Como Passar Por um Racionamento de Água

Escrito por on 7 de maio de 2015 in Dicas - Nenhum Comentário -

A maior cidade do país, São Paulo, vem enfrentando sérios problemas no que diz respeito a água. Com os reservatórios que abastecessem boa parte do estado quase vazios está cada vez mais próximo o dia em que será necessário conviver mais diretamente com o racionamento de água. Muitos paulistas já enfrentam uma fase complicada em que falta água para as atividades mais básicas.

Ao que tudo indica o problema ainda ficará ainda intenso e o racionamento vai ter que ser maior. Infelizmente essa realidade de racionamento iminente não diz respeito somente a São Paulo e sim a várias grandes cidades do Brasil como o Rio de Janeiro. Pensando nisso elaboramos algumas dicas de como passar por um racionamento de água.

Coleta de Água em Cisterna Subterrânea e Poço Artesiano

Muitas pessoas têm passado pelos momentos difíceis do racionamento graças a coleta de água subterrânea. Diversos prédios contam poços artesianos ou então condomínios que tem investido em cisternas subterrâneas que fazem a coleta da água da chuva que já tem um sistema de tratamento interno. Pode ser interessante pesquisar mais sobre esses dois sistemas que podem ajudar a ter água mesmo nos momentos mais difíceis.

Cisterna – Faça a Sua

Pelo o que acompanhamos nos jornais mesmo quando chove intensamente ainda não acontece o enchimento dos reservatórios já que normalmente não chove no lugar certo. Uma forma de não perder a água da chuva é ter a sua própria cisterna, além de ser bem mais simples do que parece não é necessário fazer um buraco no quintal.

Para quem mora em apartamento a dica é comprar um tonel de plástico numa loja de itens de construção e então posicionar embaixo da calha do telhado. Quem gostou da ideia e quer saber com mais detalhes como fazer a sua cisterna pode conferir o site do Movimento Cisterna Já em https://pt.m.wikiversity.org/wiki/Cisterna_J%C3%A1.

Transformando Ar em Água

Já existe uma máquina que consegue converter ar em água, contudo, já avisamos que ainda é uma opção que custa caro. O nome dessa máquina quase milagrosa é Wateair e tem a capacidade de produzir até 30 litros de água por dia, no entanto, pode custar em torno de R$ 7 mil. Essa máquina pode representar uma boa opção para escolas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Reduza os Banhos

O brasileiro é um dos povos que mais toma banho no mundo, de acordo com os cientistas tomamos mais banho do que o necessário já que um banho a cada dois ou três dias bastaria. Claro que é bem melhor tomar banho todos os dias, mas nesse período de racionamento podemos não ter escolha.

Os cientistas ainda vão além e dizem que tomando tantos banhos a nossa pele tende a ficar ressecada e perder bactérias boas que atuam na nossa proteção. Se for necessário tomar banho a cada dois ou três dias é interessante contar com desodorantes com proteção 48h além de perfumes. Obviamente pessoas que vão trabalhar ou estudar fora de casa devem tentar tomar banho todos os dias.

Chuveiro Sustentável

Se você não gostou da ideia de ter que ficar sem tomar banho talvez goste da possibilidade de montar um chuveiro sustentável. Para isso você precisará ter um galão, um pedaço de mangueira de chuveiro e uma torneira que pode ser aquelas de bebedouro. Também será necessário contar com um suporte para colocar o seu galão de água acima da sua cabeça. O melhor é montar esse protótipo de chuveiro no box do seu banheiro.

Shampoo Seco

O que parece ser uma dica de produto de beleza é na verdade uma ótima dica para economizar água. O seu cabelo pode ficar com um aspecto limpo e bonito mesmo sem precisar lavar todo dia. O shampoo seco é um produto que depois de aplicado no cabelo absorve a oleosidade das madeixas conferindo um aspecto limpo para os fios.

Contudo, preste atenção que o produto apenas faz com que pareça que o cabelo está limpo, para que ele esteja limpo de verdade é necessário lavar da maneira convencional. Pode ajudar nos dias em que não tem muita água para lavar o cabelo.

Água da Pia Para Descarga

Para aproveitar a água da pia que você usa para lavar as mãos e escovar os dentes você pode colocar um balde debaixo da pia e então desmontar o sifão de maneira a armazenar essa água. Depois disso é só jogar essa água na privada quando for necessário dar descarga. A pressão que a água em grande quantidade faz se encarregará do trabalho.

Privada a Seco

Esse tipo de privada ainda é vista com muito preconceito, mas na verdade a privada a seco é uma excelente alternativa para economizar em torno de 6 litros de água por descarga. Saiba que essa privada já está substituindo a privada convencional na casa de muitas famílias no mundo todo. Infelizmente ainda é difícil encontrar essa opção aqui no Brasil.

Limpando o Chão com Água de Reuso

Grande parte das pessoas já se envolveu em alguma polêmica com os vizinhos por causa da água usada para limpar o chão. Para evitar confusão você pode usar água de reuso para essa tarefa. Uma alterativa é criar uma cisterna com a água de reuso, para isso você pode ligar o cano da água que sai da sua máquina de lavar num galão. Algumas pessoas tem usado essa ideia para lavar o carro.

Guarde Água Corretamente

Armazenar água é fundamental nesses tempos de racionamento, no entanto, é necessário saber como armazenar corretamente essa água uma vez que ela apodrece. O apodrecimento da água ocorre pelo fato de que se acumula matéria orgânica no seu volume que acaba se decompondo e assim se a água não é armazenada nas condições certas acaba ficando podre.

O armazenamento correto consiste em conservar a água fechada num local que seja limpo e no qual não haja luz. A dica é preferir que os recipientes sejam feitos de materiais como vidro, fibra de vidro ou mesmo concreto tratado.

Deixe um Comentário