Como Organizar Quarto de Costura

Escrito por on 8 de agosto de 2013 in Dicas - Nenhum Comentário -

Você tem a sorte de ter um cantinho da sua casa só para fazer as suas costuras? Perfeito, não? Porém, nem sempre dá para colocar tudo em ordem e você se sente um pouco perdida entre linhas, botões e tecido? É bem normal que seja assim. Todo ambiente de trabalho precisa de organização, mas nem sempre conseguimos mantê-la quando temos que realizar alguma tarefa. Mas, nem tudo está perdido, dá para organizar o quarto de costura e com um pouco de disciplina mantê-lo arrumado sempre, mesmo quando tem muito serviço para ser feito. E não estamos falando de mágica, simplesmente de ideias práticas. Veja as dicas!

Quarto de Costura

Quarto de Costura

1- A regra geral par organização seja de qualquer tipo e de qualquer coisa é que cada objeto tenha o seu lugar para ser guardado. É impossível organizar qualquer coisa se não determinamos onde vai ficar o que. Então, esse será o nosso passo número 1.

  • Não precisa comprar potes, faça um bom uso da reciclagem e coloque um pouco da sua criatividade e talento para costurar. Use, por exemplo, potes de margarina ou embalagens de vidro, como de maionese. Caixas de sapatos também podem ser úteis. Enfim, escolha o que você acha melhor para criar os “porta”, porta linhas, porta botões, etc.
  • Cada um dos lugares reservados para guardar algum objeto deve estar devidamente etiquetado, mesmo quando é possível ver o que se tem dentro, como no caso do vidro.
  • No caso dos carretéis de linha, se você tem muitos, pode colocá-los dividindo-os por cor ou tonalidades, escuros e claros, etc. Uma outra ideia é fazer um porta linhas alternativo. Use um pedaço de tábua velho e pregue vários pregos neles, só a ponta do prego, de modo que depois você possa colocar uma linha em cada um. Você pode usar esse suporte perto da máquina deixando as linhas que são mais usadas ou pregá-lo na parede, como um quadro.

  • Num pote ou vidro sem tampa você pode fazer um porta-lápis, aqueles que são usados para fazer os moldes. Também pode ter um específico para as tesouras. Não esqueça de etiquetar tudo. É um modo de saber o que deve ser guardado em cada lugar. A disciplina é essencial para que a organização funcione no início de depois pode acreditar será automático para você.
  • Um “travesseiro” para as agulhas e um outro para os alfinetes, para que fique mais de pegá-los sem espetar a sua mão e você não corra o risco de perdê-los.
  • Para os tecidos, crie prateleiras na parede, é uma forma simples de tê-los à vista e organizados, mas atenção, não sendo um lugar fechado para evitar sujeira, coloque cada um deles dentro de um saco. E claro, coloque uma etiqueta no saco e uma outra na parte de baixo da prateleira para identificar mais rápido. Por exemplo: seda branca 2 metros. Você sabe que naquele saco você tem dobrado 2 metros de seda branca. Quando usar uma parte, não esqueça de trocar a etiqueta.

  • As prateleiras e os sacos identificados também servem para quem costura para fora. Exemplo: brim 3 metros, calça, nome da cliente
  • Se você usa moldes, seria interessante manter uma mesa só para desenhá-los e cortá-los e de preferência que ela tenha uma grande gaveta em baixo para guardá-los. Caso não, mantenha-os dobrados e compre uma pasta de arquivo, coloque dentro de casa um saco e não esqueça de identificar.

2- Agora que cada coisa está no seu lugar, um quarto de costura precisa ter um caderno de anotações, principalmente se é usado para atender clientes. Você precisa anotar nome da cliente, o tecido, o que ela pediu e quando será feita a prova e entregue a roupa.

Imagem de Amostra do You Tube

3- Um quarto de costura é cheio de revistas de moda, afinal de contas, as boas costureiras sabem como ver uma peça e fazê-la exatamente igual. Então, reserve um armário para colocar as suas revistas, de preferência em uma ordem lógica que você possa entender.

Uma outra dica é sinalizar o que você gostou. É muito comum comprar uma revista hoje e ver um vestido, achar lindo e pensar que irá indicar para uma cliente, muitas revistas depois, você não se lembra onde viu aquele vestido.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Então, faça assim, pegou uma revista e notou algo de interessante, marque a página e coloque uma etiqueta na capa da edição. Para ficar mais fácil ainda, crie um caderno guia. Por exemplo: divida as páginas do caderno em vestidos, saias, blusas, etc, todas as peças de roupas. Depois quando você identificar o vestido que gostou, coloque uma etiqueta grande na capa da revista, “12 ano 2013” (escolha o tipo de nomenclatura que acha mais fácil lembrar), volto no seu caderno, na página de vestidos e anote: modelo vermelho com decote revista 12 ano 2013.

4- Além de organizar o quarto de costura também capriche na decoração e distribua os móveis de forma prática e funcional.

  • Lembre-se que é necessário espaço para trabalhar.
  • A máquina de costura deve ficar num lugar arejado, mas que não bata sol e nem tenha uma corrente de ar.
  • É necessário ter uma mesa para desenhar e depois cortar o molde, um tamanho que dê para esticar o papel sem problemas.
  • Se tiver espaço no quarto de costura é muito bom ter um manequim para apoiar a roupa cortada ou quase pronta de fazer ajustes ou marcações.
  • É imprescindível que você tenha uma cadeira confortável para trabalhar e outro ponto importante é a iluminação do quarto de costura, tem que ser excelente para não ser necessário forçar a vista.
Imagem de Amostra do You Tube
  • E não deixe de incrementar o seu quarto de costura com uma decoração fashion, afinal de contas é um lugar onde peças de roupas são criadas. Coloque quadros de ícones da moda ou mande fazer quadros com capas de revistas antigas. Incremente o assento da cadeira com almofadas de retalhos e coloque sua criatividade e costura onde puder, como por exemplo, fazendo capas para as tampas dos potes.
  • Por último, lembre-se de escolher um piso prático para limpar e tenha sempre cestas de lixo perto da máquina para jogar fora os retalhos.

  • Email

Deixe um Comentário