Dicas de Decoração Para Quartos Pequenos

Escrito por on 10 de março de 2015 in Decoração - 1 Comentário -

Neste post vamos trazer algumas dicas de como conseguir aproveitar os menores espaços no momento que for decorar um quarto pequeno. Até porque, os quartos menores fazem parte da realidade de grande parte dos apartamentos, ainda que a metragem do mesmo seja um tanto maior, não vai ser nada de enorme.

Além do mais, quase sempre não se tem verba de sobra para investir em decoração, ainda mais depois de ter de quitar tantas coisas até o momento de entregar as chaves. Por isso, acabamos sem fazer determinadas coisas na reforma, como os detalhes, por exemplo.

Entretanto há determinadas ideias legais que podem deixar o lugar bem decorado e aconchegante usando-se móveis de madeira já planejados, podendo usar ainda espelhos, nichos e muito mais. O que vale é aproveitar cada cantor, por menos aproveitável que ele possa parecer.

Agora, vamos às dicas?

Dicas de Decoração Para Quarto Pequeno

Se você está em busca de ideias de como decorar e organizar um quarto pequeno, prepare-se para ser bombardeado com dicas fantásticas e inovadoras.

a) Tons escuros podem passar a impressão de que o ambiente é menor ainda. Por isso, procure investir em cores claras, que transmitem sensação de ampliação.

b) Muitos detalhes podem ser bem-vindos. Numa das paredes do quarto pode-se usar painéis, adesivos, papeis de parede e muito mais. É importante usar cores mais claras. Por exemplo, se pensar em usar um papel de parede que contenha listras rosa, atente-se para que o fundo seja nude, branco ou bege. Um papel ou pintura com cores em excesso trará a diminuição do quarto.

c) Espelhos não precisam ser usados somente para ver a aparência, têm na decoração a função de simular ambientes maiores. Uma boa dica é deixá-los à porta do armário, pois mantém a amplitude do lugar e ainda não ocupa o espaço da parede.

d) Outra ideia legal é comprar camas que venham com gavetas, facilitando a organização do quarto e ocupando o menor espaço possível. Muitos modelos de camas box já trazem essa facilidade ou ainda vêm com baú, um aproveitamento muito maior de espaço.

e) A cabeceira da cama é um item importante na decoração de quarto, por isso, precisa estar harmonizada com a forma decorativa dos demais itens que compõem o ambiente. Ela pode ser de madeira, almofadada, de ferro ou ainda de vários outros materiais.

f) Dos quartos pequenos, as paredes costumam ser grandes aliadas. Então, abuse das mesmas usando detalhes suspensos, nichos, prateleiras, que além de deixarem o quarto mais bonito, ainda contribuem com a organização.

g) O quarto em tons claros pode obter detalhes e cores através de tapetes, almofadas, roupa de cama, pufe, cadeira colorida, e quadros. Claro que sem exageros, e contando com tons harmoniosos. Caso se canse do visual, basta substituir os tecidos e objetos. Assim muda-se o ambiente sem precisar gastar muito.

h) Não deixe a televisão sobre os móveis, coloque-a na parede, é uma ideia para tomar menos espaço.  Entretanto é necessário que se tenha cuidado com se pretende acoplar a ela. É fundamental que se pense onde colocar o videogame, o DVD, o aparelhinho da TV por assinatura e tudo o mais.

i) O que pode ajudar a incrementar a decoração é o porta-retratos, que além de embelezar ainda reavivam as boas lembranças. Pode-se investir em molduras de tamanhos e modelos diferentes, de acordo com o estilo de cada um.

j) Deixar o quarto repleto de móveis pode comprometer a circulação, especialmente em ambientes pequenos. O ideal é liberar corredores com ai menos 60 cm nos lados das camas e de frente às mobílias. Em quartos para pessoas solteiras, melhor é deixar a cama próxima da parede, aumentando desta maneira o espaço de circulação. A mesma coisa com cama de casal não fica legal, pois quem fica do lado perto da parede terá problemas para conseguir se levantar.

k) De acordo com especialistas, quanto menor o quarto, maior deverá ser a sua organização. Coisas largadas, sem lugar adequado para serem guardadas, trazem uma poluição visual ao ambiente. Então, se torna importante o planejamento dos móveis. O melhor é que se tenha um lugar certo para colocar livros, brinquedos, e objetos maiores.

l) A mobília do quarto pode ser feita de diversos materiais, como laca e madeira, por exemplo. Outro que também se sobressai é a fórmica, que além de ter um aspecto bonito, ainda facilita bastante a limpeza. Abuse também das portas de correr, elas carregam consigo uma otimização maior do espaço, especialmente se for em lugares de circulação, como armários, criados e tudo o mais.

m) Se você sempre sonhou em ter um quarto com cama gigante, mas está num quarto pequeno, deixe seu sonho para depois. Ela ocupará um espaço desproporcional, inviabilizando a locomoção dentro do ambiente, ocupando espaço que poderia ser suprido com uma mesinha, cadeira e outros. Melhor é diminuir o tamanho da cama e usar o espaço de sobra com móveis repletos de praticidade e utilidade.

n) Não se esqueça de deixar seu quarto cheio de espelhos. Você conseguirá uma maior iluminação do ambiente e poderá se observar com maior frequência, não se descuidando assim, da aparência. Mas não se esqueça de usar o bom senso e a estética antes de espalhá-los pelo quarto.

Todas essas dicas são preciosas e fáceis de serem seguidas sem grande esforço. O importante é que se tenha consciência do tamanho do quarto e que não se fique tentando colocar no mesmo, algo que não cabe. Quarto pequenos pedem sempre um mobiliário menor e em menos quantidade, para que a liberdade de circulação seja plena e eficaz.

Nada impede que você o decore da melhor forma, de acordo com o seu gosto e estilo, já que pequenos objetos, desde que não sejam em grandes quantidades, não influirão no todo da decoração. Se quiser ter  mais ideias sobre o assunto, pesquise em sites de decoração na internet ou veja revistas que falem sobre o assunto. Saber um pouco mais sobre como decorar pequenos ambientes é sempre muito bom.

Um Comentário on "Dicas de Decoração Para Quartos Pequenos"

  1. Thamires 10 de junho de 2015 às 0:24 · Responder

    Olá,
    Ótimas dicas, e eu trago até uma solução que ajuda principalmente quem sofre com a falta de espaço.
    A Stokarea (www.stokarea.com.br) que é uma empresa que aluga espaços para o cliente guardar documentos, móveis e mercadorias em geral.
    Acesse nosso site e saiba mais!

Deixe um Comentário