Como Conservar Diferentes Pães

Escrito por on 26 de fevereiro de 2015 in Dicas - Nenhum Comentário -

Apesar de pão ser apenas pão, há inúmeros tipos deles: Sírio, Francês, Integral, Sem Glúten, de Forma, Caseiro, Com Fibras Extras, Preto, Branco, e por aí segue. Apenas pelos nomes já podemos discernir que não são feitos com os mesmos ingredientes, nem da mesma forma, o tempo de forno também é outro. Portanto, o modo de conservação também varia de um para o outro.

Então, para facilitar a vida daqueles que não querem dispersar seu dinheiro, comprando pães e depois tendo de jogá-los fora logo depois, resolvemos deixar logo abaixo algumas preciosas dicas que podem deixar seu pão conservado por muito mais tempo.

Como Conservar Diferentes Pães

É muito triste cada vez que você chega com fome, vai pegar o pão é vê que o mesmo está estragado. Sem mencionar os pães de forma que vão para o lixo aos pacotes, em diversos casos comemos apenas uma ou outra fatia. Mas há maneiras de reverter essa situação! Você sabia que se fizer o congelamento do pão francês ele ficará igualzinho quando você tira da padaria? É verdade!

Para ajudar a todos que sofrem com os pães estragados, seguem abaixo algumas dicas de conservação para manter a qualidade e durabilidade dos pães.

Como Conservar

Conservando o Pão de Forma

Quando for comprar – Para conservar adequadamente o pão de forma, saiba que o mesmo precisa estar numa gôndola fresca e arejada, separadamente dos produtos para limpeza e demais que tenham fortes odores. Antes de adquirir, observe o prazo de validade e tem mais, nada de comprar os pães e deixá-los por tempo demasiado dentro do carro, já que o automóvel terá alta temperatura e umidade, alterando a durabilidade do pão.

Armazenamento em casa – Jamais coloque o pão sobre a pia, exposto ao sol ou em cima do micro-ondas. Depois de abrir, feche a embalagem muito bem usando o araminho, ou apenas vire várias vezes a embalagem e prenda com alguma coisa, dando até um nó. Outra dica bastante legal é aproveitar as duas fatias que sempre sobram na embalagem, ou seja, as duas pontas, deixando ali para que elas não façam com que as demais ressequem.

Com a Embalagem já Aberta – Salvo uma conservação diferenciada, o tempo médio para consumo desses pães é de 05 dias, sendo possível uma durabilidade maior, sem que o mesmo apresente sinais de bolor. É importante salientar que em muitos casos o bolor está lá, mas não o vemos. Por isso, somente coma o pão se for dentro desse período.

No Freezer – Além da geladeira, o pão também pode armazenado no freezer, em porções exatas de uso. Para isso basta coloca-los em sacos plásticos, que sejam adequados para o freezer, procurar remover o ar, fechar e guardar. No momento de comer, tire as fatias do freezer antes para que possam descongelar, e depois ponha na sanduicheira ou torradeira.

Na Geladeira – É uma hipótese bem legal, pois o pão de forma guardado na geladeira adquire uma durabilidade bem maior, ainda que se torne mais ressacado. É fundamental que a embalagem esteja bem fechada, senão o pão se tornará duro demais.

Pão Francês

Na hora que compra é uma maravilha, a manteiga derretendo naquele pão quente….Mas depois começa o desespero.

O que Fazer com os Pães Sobrados – Para guardá-los adequadamente é só colocá-los num saco de plástico daqueles que tem fechamento próprio. Fazendo assim ele ficará bom para o consumo por mais uns 03 dias. Passando este prazo ele murchará e depois ficará duro, servindo apenas para fazer farinha de rosca.

Deixando o Pão Bom Novamente – Para que o pão volte a ter aquele sabor de antes, basta passar a mão um pouco molhada sobre e depois deixá-lo por alguns minutos no forno (elétrico ou a gás). Você se surpreenderá com o resultado.

Congelando – Assim como o pão de forma, o francês também pode ser congelado, é só colocá-lo num saquinho plástico ou plástico filme e ele ficará bom para o consumo durante 06 meses. Antes de consumir basta deixar descongelar em temperatura ambiente e depois colocá-lo no forno.

Conservando o Pão Caseiro

Caso vá comê-lo no dia em que foi feito, basta deixá-lo num lugar limpo e seco e coberto com um painho, ou se quiser, ponha os pães num saquinho de papel ou numa folha de alumínio, assim ele não ficará ressecado. Ao contrário do que se pensa, não coloque os pães em sacos plásticos, pois ele se tornará úmido e esponjoso, perdendo muito do sabor e da consistência.

Congelando – Esse pão também pode ser congelado, é só dividir os pacotinhos em porções, colocar em sacos plásticos, e retirar o ar antes de levar ao freezer. A duração aproximada da conservação é de dois meses. Assim que for comer, aguarde o descongelamento em temperatura ambiente e, para aquecer, leve ao forno quente por alguns minutos.

Informações Legais

  • Os pães fabricados a partir do uso de farinha integral ou ainda outras que contenham coloração escura têm maior durabilidade.
  • Foi à padaria e teve a sorte de conseguir pão quentinho? Deixe o saquinho aberto para que os pães mantenham sua crocância, caso contrário, o vapor irá deixar os pães úmidos e moles.
  • Antes de congelar os pães não se esqueça de anotar no saquinho a data do congelamento e o tipo de pão que está ali.
  • Ponha os pães iguais com os iguais, jamais misture pães diferentes, cada um em seu recipiente. Existem diversas opiniões quando se fala em embalagens para guardar o pão, ainda que seja mais interessante você experimentar aquela que adapta melhor ao tipo de pão que costuma guardar.

Regras Para Manusear:

Deixe os pães para sanduiche guardados em sua própria embalagem.

Faça o mesmo quanto aos pães de forma, não os remova de sua embalagem original, já que ela foi feita especialmente para armazenar esse tipo de pão.

Deixe o pão feito em casa num saco de papel, assim eles se manterão mais frescos e crocantes e não correrão o risco de embolorar da noite para o dia.

Use papel alumínio para proteger as pontas dos pães que foram assados recentemente. Ainda que vá deixá-lo num saco de papel, ele terá menos chances de ficar duro.

Deixe um Comentário