Como Acabar Com O Cheiro do Mofo

Escrito por on 16 de setembro de 2013 in Dicas - Nenhum Comentário -

O mofo é uma daquelas coisas que provoca estresse em qualquer pessoa. Ele começa bem devagar na parede, nos armários, nas gavetas e quando percebemos já tomaram praticamente a casa. E não se trata de um inimigo oculto, pelo contrário, ele se faz ver e sentir, pois o cheiro do mofo é horrível e para pessoas alérgicas, praticamente um veneno.

Várias coisas podem contribuir para “invasão” do mofo a uma casa e a principal delas é a umidade. Na região Sudeste, pelo tipo de clima e as chuvas constantes, o mofo acaba sendo uma realidade em muitas casas. O ideal para tentar se proteger do problema é manter os ambientes sempre arejados e que o sol bata neles com frequência. Sem isso, o mofo só se espalha mais rápido.

Como Retirar Cheiro de Mofo

Como Retirar Cheiro de Mofo

Como já foi dito, não se trata de um “inimigo silêncio”, o mofo logo da sinais da sua presença. Normalmente, percebemos que a pintura está ficando manchada, no caso dos móveis eles ganham uma tonalidade esbranquiçada e as roupas que estão no guarda-roupa ganham um cheiro não muito agradável, ou melhor, nada suportável.

Os arquitetos alertam que o mofo chega com a umidade, com as chuvas constantes, mas depois o que faz com que ele se prolifere é o quanto quente e úmido é o ambiente. Duas condições que para o mofo são excelentes. Neste caso, para evitar o problema só mesmo abrindo a janela todos os dias para deixar o ar circular. E nem pense em fechar tudo durante o inverno para deixar a casa quentinha. Você estará criando um lugar propício para a proliferação do mofo.

Imagem de Amostra do You Tube

O Mofo Nas Paredes de Casa

As infiltrações podem gerar problemas que culmina com o mofo pela casa. A melhor maneira de evitar o problema é fazendo revisão nas coberturas das áreas de fora da casa e no teto. Na primeira rachadura identificada, considere que você poderá ter problemas com infiltrações, que poderão gerar mofo, quando não resolvidas logo.

Outro hábito inocente que pode acabar provocando a umidade que o mofo gosta dentro de casa é o banho quente demais. O vapor da água no banheiro acaba produzindo o acúmulo de umidade. O mesmo pode acontecer na cozinha quando cozinhamos sem usar o depurador de ar ou com a janela aberta.

Dicas Para Acabar Com O Cheiro E O “Efeito” Mofo

Nos dois casos, tanto no banheiro com o banho quente, quanto na cozinha com o vapor das panelas, é possível que o efeito umidade crie rachaduras, e claro, o indesejado mofo. Quanto antes, o problema for resolvido, mas simples é de ter tudo no lugar com menos.

Se não dá para resolver o problema imediatamente, um modo de remediar o problema mofo é retirando de casa tudo aquilo que pode fazer com que ele se prolifere ainda mais rápido: cortinas e tapetes. Além de evitar ao máximo, levantar mais poeira dentro de casa. Ambos causariam uma forte rinite alérgica.

Na presença do mofo, uma boa receita caseira para neutralizá-lo é passando vinagre porque ele contém ácido acético, que ajuda no combate contra os fungos.

Livre - Se

Livre – Se

Uma outra maneira de conter a proliferação do mofo ou de evitá-lo, é não colocando móveis encostados na parede. Para que circule o ar, a distância entre parede e mobília deve ser de pelo menos 5 centímetros. Se você tiver armários embutidos, o único jeito de manter a “regra” é usando isopor antes de colocar os móveis. Se der para deixar a distância entre armário e parede é sempre melhor.

No caso das paredes, uma boa maneira de fazer sumir o mofo, sempre com uma receita caseira é fazendo uma mistura de partes iguais de água e água sanitária. Lave-as muito bem, esfregando, depois use um pano úmido na água para enxaguá-las e por último seque-as com um pano limpo. Para recolocar os móveis no lugar espere que a parede esteja muito bem seca, de preferência, deixe-a secar com as janelas abertas.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Scabar Com O Cheiro de Mofo Nos Armários

Das paredes para os armários, demora pouco para o mofo se espalhar. O ideal mesmo, no caso do guarda-roupa é que ele tenha em cada uma das partes circulação do ar, e claro, não fique colado na parede. Se ele não tiver, você tem duas alternativas, um produto que pode ser comprado nos supermercados para retirar o mofo. Uma vasilha plástica com um pó que quando se transforma em água é hora de trocá-lo ou espalhar pedaços de giz no armário e de vez em quando trocá-los. Eles também tiram a umidade que provoca o mofo.

Outra maneira de acabar com o cheiro de mofo ou melhor, evitá-lo, é fazer de vez em quando uma faxina no guarda-roupa. Isso mesmo, tirar tudo o que tem dentro e passar um produto para acabar com o mofo, que pode ser encontrado em qualquer supermercado. Depois é só deixar por um 1 hora mais ou menos o guarda-roupa aberto com o ambiente arejado e as roupas já podem ser recolocadas.

Muitas pessoas têm o hábito de colocar as roupas guardadas dentro de plástico para protegê-las, o que pode até salvá-las da poeira, mas não da umidade e do mofo. Nestes dois últimos casos, o fato de abafar o tecido, piora a situação.

Em dias de sol, abra as janelas e deixe as portas do guarda-roupa abertas pelo menos por 15 minutos. E roupas que ficam muito tempo guardadas sem usar, devem ser lavadas.

Tome Nota das Dicas Caseiras Para Acabar Com O Cheiro do Mofo

  • Ferva um litro de vinagre e coloque em seguida dentro do guarda-roupa por 3 horas.
  • Para tirar o mofo de roupas brancas use água sanitária.
  • No caso de roupas coloridas, o suco de limão é a melhor opção para eliminar o mofo.
  • Em roupas de seda ou em tecido sintético, lave as peças com leite e enxague com água quente.
  • Use giz dentro dos armários para tirar a umidade e desaparecer com o cheiro de mofo.
  • Misture água com água sanitária para tirar o cheiro e as manchas de mofo nas paredes.

  • Email

Deixe um Comentário