Alternativas de Presépios Criativos para o Natal

Escrito por on 22 de abril de 2015 in Dicas - Nenhum Comentário -

Uma das primeiras coisas que pensamos a respeito da decoração de natal quando essa data se aproxima é no presépio que irá ajudar a fazer com que todos os convidados entrem no clima familiar e festivo. Quem pensa que presépio é sempre igual está muito enganado, pois as pessoas que gostam de usar a sua criatividade inovam a cada ano com ideias bem interessantes.

Pensando nisso vamos te contar um pouco mais sobre a tradição natalina do presépio e ainda dar dicas de como usar alternativas de presépios criativos para deixar o seu natal mais divertido. O presépio tem alguma coisa mágica que mexe com todo mundo que curte essa data tão especial.

Presépio de Natal – A História da Tradição

O presépio de natal em geral é colocado ao lado da árvore de natal e junto com ela é um dos principais símbolos dessa época do ano. O nome “presépio” significa algo como “lugar em que se recolhe o gado; pode ser curral ou estábulo”. Esse nome passou a ser a denominação da representação artística de como nasceu o Menino Jesus num estábulo.

O Começo da Representação do Nascimento de Jesus

A representação do nascimento do Menino Jesus é feita por cristãos desde o fim do século III. Contudo, se tornou uma tradição – da maneira que conhecemos hoje – a partir do século XVI. Até esse momento a adoração a Jesus e a representação do seu nascimento eram feitas de outras formas.

Podemos citar como os primeiros exemplos de presépios como os conhecemos hoje em dia os mosaicos que ficavam no interior das Igrejas e dos templos durante o século VI e no começo século seguinte. A réplica que é datada como a primeira versão da gruta no Ocidente foi elaborada em Roma.

Início da Tradição

O início da tradição do presépio no natal se deu no ano de 1223 no local em que se realiza a tradicional celebração do natal na Igreja. São Francisco desejava reviver o momento do nascimento do Menino Jesus e então na véspera do natal junto a seus irmãos e cidadãos de Assis passou a difundir a ideia de fazer figuras de barro para representar a cena do nascimento de Jesus.

Desde então não podemos negar que se tornou uma tradição natalina ter o presépio junto a árvore de maneira a ligar esse acontecimento tão importante com a festa do natal. Para se ter uma ideia no século XVIII foi feita a recriação da cena do nascimento de Jesus com as tradições de Nápoles e da Península Ibérica.

A Presença do Presépio na Sala

Ainda no século XVIII se criou e difundiu a tradição de deixar o presépio na sala da casa. O presépio tradicional tem os personagens envolvidos no nascimento do Menino Jesus feitos de barro ou madeira. Em toda a Europa o hábito se espalhou e acabou chegando ao Brasil com nossos colonizadores.

Criatividade

Faz parte da tradição natalina montar o presépio assim como montar a árvore com vários enfeites para celebrar o natal. Contudo, podemos manter a tradição desses elementos, mas colocar mais personalidade nos nossos enfeites. O presépio, por exemplo, não precisa necessariamente ter os seus personagens feitos de barro ou madeira.

O artesanato é um grande aliado quando se trata de deixar a festa mais alinhada com o nosso estilo pessoal. Além disso, quem escolhe usar o artesanato pode até mesmo chamar as crianças da casa para ajudar na confecção das peças. Confira dicas práticas de como montar o seu presépio sem perder a calma.

Personagens Representados no Presépio

Para te ajudar a montar o seu próprio presépio vamos listar abaixo quais são as peças que devem ser representadas no mesmo:

  • Menino Jesus – O filho de Deus e grande salvador que está nascendo.
  • Virgem Maria – A mãe de Jesus.
  • José – O pai de Jesus.
  • Manjedoura – Deve ser feita com palhas e consiste num curral que é o local em que Jesus nasceu.
  • Burro e Boi ou Ovelhas – A função dos animais do curral é representar como o local em Jesus nasceu era simples.
  • Anjos – Os personagens que fazem o anúncio que Jesus estava chegando.
  • Estrela de Belém – Foi a responsável por guiar os Reis Magos para o local em que Jesus nasceu.
  • Pastores – No presépio eles representam a simplicidade das pessoas que estavam presentes no local em que Jesus nasceu.
  • Reis Magos – Os três Reis Magos que foram presentear Jesus eram: Melquior, Baltazar e Gaspar.

Reciclagem

Uma dica bem legal para dar um significado ainda mais bonito para o presépio de natal é fazer as peças reciclando materiais como rolos de papel higiênico ou garrafas PET. Para fazer os personagens você deve caracterizar as embalagens a serem recicladas – os rolos ou as garrafas – pintando com tinta adequada para a superfície os trajes e características de cada um. Tente fazer uma pintura mais básica e sem muito detalhamento.

Presépio de Palitos

Uma possibilidade bem divertida para fazer o seu presépio é usar palitos de sorvete para representar os personagens que fazem parte dessa linda história cristã. Com os palitos você pode criar cenas do presépio bidimensionais coladas numa superfície como papel ou isopor. Use canetas marcadoras para dar os traços principais dos personagens de maneira que seja possível compreender a cena que está acontecendo.

Saleiros

Sabia que os saleiros da sua casa podem ser usados para criar os personagens que compõem o presépio? Para isso você só precisa tirar o rótulo ou então pintar com tinta branca aquelas embalagens em que o rótulo é impresso. Depois basta pintar as características principais de cada personagem e dispô-los de uma forma interessante no curral que é o cenário do nascimento de Jesus.

Lego

Quem tem habilidades com as peças de Lego pode aproveitar para fazer um presépio bastante interessante com elas. Não será um processo fácil, mas você pode separar um bom tempo do seu ano para a criação desse presépio moderno e único. O mais importante é representar os personagens de uma maneira que seja possível identifica-los num primeiro olhar.

Deixe um Comentário