Como Clarear Panelas: Dicas Para Facilitar A Sua Vida

Escrito por on 31 de julho de 2013 in Dicas - Nenhum Comentário -

Em casa de quem gosta de cozinhar as panelas estão sempre precisando de uma “faxina”. Mesmo quando são lavadas imediatamente depois de terminar de cozinha, ficam limpas, mas vão ficando escuras, perdendo o brilho. Vale ressaltar que estamos falando, neste caso, de panelas de alumínio. E tem um outro detalhe importante, aquelas com o material de baixa qualidade tendem a ficar mais escuras ainda e muito mais rápido de quando são feitas com um de melhor. Porém, independente disso dá para ter uma panela bem limpa e brilhando.

Brilhando

Brilhando

A regra geral para clarear as panelas de alumínio é bem simples e fácil de fazer. Para tirar aquela cor escura que fica no fundo da panela, normalmente, provocada pelo contato com o fogo, coloque água dentro dela e algumas rodelas de limão e deixe ferver. A mesma água você ainda pode usar para clarear outros utensílios do mesmo material.

No caso do alumínio você também pode usar o bom e velho método infalível, sabão e esponja de aço. O único problema é que neste caso será necessário fazer um pouco de força.

Veja Como Limpar Outras Panelas!

A panela de pressão deve ser lavada imediatamente depois de usada para não ficar escura dentro. Neste caso, você não irá clareá-la, mas evitar que ela fique escure. Água quente e sabão fazem a mistura necessária para deixar a sua panela de pressão (em alumínio) clara e brilhando.

No caso da panela de ferro, excelente para preparar alguns pratos, mas é necessário cuidar dela bem, para não estragá-la. Para começar use somente sabão neutro e esponja macia e para que ela não enferruje, seque-a dentro do forno. Depois espere que ela fique fria e complemente a limpeza com uma camada de óleo na panela inteira e retire o excesso com um papel toalha.

Outro tipo de panela que não gosta de esponja áspera é a feita em aço inox, use sempre aquela macia e também sabão neutro, de preferência. Para clarear esse tipo de panela é necessário enchê-la com água quente e mistura o suco de um limão, e mais, acrescente 2 colheres de vinagre branco (de maçã). Para a parte dos fundos da panela, quando ela se queima, encha o utensílio com água até a metade, coloque bastante bicarbonato de sódio e leve ao fogo, deixe ferver e só retire do fogo depois de clarear. Uma alternativa ao bicarbonato de sódio é vinagre (qualquer um) com sal comum.

Imagem de Amostra do You Tube

Para as panelas esmaltadas use também sabão neutro e esponja macia. Normalmente, o problema desse tipo de panela é que elas tendem a ficar amareladas. Para clareá-las, use álcool onde está manchado. Outra “fórmula mágica” para clarear as panelas esmaltadas é usando a mistura: 1 colher de sopa de cloreto de potássio para um litro de água. Misture bem e depois umedeça um pano úmido e aplique na parte amarelada. Ainda para tirar manchas, experimente 600 ml de água para 2 colheres de chá de alvejante ou água sanitária. Mergulhe a panela no líquido por 2 horas e depois enxague. Não deixe o tempo ser superior, isso pode acarretar em problemas na pintura da panela.

As panelas de vidro, ao contrário do que muita gente pensa, também estão sujeitas a manchas escuras. Além de sempre usar esponja macia e detergente neutro para limpá-las, você pode se livrar das manchas usando a seguinte mistura: 1 litro de água para 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Coloque a panela em banho-maria nessa mistura por algumas horas. É importante saber também, que esse tipo de panela não pode ir ao fogo quando não tem nada dentro, isso provoca manchas. Evite.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

No caso da panela de barro o importante é saber que antes de usá-la pela primeira vez é recomendado deixá-la em banho-maria por 20 minutos. A água deve estar bem quente. Troque cada vez que esfriar.

Para limpá-la bem antes de usá-la pela primeira vez, use óleo dentro e fora, depois encha de água e coloque-a dentro do forno por duas horas, que esteja quente  (200ºC).

Para panela de cobre NUNCA use esponja áspera, somente aquela macia. Esponja de aço nem pensar também. Para a limpeza faça a seguinte mistura: vinagre branco de maçã e a mesma quantidade de farinha de trigo. Use essa pasta para limpar a panela com a ajuda de um pano macio. Depois é só lavá-la normalmente usando água quente e secá-la melhor ainda. No caso de manchas, elimine-as passando um limão, que antes de ter sido “mergulhado” no sal comum. Depois é só lavar e secar normalmente.

Já no caso da panela de teflon, o pó de café com uma toalha de papel pode ajudar a eliminar manchas. E não esqueça que esponja áspera ou aquelas de ação estão proibidas. Use somente detergente neutro e esponja macia.

Imagem de Amostra do You Tube

Veja Algumas Soluções Para Sujeira Comum das Panelas

Como queimada na panela: é praticamente impossível encontrar uma pessoa que cozinhe e que nunca tenha passado por isso, comida que queima e acaba sujando a panela, ou até mesmo queimando o utensílio. Para o problema, quando a melhor solução não é jogar fora a panela, é salpicar bicarbonato de sódio e umedecer com água. Deixe pelo menos assim por 4 horas e depois lave.

Para se livrar da comida que grudou na panela: leve-a ao fogo com água e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe ferver por pelo menos 30 minutos e depois lave-a normalmente.

Para deixar as panelas de alumínio mais bonitas faça você mesma uma pasta para limpeza: 1 sabão em pedra na cor amarela, 3 colheres de sopa de qualquer tipo de vinagre, 11 copos de 250 ml cada um de água.  O primeiro passo para fazer a pasta é ralar o sabão e depois leva-o ao fogo junto com a  água. Quando começar a ferver acrescente o vinagre. Quando tiver formado um líquido, o seu produto está pronto. Conserve potes de plástico para colocar a sua pasta, que depois de fria irá endurecer. Depois é só usar cada vez que quiser limpar as suas panelas de alumínio deixando-as brilhantes.

  • Email

Deixe um Comentário