Benefícios do Desumidificador de Ambiente

Escrito por on 7 de abril de 2015 in Dicas - Nenhum Comentário -

A desumidificação é importante para evitar os problemas que são causados pela alta umidade relativa em um ambiente. É considerada alta quando ela está próxima a 100% e neste caso, um dos primeiros resultados negativos que podemos observar é a formação de bolor e também a facilidade que as bactérias se propagam.

A alta umidade em ambientes que não possuem bom ventilação geram as bactérias e a formação do bolor, muito normal na cozinha e nos banheiros. Mas, também podem atingir outros cômodos, de acordo com a umidade que se acumula no lugar.

https://www.youtube.com/watch?v=WZH3sGHdFfc

As pessoas e as plantas também ajudam a aumentar o nível de umidade nos ambientes.

O Desumidificador de Ambientes

Uma das maneiras mais eficientes de desumidificar o ambiente é fazendo uso de um desumidificador. Um aparelho que consegue controlar a umidade do ambiente, e em consequência, evita os problemas que o ambiente úmido pode causar, como a ferrugem, a corrosão e as paredes úmidas.

A umidade pode destruir uma série de objetos, dependendo do material, o que pode ser evitado com o uso de um desumidificador. Você pode conservar, graças a ele, documentos, papéis, livros, quadros, roupas de couro ou de pele, instrumentos de precisão, aparelhos eletrônicos, material fotográfico e até mesmo fotos impressas, móveis e muito mais. Todos objetos que são facilmente danificados pelo mofo, que em um ambiente úmido, se espalha rapidamente.

Não é somente o controle da umidade e conseguir deixar os objetos ilesos ao mofo que um desumidificador serve, graças ao aparelho, o ambiente fica com o ar melhor, mais leve e equilibrado.

Como Funcionam os Aparelhos de Desumidificador

O desumidificador de ar serve para controlar a umidade em ambientes fechados, em um grau considerável, que é de 40% e 60%. Se trata de um processo de condensação através do processo de resfriamento.

Quando a umidade do ar está acima de 65%, a vida das bactérias e dos fungos fica bem mais fácil. Se torna um bom ambiente para que eles se desenvolvam, proliferem.

Um dado curioso e que demonstra o quanto é importante ter um desumidificador em casa é a quantidade de doenças alérgicas que são provocadas pela umidade em excesso e a presença de micro ácaros ambientais, nesta condição. Asma, e renite são algumas das doenças alérgicas que o homem sofre por conta da presença dessas bactérias.

O ideal é que os ambientes passem sempre por um processo de desumidificação.

Você Sabe o Que é Umidade Relativa do Ar?

A umidade relativa do ar, que ouvimos muito falar durante a previsão do tempo e sentimos os efeitos do excesso da umidade, quando começa a mofar tudo dentro de água, nada mais é do que a quantidade de água que está no ar. Porém, não é simplesmente a quantidade de água no ar, mas ela comparada a quantidae que o ar pode reter. Isto é, quando essa quantidade de água supera o que o ar é capaz de suportar.

Como Funciona a Desumidificação do Ar

A quantidade de água no ar em forma de vapor é variável e essa variação acontece de acordo com a temperatura.

O aparelho de desumidificador de ambiente funciona da seguinte forma: o vapor d’água que está no ambiente entra em contato com a parte fria interna do aparelho, que é uma serpentina; um ventilador interno leva o ar úmido através da parte superior frio e transforma o vapor em gotas, na parte de trás tem um lugar para acolher os pingos.

Como trabalha o desumidificador de ambiente, de três maneiras diferentes: contínuo, seco e extra-seco. São três ciclos que variam de acordo com a umidade relativa desejada para o ambiente, que pode ficar entre 50% a 60% quando está no extrasseco, como opção, chegando a 50% é o sistema contínuo, quando é necessário chegar ao máximo da desumidificação.

O aparelho trabalha atingindo o ciclo e reiniciando cada vez que chega no ponto desejado. Isso é possível porque o aparelho tem um umidostato que liga e desliga sozinho de acordo com o que foi programado.

Observe as Características Que Devem Ter os Desumidificadores

  • É necessário que o aparelho seja capaz de desligar automaticamente quando ele atingir o máximo do nível de água do reservatório. Para isso, ele deve ter uma luz indicando que atingiu o ponto máximo.
  • Para manter a umidade no nível desejado, o aparelho deve ter um umidistato automático.
  • O aparelho deve ser de preferência aquecedor e desumidificador.
  • Os desumidificadores de boa qualidade possuem ventiladores silenciosos e compressores também.
  • Quanto mais fácil de usar os controles e acessíveis, melhor para o consumidor.
  • É importante que o aparelho seja fácil de limpar.
  • Os com roda e conexão com tubo de drenagem são melhores. Assim como é indicado que a carcaça seja resistente à ferrugem.

Características Que Têm Mais Importância

  • Para o bom funcionamento do aparelho de desumidificação, ele deverá ficar distante da parede com 20 centímetros.
  • Não é recomendado que o desumidificador de ambiente fique em um canto da sala e próximo a grandes móveis. Quando o desumidificador estiver funcionando, mantenha as janelas e as portas fechadas.
  • Nos primeiros dias de uso é recomendado que o umidistato fica em extrasseco, é o momento para retirada da umidade das paredes e móveis, que já se encontram úmidos. Em seguida, é só ajustar o aparelho as necessidades da sua casa e do ambiente em que ele ficará.
  • Sempre antes de esvaziar o recipiente de água, lembre-se de desligar o aparelho da tomada. É um modo de não correr risco de tomar um choque.
  • As temperaturas ideias para o funcionamento dos desumidificadores são em torno de 21 graus. Se ficarem abaixo de 18 graus, se corre o risco de formar gelo. Caso isso venha acontecer, não se preocupe, desligue o aparelho e espere que o gelo se desfaça. Depois é só ligar novamente.
  • É normal que com a condensação da água, a temperatura do ar que está próximo do aparelho fique mais alta. Significa que o aparelho está funcionando. Caso o contrário, verificar se o aparelho está com algum problema.

Deixe um Comentário