejos deve ser iniciada pela parte mais complicada, o rejunte, é ali que a sujeira fica grudadinha. A melhor coisa para retirar essa gordura e poeira acumuladas é ter um bom produto de limpeza, desses que ajudam desgrudar facilmente. E claro, uma boa esponja para esfregar aquela sujeira mais persistente.

Uma vez que você se livrou da gordura nos rejuntes é hora de limpar os azulejos e pisos, esfregue um pano umedecido na água e sabão e no caso do piso, se possível, lave a cozinha.

Para lavar o piso da cozinha e desinfetá-lo ao mesmo tempo use a seguinte solução: 2 colheres de sopa de água sanitária diluída em 1 litro de água. Não misture sabão e nem detergente nessa mistura, porque eles poderão cortar o efeito desinfetante da água sanitária. Se preferir, faça em duas etapas, primeiro lave com água e sabão e depois use a mistura de água sanitária. Você também pode usar produtos específicos para limpeza do piso de cozinha.

O melhor mesmo, é fazer a limpeza pesada 1 vez por mês, mas passar um pano na cozinha com a mistura de água sanitária, todas as vezes depois de varrer.

  • Email

Deixe um Comentário