Dicas Para Cozinheiros Iniciantes

Escrito por on 23 de janeiro de 2013 in Cozinha - Nenhum Comentário -

Alguns acham que é difícil de cozinhar, enquanto outros se tornam mestres muito cedo. Não importa a qual tipo de categoria você pertence, cozinhar pode ser simples com as medidas certas.

Dicas

Dicas

Você sair de fritador de ovos a um profissional com o estímulo certo e saber como comprar os produtos. Cozinhar é como qualquer arte: precisa de treino constante.

Escolha Bons Alimentos Em Suas Compras

Quando for fazer as suas próximas compras no supermercado, sempre tenha em mente algumas regras básicas para escolher os melhores itens. Os legumes frescos devem ser mais gordinhos, inchados e com casca nova e relativamente dura, sem manchas enegrecidas a menos que seja do próprio legume. Os vegetais de folhas não devem ter suas folhas murchas ou enegrecidas.

Confira todos os sinais de cristais de gelo em sacos de alimentos congelados. Se eles existirem, significa que o alimento foi descongelado e provavelmente congelado novamente, diminuindo sua quantidade de proteínas e aumentando o risco de estar estragado. É comum maus supermercados possuírem tal rotina.

Tenha cuidados especiais com os produtos conservados em latas. Latas inchadas ou amassadas podem danificar o conteúdo de conservantes, deixando produto estragado na parte interna. Olhe sempre a validade dos itens, tomando cuidado para não comprar produtos com validade próxima expirando pelo baixo preço, esquecê-los em seu armário e os usar posteriormente. Os cuidados com a data de validade devem existem em qualquer compra que você faça, seja de itens de consumo rápido ou regrigerantes.

Tenha cuidado ao comprar frutas também Qualquer fruta que não pareça suculenta deve ser descartados. Frutas moles demais geralmente estão estragas ou muito próximo disso. Se elas já estiverem soltando o seu suco interno, também devem estar estragadas ou perto deste processo.

Os cuidados não precisam ser tão severos com os temperos. Tenha em mente que temperos duram mais, mas tenha cuidado para não comprar a granel e encontrar grãos de sujeira. Prefira comprar produtos com empacotamento industrial se você não tiver um bom fornecedor de produtos naturais.

Tenha Cuidados Especiais ao Cozir Os Alimentos

Os perigos de ingerir alimentos mal cozidos são muitos. Em alguns casos pode ser fatal se envolve alimentos de alto risco como frutos do mar, carne, feijão, dentre outros. Os alimentos por si só possuem bactérias. Eles são manejados por outras pessoas que tocam com as mãos sujas. Carnes possuem bactérias. A fervura, o ato de cozimento dos alimentos, é capaz de matar as principais bactérias que causam doenças ao organismo. Cozinhar os alimentos adequadamente é uma boa pedida para a sua saúde e o sabor dos alimentos. Nada pior que comer carne crua, não é mesmo?

Carne mal cozida é a fonte mais comum de patógenos, levando a uma intoxicação alimentar. Saladas cruas ou parcialmente cozidas, como as utilizadas na mistura de um feijão cozido ou brotos e vegetais crus também são riscos potenciais se os vegetais não são devidamente lavados e se os feijões não são propriamente cozidos. Lave bem os alimentos sempre, com uma esponja própria para suas verduras e usando sabão neutro.

Alimentos cozidos demais significa que você está perdendo a nutrição importante contida neles. Quando você cozinha os legumes por muito tempo ou quando você mais frita as suas coisas demais, irá perder vitaminas importantes para sua nutrição, bem como o sabor. O uso da panela de pressão é mais indicado por este motivo: você irá ingerir alimentos que foram cozidos em menor tempo, por isso eles são mais nutritivos.

Dose a Água Adequadamente

Ao indicar o cozimento correto dos alimentos, a maioria das receitas convida os cozinheiros para a uma adição de uma certa quantidade de água ou para evitar que os alimentos queimem ou para cozinhar os alimentos, ou para ajustar a consistência dos itens na panela como de uma sopa, molhos, dentre outros.

Fique Atento

Fique Atento

Acrescentando pouca água você ai queimar a comida, deixando o sabor queimado no prato final e, muitas vezes, a com cheiro nada agradável. Molhos queimados são um desastre total e acabam ficando inutilizado. Colocar água demais evidentemente vai deixar o prato mais ralo que o

O ideal é sentir o cozimento. Você pode errar nas primeiras vezes, mas irá saber acrescentar adequadamente com o passar do tempo e prática. Se você tiver observado o cozimento do mesmo prato antes irá ajudar, pois você saberá qual o aspecto que o prato deverá ter quando pronto.

Escolha Panelas de Tamanho Adequado Para o Prato a Ser Preparado

Tamanho é documento sim quando se trata de cozinhar em uma panela no fogão ou usar uma panela de pressão. Cozinhar pouca comida em recipientes enormes significa desperdício de combustível, enquanto frituras em uma panela pequena significa aglomeração de alimento em um espaço pequeno, deixando alguns itens sem fritar adequadamente. Fritar alimentos em panelas menores vai levar o dobro de tempo e o dobro de consumo de gás de cozinha e a crocância pode não ser alcançada dessa forma.

Você precisa escolher o tamanho adequado da sua panela de pressão. Os alimentos liberam umidade quando são cozidos, e o vapor que é liberado no processo precisa de espaço para escapar, ou então ele pode fazer seus legumes ou carne ficarem encharcados.

Antes de Cozinhar Alimentos, Aqueça a Panela Antes

Óleo quente em panela fria é um mantra, muitos grandes cozinheiros atestam. Se uma panela é aquecida corretamente antes de adicionar o óleo, as chances são grandes de que a comida não vai ficar grudada no fundo da panela. Você deve aquecer a panela antes, mas com cuidado se o alimento for pequeno, ou ela vai aquecer rápido demais e menos chances de você não precisar de mais óleo, deixando a comida muito gordurosa.

Cozinhe Provando o Alimento Sempre

É de extrema importância ir provando o prato à medida que ele for sendo preparado para evitar um desastre no final. Às vezes pensamos que há pouco sal e já colocamos mais sem ao menos saber se é preciso. Provando ao longo do preparo, você ainda tem chance de consertar o erro se tiver excessivamente salgado adicionando algumas batatas cruas para absorver o sal, por exemplo.

Deixe um Comentário