Como Decorar a Rua Para Copa

Escrito por on 18 de janeiro de 2015 in Decoração - Nenhum Comentário -

O futebol é uma paixão nacional e é uma tradição torcer para a Seleção Brasileira de 4 em 4 anos. Em 2014, essa comemoração tem um gostinho especial, afinal a festa irá acontecer no nosso país. Se todos os anos as pessoas já decoram suas casas e ruas de verde e amarelo, este ano será ainda mais especial.

Já demos dicas aqui de como decorar a casa para a Copa, por isso no artigo de hoje vamos falar sobre a decoração nas ruas e na parte externa das casas. Confira!

Reúna-se Com os Vizinhos

O primeiro passo para começar a planejar uma decoração para a Copa é se reunir com os vizinhos próximos para que juntos vocês planejem tudo. Quanto mais gente da rua envolvida, melhor. Além de conseguirem fazer uma bonita decoração, irão se divertir muito com a preparação.

Não podemos nos esquecer que decorar a rua envolve gastos, mas se todos dividirem tudo, de forma igual, não irá pesar para ninguém. É importante eleger alguns líderes, alguém que irá coordenar tudo e outra pessoa para ficar responsável pelo dinheiro, como um tesoureiro.

Itens da Decoração Para a Copa

Bandeirinhas: Os varais com bandeirinhas são uma tradição. Para fazer é necessário comprar um material de plástico, afinal o papel derrete quando é molhado e para não perder todo o trabalho é melhor tomar esse cuidado. As cores são, basicamente, o verde e o amarelo, mas se quiser poderá complementar com azul e branco também.

O ideal é que o material plástico seja dividido entre algumas pessoas para que elas cortem no formato desejado antes do dia da finalização da decoração. Assim o trabalho maior será feito antes. Não se esqueça de que o plástico não pode ser tão fino para não rasgar durante a montagem.

Podem ser cortadas fitinhas de cerca de 30 cm de altura e 2 cm de largura. Para fazer a montagem basta amarrar cada fitinha em um fio de barbante. Lembre-se de ir intercalando as cores para dar um resultado bonito.

Pinturas: As pinturas no chão são também uma tradição. Uma dica bastante econômica é usar cal com corante nas cores desejadas. Além de muito mais barato do que tinta, os desenhos sairão com facilidade após a Copa, com a ajuda da chuva.

Esse item deve ficar por conta de alguém que tenha desenvoltura com pintura e desenhos. Afinal, todos querem um resultado bonito e um desenho todo torto não irá agradar. O ideal é riscar o desenho com giz antes de começar a pintar, pois dessa forma é possível fazer correções. Os desenhos mais comuns são: Bandeira do Brasil, mascote da Copa, frases, bonecos, etc. Os meio fios podem ser pintados de verde e amarelo também. Basta alternar essas cores para ter um efeito muito bonito.

Verifique com todos os vizinhos se alguém libera a sua calçada e muro. Existem pessoas que não se importa e até gostam, já outras preferem deixar a tinta apenas para a sua. É importante respeitar a opinião de todos. Os desenhos nos passeios e muros devem seguir as mesmas dicas ditas anteriormente para um resultado que agrade a todos.

Bandeiras: As bandeiras de tecido também fazem parte e ajudam a deixar os locais ainda mais alegres. Elas podem ser penduradas em janelas e sacadas ou colocadas em bambus, fazendo-os de mastro. No segundo caso, lembre-se que quanto maior o bambu, mais de longe ela poderá ser vista.

Dicas Para Decorar e Comemorar

O dia definido para a decoração vai se transformar em uma verdadeira festa. O ideal é fazer tudo em um final de semana, para que todos possam participar. As crianças costumam ser as mais animadas nesses momentos. Por isso, não se esqueçam de deixar algumas tarefas para elas também.

Se os seus vizinhos forem muito animados, dá até para organizar um churrasco no dia. Alguém pode abrir os portões da garagem e montar uma mesa com comes e bebes. Esse tipo de integração é sempre muito divertido e une as pessoas. Com a correria do dia-a-dia é comum que os vizinhos não tenham tempo de conversar direito e essas oportunidades raras devem ser aproveitadas.

Cuidados Necessários

Alguns cuidados devem ser tomados para que tudo aconteça da melhor forma possível e não haja problemas. Em primeiro lugar, as bandeirinhas precisam ser amarradas longe dos fios elétricos, para evitar acidentes.

Outro ponto importante é respeitar a opinião dos vizinhos. Se alguém for contra e não quiser ajudar na decoração e nem liberar a frente de casa, respeite. Nem todos têm a mesma opinião e o melhor a ser feito é evitar problemas. Afinal, a Copa do mundo é um momento de diversão, para que todos torçam e comemorem juntos.

Não joguem pedaços de plástico, latas de tinta ou qualquer outro lixo na rua. Isso não deve ser feito em época nenhuma e na Copa do Mundo, se vocês decoraram o ambiente devem jogar o lixo no lixo para deixar tudo ainda mais bonito.

Decoração Com Objetos Reciclados

Uma ideia bastante interessante é usar objetos que seriam jogados no lixo na decoração da rua. As garrafas pet, por exemplo, podem ser usadas para criar desenhos incríveis, como uma bandeira do Brasil, por exemplo.

Dependendo do tipo de decoração, poderão ser usados objetos diferentes. Basta ter criatividade e saber aproveitar coisas que seriam jogadas no lixo. Além de economizar com o material, vocês estarão colaborando com o meio ambiente.

Concursos de Ruas Decoradas

Verifique se na sua cidade está acontecendo algum concurso de ruas decoradas, eles são bastante comuns. Se houver, converse com os seus vizinhos e vejam se eles aceitam. O fato de estar concorrendo a um prêmio faz com que as pessoas se empenhem cada vez mais para fazer um trabalho bonito.

Ver todos os seus vizinhos unidos em busca de um objetivo certamente será muito prazeroso e irá estreitar os laços entre vocês. Por isso, não perca tempo e deixe a sua rua no clima do mundial!

Deixe um Comentário