Tipos de Creme de Leite e Para Que Servem

Escrito por on 19 de novembro de 2013 in Cozinha - Nenhum Comentário -

Quando uma receita pede creme de leite, é tudo igual, não é mesmo? Na verdade não. Por desconhecer este pequeno detalhe de suas compras, você pode colocar um delicioso prato a perder ou ainda não alcançar a perfeição que os chefes comentam nos vídeos de receitas. Para não errar mais, conheça a seguir os diferentes tipos de creme de leite e como eles podem ajudar ou detonar a sua receita.

Creme de Leite de Caixinha 

O tradicional, comum, comprado em supermercado. Quando uma receita cita um tipo de creme de leite, na maior parte das vezes está se referindo a este tipo de creme de leite. Ele custa entre R$ 2 e R$ 4 na maior parte dos Estados brasileiros e é o mais comum a ser usado em casas.

Possui 25 % de gordura, por isso não é um item comum em receitas lights. Serve para fazer bolos, tortas e tudo o mais que for simples. O ideal é ser guardado na geladeira depois de aberto em uma embalagem fechada ou ser consumido de pronto. Também não deve ser fervido, pois ele talha.

Creme de Leite de Caixinha

Creme de Leite de Caixinha

Creme de Leite de Lata

Se você comprou em lata achando que era a mesma coisa que o de caixa, engano. As marcas não deixam esta informação clara e acabam confundindo os clientes. No geral, possuem uma gordura em percentual semelhante ao de caixa: 25%, mas há alguns diferenciais. Um deles é que o de lata vem com soro (você já leu na receita colocar o creme ‘com soro e tudo’ ou tirar, não é mesmo?). Por ter soro, ele é um pouco mais grosso que o de caixinha, deixando molhos mais encorpados.

No geral, o uso deste tipo de creme de leite é o mesmo dos indicados do tipo acima. Se a receita não pedir para retirar o soro, é só mexer antes de usar no preparo do prato. O produto deve ser guardado na mesma lata fechado ou ainda em um potinho lacrado  e limpo (mais indicado). O valor é quase o mesmo que o de caixinha, mas vem mais um pouco por lata.

Creme de Leite Light

O que muda do creme de leite comum de caixinha para o light é apenas o seu percentual de gordura, ficando em 15% em média, mas é sempre bom verificar na embalagem. Ele também tem outros diferenciais de seu fabricante como sabores, indo de morango a outros parecidos. O custo por isso costuma ser mais elevado, e a procura anda aumentando para o preparo de alimentos lights.

Creme de Leite Fresco

Uma boa parte dos cozinheiros tradicionais e mais adeptos de uma receita natural recomendam sempre o creme de leite fresco. Por que? Porque é mais saudável e tem o sabor mais apurado. A forma de encontrar ele no supermercado já é diferente. Enquanto você compra a caixinha ou lata perto do leite condensado, nos enlatados, o creme de leite fresco vai ser encontrado nos fios, em garrafa.

O creme de leite fresco é o usado mais comumente para fazer chantilly em casa. A receita é simples: bata o creme até ele virar chantilly com a ajuda de sua batedeira. Como ele é mais gordo, possui cerca de 35% de teor de gordura, o sabor é mais forte e ele é mais encorpado. Você ainda pode fazer chantilly com o uso de um creme de leite de caixinha, mas não é a mesma coisa.

Em relação aos demais tipos de creme de leite, esse é mais versátil, por isso não dá para errar com ele. Se ferver não tem problema, porque ele não vai talhar. Se for remover o soro é só jogar fora a água que fica em cima antes de abrir e misturar. Se for para usar o soro, é só misturar antes de usar.

Creme de Leite Leitelho

Não existe no Brasil esta versão à venda, mas quem estiver fora do país vai encontrar nos supermercados com facilidade. Este produto é como um soro mais ácido, mas na verdade é quase soro apenas e pouquíssimo do creme que conhecemos à venda por aqui. Ele serve para fazer alguns tipos de sobremesas, bolos, doces e algumas receitas que chefes estrangeiros adoram indicar mas não fazem parte naturalmente do nosso cardápio.

Leitelho

Leitelho

Creme de Leite Azedo

Não basta deixar o seu creme de caixinha azedar. O processo é um pouco diferente. Nesta receita você deve comprar o produto pronto, que mais parece uma coalhada. O seu sabor é diferente, com baixo teor de gordura, mas é bem popular na Europa e no México. Serve para cozinhar diversos pratos tradicionais mexicanos, por isso é bem querido.

Este tipo de creme de leite não pode ser fervido ou vai talhar, mas pode ser feito em casa com creme de leite e limão, misturando e deixando descansar sem fazer nada (sem precisar esquentar ou ferver). Os portugueses adoram este tipo de creme de leite para usar em suas receitas de nata.

Creme de Leite Fraîche

Como tudo na indústria da culinária, os franceses inventam a sua própria moda de receita e criam um creme de leite que apenas eles usam e apenas eles compram e vende, pois é raríssimo encontrar no Brasil um produto destes à venda. No geral, este tipo de creme é usado em receitas mais requintadas de decoração de bolo ou ainda em sobremesas francesas tradicionais e países que adotam o mesmo estilo de culinária.

Para fazer uma versão semelhante, você pode fazer uma mistura de creme de leite do tipo azedo com leite fresco e amornar.  Não fica igual ao que você estaria obtendo se tivesse comprado pronto, mas podemos dizer que é um substituto semelhante.

Deixe um Comentário