Dicas de Cores Para Decoração

Escrito por on 24 de junho de 2015 in Decoração - Nenhum Comentário -

Uma das partes da decoração de uma casa que mais enche as pessoas de dúvidas é quando se trata das cores. Afinal, diferente das cores de uma roupa, por exemplo, que você pode variar todos os dias, no caso da decoração é algo que vai permanecer por mais tempo. Por isso é importante pensar bem antes para fazer as escolhas certas.

No artigo de hoje vamos falar a respeito de algumas das cores mais populares quando se trata de decorar ambientes. Além de indicações de onde usá-las. Confira!

Verde na Decoração

O verde é uma cor muito calmante, associada com a estabilidade e o relaxamento. Por estas razões, o verde é uma ótima opção de cor para o quarto. Além disso, as plantas são uma ótima maneira de adicionar verde para o seu quarto. Mesmo que não pareça muito comum o uso de plantas para decorar o quarto, saiba que elas podem colaborar para deixar o ambiente mais relaxante.

Outra forma de adicionar um toque verde no seu quarto é nas cortinas, colchas ou almofadas. Como existem vários tons, você pode fazer combinações, brincando com tonalidades diferentes de verde.

Azul na Decoração

O azul é, muitas vezes, visto como uma cor muito calmante, pois muitas pessoas associam a cor com o céu e a paz. O efeito calmante do azul faz com que seja a cor perfeita para um escritório em casa, já que também está associada com a produtividade.

Entretanto, é importante se atentar para a escolha do tom. Ao invés de pintar as paredes de azul escuro, que pode ser uma cor bastante opressiva, opte pelos tons mais claros, que tornam o ambiente mais iluminado.

Vermelho na Decoração

O vermelho é uma cor mais estimulante, e está muitas vezes ligada ao poder. Surpreendentemente, a cor vermelha estimula o apetite, por isso é perfeita para o uso em uma sala de jantar. Tente usar louças vermelhas, uma parede ou um vaso vermelho para dar um toque na sua sala de jantar.

No caso dessa cor, é importante escolher com cautela onde ela será usada, pois como se trata de um tom vibrante, se ela for usada em excesso acabará cansando os moradores da casa. Mas se usá-la em apenas alguns pontos ficará perfeito.

Amarelo na Decoração

Você provavelmente já ouvir falar que a cor amarela está associada com a felicidade. Basta olhar para ela para perceber que é uma cor que transmite alegria. O amarelo pode realmente iluminar um ambiente e trazer energia, por isso é a cor perfeita para sua cozinha.

Se você quer pintar um ambiente inteiro de amarelo, tente uma cor mais clara para não ficar exagerado e cansativo. Você também pode tentar usar a cor em um móvel, como a mesa, cadeiras, etc.

Laranja na Decoração

O laranja é uma cor agradável, aconchegante e energizante, perfeita para muitos ambientes. É uma cor versátil, que pode ser usada na cozinha, no quarto, na sala, mas que funciona muito bem no corredor, pois não é muito perturbador e não rouba o foco do restante da casa.

Experimente utilizar quadros com imagens na cor laranja, ou, se você deseja uma decoração mais ousada, pinte uma parede toda. Uma ideia bacana para quebrar o tom vibrante da parede é apostar em texturas.

Roxo na Decoração

O roxo é tipicamente um tom muito intenso, associado ao luxo e realeza. Se não for usado da maneira correta, pode ser um tom bastante cansativo na sua casa, mas há tons mais suaves, que são ótimos para decorar, como o lavanda.

A cor lavanda é um tom relaxante de roxo, e como não é do tipo cansativo, você pode pintar todas as paredes de um cômodo nessa cor se quiser. O tom lavanda é bem adequado para a sala de estar, uma vez que irá ajudá-lo a descontrair e relaxar enquanto você estiver no ambiente.

Rosa na Decoração

O rosa é uma cor calmante associado com o amor e o romance. Como ele ajuda a acalmar e relaxar, o rosa é uma cor ideal para o quarto. Um tom rosado irá funcionar muito bem para o quarto de uma criança ou de um adulto, mas evite o excesso se você não quiser que o quarto pareça excessivamente feminino.

No caso do quarto de uma menina, não há problema em usar a cor rosa em vários detalhes. Entretanto, quando se trata do quarto de um casal, por exemplo, é mais adequado investir em alguns objetos na cor, como detalhes nas colchas, cortinas, etc.

Preto na Decoração

O preto é uma cor muito forte que está associada com o poder. Em grandes quantidades, pode ser uma cor intensa demais para a decoração de ambientes, mas em pequenas quantidades vai dar para a sua casa um toque de sofisticação.

A cor preta pode ser usada na decoração em móveis, tapetes, almofadas, vasos e outros objetos, etc. Para as paredes é uma cor mais arriscada. O ideal é usar em, no máximo, uma parede do cômodo ou usar papéis de parede que tenham a cor preta, mas que sejam estampados.

Cinza na Decoração

O cinza é uma cor formal, neutra, perfeita para um escritório em casa ou para o banheiro. Adicione uma parede cinza em uma sala do seu escritório ou sala de estudo para ajudar a criar uma sensação profissional.

Além disso, trata-se de uma cor bastante elegante, e que pode ser usada em outros ambientes, como quartos e sala de estar. Só tome cuidado para não exagerar e deixar os cômodos sóbrios demais.

Branco na Decoração

A cor branca é frequentemente associada com a virtude, a limpeza e o minimalismo, mas também pode ser vista como assustadora, quando em excesso. Adicione um pouco de branco no seu banheiro e cozinha para ajudar a promover a limpeza e higiene, mas evite usar muito e tirar a personalidade do cômodo. Eletrodomésticos branco são uma maneira simples de fazer isso.

É uma cor bastante usada em pisos de todos os cômodos da casa. Mas, apesar do efeito bonito, pense que terá que sempre deixá-lo impecavelmente limpo.

Deixe um Comentário