Como Limpar Pisos e Azulejos

Escrito por on 30 de outubro de 2013 in Dicas - Nenhum Comentário -

Talvez a limpeza de pisos e azulejos deva ser mais difícil em toda a casa. Os azulejos são vítimas de gordura, mofo e tudo o mais, e não basta apenas passar água e sabão, pois a sujeira que grudou teima em não sair.

Como Limpar Pisos e Azulejos

Para ajudar a retirar toda a sujeira dos pisos e azulejos, e também o encardido dos rejuntes há diversas formas, dentre elas está uma bem prática:

-Faça uma mistura contendo um pouco de pasta mousse de bicarbonato de sódio e pó clareador de pisos e roupas, em partes iguais e misture com um pouco d’água.

Limpar Azulejos

Ela atua como um potente removedor e clareador de manchas dos pisos e azulejos, sem que se precise juntar ácido ou cloro. Se quiser, ponha um pouco do pó clareador também em seu detergente preferido, aquele que você usar para lavar os banheiros e a cozinha.

Espalhe nos rejuntes e azulejos a mistura e aguarde por 10 minutos, até que ela possa agir. Assim que terminar o tempo, esfregue os pisos e azulejos usando uma vassoura com pelo, porém, se o rejunte ainda estiver bastante encardido, faça uso de uma escova de cerdas mais duras. Caso ainda fique alguma sujeira, repita todo o processo.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Eliminar A Sujeira Mais Difícil do Azulejo

  • -Para piso e azulejo pode se lavar tudo usando um bom removedor de sujeira, há diversas opções de produto disponíveis no mercado, porém, é preciso dissolvê-lo em água, usando a proporção de uma tampa de removedor para três de água.
  • -Passe a mistura em todo o azulejo, usando para isso um pedaço de estopa ou pano velho.
  • -Se ainda precisar de uma limpeza extra, utilize um limpador caseiro, para isso, veja a receita:
  • ¼ de xícara de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ xícara de chá de vinagre do tipo branco
  • ½ xícara de chá de amônia (tome cuidado com o cheiro forte)
  • -Misture tudo em um recipiente e coloque em um borrifador, use isso para limpar os azulejos.
  • -Ao misturar os itens acima, use luvas de borracha para prevenir alergia e não deixe o rosto muito próximo ao frasco, senão correrá o risco de passar mal. Isso porque a mistura contém amônio, que é um produto muito forte. É melhor também deixar a mistura longe das crianças de e animais domésticos.
  • -Enxágue bem o azulejo depois que aplicar o produto de limpeza, caso contrário a mistura continuará agindo e poderá estragar todo o local.

Dica: lembre-se que para deixar os seus azulejos sempre limpos, sem ter que recorrer à limpeza pesada, é fundamental que se crie o hábito de limpá-los  toda a semana, em conjunto com a limpeza normal do banheiro.

Além disso, quanto mais demorar para remover a gordura e a sujeira acumuladas no ambiente, mais complicado ficará o trabalho.

Dicas Para Manter Limpos Os Azulejos

Limpe os azulejos ao menos uma vez durante a semana é o melhor para quem quer deixa-los sempre brilhantes.

A receita mais simples para conseguir fazer a faxina certa, é a seguinte:

-Detergente com cloro: elimina toda a gordura contida nos azulejos sujos, proporciona maior brilho e faz a limpeza dos rejuntes que tenham mofo.

-Limpa limo: há diversas opções de produto no mercado que promovem essa condição.

Portanto, escolha sua marca preferida e aplique diretamente nos rejuntes para poder retirar tudo o que tiver de mofo.

Aguarde agir conforme o tempo sugerido pelo fabricante e logo depois faça o enxague.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

-Limpeza a Vapor: o melhor é usar o vapor exalado durante o banho quente para fazer a limpeza dos azulejos. O calor do vapor faz com que a sujeira fique mais fácil de ser removida.

-Limpeza com Cloro: esse produto é perfeito para fazer a limpeza dos cantinhos do azulejo.
Use um esfregão para remover a sujeira das áreas maiores e ainda uma escova de dentes para limpar bem os cantinhos.

-Selantes ou Impermeabilizante: ele faz com que o mofo não grude nos rejuntes.
Para aplicar deve ser usada as instruções de acordo com a embalagem. Há marcas próprias para esse uso, quase sempre disponíveis em casas de materiais de construção.

Quando for colocar no azulejo o produto, faça uso de uma esponja: sempre optando pelo lado macio e não pelo áspero, senão correrá o risco de riscar o azulejo.

Imagem de Amostra do You Tube

Limpeza dos Azulejos e do Banheiro: O Que Não Se Deve Fazer

Sempre que se faz a limpeza da sujeira devemos ficar atentos à aplicação do produto de maneira que, não fique danificado ou manchado.

Além disso, utilizar produtos que sejam abrasivos, especialmente palhas de aço ou ainda produtos que contenham substâncias como ácido, são demasiadamente perigosos para a saúde e, certamente irão estragar o azulejo.

Não se esqueça de ler sempre as instruções da embalagem dos produtos e ainda seguir o modo de usar. Caso tenha algum tipo de dúvida, ligue para o SAC do fabricante e esclareça.

Lembre-se sempre de manter o banheiro muito bem ventilado, especialmente depois do banho, esse procedimento é fundamental para que o bolor e o mofo não se instalem nas paredes.

Abra as portas e janelas para fazer com que o sol entre em todos os ambientes úmidos da casa, assim você evitará que o bolor se instale e ainda ajudará na manutenção da saúde da família.

Conservação e Limpeza dos Rejuntes

Para remover a sujeira mais incrustada, ou seja, aquela coisa encardida e feia que se instalou no rejunte, a primeira coisa a se fazer é tentar raspá-la, porém, deve-se ter muito cuidado para não estragar o azulejo. Para isso pode usar uma espátula, daquelas próprias para massa corrida, ou ainda uma escova de dente mais dura.

Antes de tentar raspar o mofo do rejunte, passe um pouco de limpador multiuso, preferencialmente daquele que possui ação antimofo, desengordurante e desinfetante. Aguarde alguns minutos para começar a agir e depois comece a remover a sujeira.

Enquanto o produto começa a agir no piso e no azulejo, vá limpando o Box do banheiro, para isso você irá precisar de uma esponja macia de um bom desengordurante. Aplique com a esponja nele todo, enxague com bastante água e seque com um pano limpo, sem deixar farpas.

  • Email

Deixe um Comentário