Dicas Para Conservar o Fogão

Escrito por on 5 de dezembro de 2012 in Cozinha - Nenhum Comentário -

O fogão ainda é um grande aliado, pois existem coisas que simplesmente não ficam boas quando feitas no micro-ondas. Seja como for, muitas pessoas ainda usam o fogão no dia a dia e todo esse uso pode gerar um desgaste natural na peça, forçando que você troque o seu fogão num prazo menor do que o esperado.

Para quem deseja conservar o seu fogão por mais tempo, vamos dar algumas dicas bem práticas e que são bastante simples de adequar para o seu dia a dia. Acompanhe abaixo e fique por dentro de como deixar o seu fogão como novo por mais tempo.

Dicas Para Conservar o Fogão Inox

Um dos tipos de fogão mais utilizados no Brasil é o de inox e, por isso mesmo, separamos algumas dicas de como aumentar a vida útil deles.

Fogão Inox

Fogão Inox

Cuidando Enquanto Limpa os Fogões em Inox

Os cuidados enquanto limpa o seu fogão inox são essenciais para evitar que ele sofra o desgaste do tempo. Algo muito importante de se destacar é que nunca se deve utilizar esponjas de aço ou mesmo a parte porosa das esponjas tradicionais para fazer a limpeza.

Esse tipo de esponja pode ir descamando o seu fogão e assim, além de deixa-lo como uma aparência castigada, pode diminuir a sua funcionalidade. Os problemas mais comuns causados por esse tipo de esponja são arranhar o inox e ainda provocar manchas.

Como Limpar de Forma Segura

Na hora de escolher como fazer a limpeza do seu fogão inox, a dica é optar por um pano ou esponja macios. Outra opção bem interessante é o bicarbonato de sódio que, além de não agredir a natureza, ainda limpa de forma muito mais profunda o seu fogão.

Para que o bicarbonato fique perfeito para a aplicação, você deve misturá-lo com água morna. Quando o problema são manchas é necessário utilizar uma flanela levemente umedecida com álcool. Aquelas manchas de água que ficam são eliminadas de forma bastante fácil com esse tipo de cuidado.

Dicas Para Conservar o Seu Fogão a Gás

O fogão a gás também exige alguns cuidados especiais por parte das pessoas que desejam mantê-los melhor conservados.

Cuidado Com as Chamas

Todas as chapas de um fogão a gás dão calor imediato e geralmente possui 4 queimadores. Um cuidado muito importante é não deixar as chamas ultrapassem o fundo da panela, isso porque não resultará num aquecimento mais rápido da panela e quando as chamam sobem muito podem acabar causando incêndios.

Esse tipo de uso errôneo das chamas também pode acabar chamuscando o seu fogão e lhe conferindo uma aparência de bem mais velho do que ele é.

Mantenha o Forno Sempre Limpo

A limpeza do forno também é importante e se você deixa passar muito tempo acaba não tendo como limpar depois. Tenha uma atenção especial para os fornos que possuem portas de vidro.

Dicas Para Conservar o Seu Cooktop de Vidro

Um dos tipos de fogão que tem sido bastante utilizado no Brasil é o modelo de cooktop de vidro. Se você também optou por um desses é interessante conhecer algumas dicas que podem mantê-lo conservado por muito mais tempo. Assim o seu cooktop ficará como novo e irá demorar mais para ter que comprar outro.

Limpando o Seu Cooktop

Grande parte do desgaste de um fogão acontece devido a necessidade de limpar sujeiras que ficam presas no mesmo. Para que seja mais fácil se livrar daqueles resíduos de tempero e de sujeira é importante ficar atento.

Para evitar os problemas causados pela presença de resíduos de tempero é importante que você limpe-os assim que caírem sobre o seu cooktop. O sal é um dos principais inimigos da boa conservação do seu fogão. Então, se perceber que caiu um pouquinho corra limpar.

Além de danificar o visual do seu fogão, temperos como o sal podem chegar a algumas peças do cooktop e estragá-las.

Confira Suas Dicas

Confira Suas Dicas

Encaixando os Espalhadores

Uma das características dos cooktops de vidro é o fato de possuírem os chamados espalhadores (a parte de cima que é esmaltada). Para que o cooktop funcione de maneira correta e eficiente, é essencial que os espalhadores estejam conectados de maneira correta no queimador. Isso evite que o seu cooktop vá se deformando com o passar do tempo.

Cooktop = Fogão Cascão

Assim como o personagem de Maurício de Souza, o Cascão, o seu cooktop deve fugir de água. Na hora de fazer a limpeza da sua superfície, não é recomendado que se jogue uma grande quantia de água em cima dele. Basta que você umedeça uma esponja levemente com água e detergente.

Você também pode utilizar um pano macio úmido com água e detergente. É importante ressaltar que o detergente deve ser neutro, pois os outros podem conter abrasivos que corroem o seu fogão.

Um dos principais riscos de jogar água sobre o seu cooktop é que ela chegue as peças que o formam. Se a água entrar em contato com os elementos eletrônicos, acabará causando problemas de funcionamento. Também existe a questão de que a água pode acabar manchando a parte de vidro.

http://www.youtube.com/watch?v=GDZwUt4kG20

Espere Que Esfrie

A pressa também é inimiga da perfeição e, nesse caso, pode causar grandes estragos. Logo após utilizar o seu cooktop de vidro, é importante que espere que o mesmo esfrie antes de ir limpá-lo. As peças esmaltadas quando são limpas ainda quentes podem descascar.

Se você lavar as peças esmaltadas ainda quentes, acabará gerando um choque térmico que acabará por fazer com que as peças fiquem lascadas. Isso compromete o esmalte da peça, também é necessário que não se utilize nenhum tipo de produto abrasivo. Apenas a combinação de água e detergente neutro é o suficiente para limpar de maneira eficiente o seu cooktop.

Limpando a Grade

A mesma regra de esperar esfriar também vale para a grade do seu cooktop, pois colocá-la em contato com a água enquanto está quente também pode causar danos. Depois de lavar, seque bem as grades para que não fique água acumulada podendo causar grandes danos a peça.

Deixe um Comentário