Como Renovar O Estampado de Cadeiras

Escrito por on 9 de dezembro de 2013 in Decoração - Nenhum Comentário -

Quase sempre o dinheiro ou a falta dele, é a grande razão de não redecoramos e nisso pode estar incluída a troca dos móveis. Porém, isso não é impedimento para fazer uma breve renovação dos mesmos, e, para isso, basta ter um pouco de bom gosto e disposição, especialmente no tocante a mudança no estofamento das cadeiras.

Apenas trocando o estofamento já é possível se proporcionar um novo visual ao ambiente, deixando-o mais bonito e divertido. O importante é renovar e fazer isso com bom gosto e paciência, seguindo o passo a passo que apontaremos logo abaixo.

Como Renovar O Estampado da Cadeira – Passo a Passo – Modelo I

Para proporcionar um visual novo à cadeira de casa ou do escritório, é só trocar a estampa e a cor do estofado. Basta ter em mãos os materiais necessários.

Cadeiras Estampadas

Cadeiras Estampadas

Materiais Usados:

• 04 quadrados, 02 com medida de 50 x 50 cm e 02 com 1,40 x 1,40 cm de tecido em algodão estampado, lembrando-se de escolher uma que combine com os demais itens da decoração;

• 01 tira de tecido com tamanho de 05 X 50 cm, mas de tecido em algodão numa cor só, que combine com a estampada;

•01 tubo grande de cola branca, de preferência da marca Cascoraz;

•01 tubo de cola Spray, preferencialmente da marca Toke e Crie;

•01 vidro de tinta PVA na cor cereja;

•01 pincel com cerdas macias e em formato chato;

•01 grampeador próprio para ser usado em estofamentos, pois possui grampos mais resistentes;
•01 Tesoura;

•01 chave de fenda para retirar os parafusos da cadeira.

Passo a Passo: 

  • -A primeira coisa a ser feita é desparafusar o assento da cadeira e remover o mesmo, tanto ele como o encosto. Limpe bem toda essa parte da cadeira, para que a poeira e sujeira não estraguem o trabalho.
  • -Com o auxílio do pincel chato, pegue a tinta PVA e dê três demãos em toda a estrutura da cadeira, dando um intervalo de mais ou menos 01 hora entre uma demão e outra. Depois disso, aguarde até que a peça seque completamente, isso pode levar até 03 dias.
  • -Usando o pincel, já limpo e sem tinta, passe a termolina nos tecidos que irá usar e aguarde por aproximadamente 01 hora até secar.
  • -Usando o tecido maior e estampado, forre todo o assento da cadeira, tomando cuidado para esticar muito bem, e, em seguida, grampeie na parte debaixo. Repita o mesmo processo com o tecido menor para encapar o encosto da cadeira.
  • -Forre a parte de baixo que se refere ao assento da cadeira usando outra cor de tecido, e para colar use a cola spray.
  • -Para conseguir um melhor acabamento na parte traseira do encosto, costure um viés feito com uma tira de tecido e, para colar use a cola branca. Não se esqueça de cobrir as emendas de tecido para que o acabamento fique mais bem feito.
  • -Usando chave de fenda, parafuse o assento e o encosto na cadeira.

Para saber mais sobre o procedimento e acompanhar o passo a passo com fotos, acesse o site: http://remobilia.com/tag/renovar-cadeira/#sthash.mzpJgoxj.dpuf

Como Renovar O Estampado de Cadeiras – Modelo II

Passo 01:

Primeiro meça o tamanho do tecido que irá usar na reformar para fazer a cobertura de sua cadeira. Antes de sair e comprar o tecido, veja o tamanho da cadeira e quanto de tecido será usado para cobri-la, isso pode ser feito com fita métrica ou ainda com qualquer outro tecido que tiver em casa.Não se esqueça que o tecido deve sobrar um pouco do lado para que possa fazer o acabamento.

Passo 02: Material usado

  • Uma cadeira de plástico velha ou alguma outra que encontrar necessidade de renovar;
  • Tecido estampado e alegre;
  • 01 tubo grande de cola branca escolar;
  • 01 pires ou recipiente para por um pouco de cola enquanto estiver fazendo a colagem do tecido;
  • Um pedaço de pano seco e limpo qualquer, de preferência em algodão, para apertar o tecido;
  • 01 pincel largo, com cerdas macias, para espalhar a cola;

Passo 03: 

Primeiro passe um pano limpo embebido em álcool, para remover a sujeira da cadeira. Ele deve ser usado para retirar a sujeira de todos os cantinhos e dobras, e, se precisar também use um pincel grosso para isso.

Passo 04:

Remova a etiqueta da marca da cadeira, para que o serviço fique melhor e ainda quaisquer outras coisas que possam atrapalhar a qualidade o trabalho.

Modelos de Estampas

Modelos de Estampas

Passo 05:

Passe a cola apenas em uma pequena faixa em cima do encosto, com o auxilio de um pincel, da mesma forma que se faz quando pinta.

Passo 06:

Aperte devagar o tecido usando as mãos, bem em cima da faixa de cola. Não se esqueça de deixar uma sobra de tecido para fazer a dobra na parte de trás da cadeira.

Passo 07:

Passe novamente a cola usando o pincel, em outra faixa grossa, mas não tão larga. Vá fazendo isso e siga colando aos poucos.

Passo 08: 

Aperte levemente o tecido usando as mãos ou um rolinho de pintura limpo e seco, ou ainda de um pano limpo e seco. Pressione levando o movimento do meio para os lados. Caso o tecido não dê para encapar toda a cadeira, faça algumas emendas, pois no estampado elas não ficam tão evidentes.

Dica Importante:

Tomo cuidado com as dobras que podem se formar, em razão do formato da cadeira. A cola deve ser usada na parte de dentro dos vincos para que fiquem mais presas. Para finalizar use termolina leitosa em todo o tecido, para impermeabilizar, o que deve ser feito com o uso de pincel, como se faria em uma pintura. O tecido estampado também pode ser usado nos pés da cadeira, caso os mesmos não estejam com uma qualidade muito boa.

Além disso, se quiser, pode encapar todas as cadeiras usando o mesmo tecido ou tecidos diferentes, para criar um clima mais descontraído e divertido. Essa capa também pode ser feita em banquetas e bancos, para dar a eles uma cara nova, ficando bem em diversos ambientes.

Aproveite as ideias e renove o estampado das cadeiras, fazendo com que todos se sintam à vontade com a nova decoração.

Deixe um Comentário