Como Ter Gatos em Apartamento

Escrito por on 29 de abril de 2015 in Dicas - Nenhum Comentário -

Quem escolhe ter um gato como animal de estimação pode listar inúmeros motivos para essa escolha. O gato é um animal silencioso, que fica bem sozinho já que é independente, limpo e organizado. Com todos esses predicados os gatos são muitas vezes os escolhidos para viver em apartamentos com pessoas que desejam a companhia de um pet.

Já faz algum tempo que o homem tem dado preferência a viver em apartamentos devido ao crescimento das cidades e da necessidade de que mais pessoas possam viver nos espaços urbanos. Os gatos se destacam dentre todas as opções de animais para apartamentos por suas características peculiares de comportamento.

Vida de Gato em Apartamento

Quem tem ou já teve um gato sabe que o espaço do apartamento não é um fator limitante para esses bichanos uma vez que eles podem se esconder dentro de armários, estantes e até debaixo da pia. Contudo, é exatamente nesse ponto que mora o perigo uma vez que gatos se parecem com crianças no que diz respeito às precauções que devemos tomar com pequenos objetos para evitar acidentes.

Pensando nisso vamos te dar algumas dicas de como preparar o seu apartamento para receber o seu gato sem que haja nenhum risco para ele. Elaboramos um verdadeiro manual da vida do gato no apartamento, o que fazer, com o que ter cuidado enfim dicas mais do que assertivas.

Raça Certa?

Um dos grandes mitos que cerca a vida dos felinos é que existem raças que são mais indicadas para ter em apartamentos. Saiba que não existe uma raça de gato que seja mais indicada, o mais importante é a forma como o dono trata o bichano para que ele se adapte ao ambiente doméstico.

Quantidade de Comida e Obesidade

A nutrição dos gatos que vivem em apartamento deve ser diferenciada. Fique atento ainda ao fato de que o bichano precisa gastar a energia que fica acumulada. Para isso pode ser interessante contar com brinquedos que não deixem que o pequeno fique entediado. Um gato morar num apartamento não é o que define que ele será obeso, o que o tornará obeso é não se exercitar tanto quanto deveria. Assim como uma pessoa que come demais e não se exercita o gato pode ficar com sobrepeso.

Atenção a Segurança

Por natureza o gato é um animal caçador que está sempre em busca de novos desafios. Porém, num apartamento os gatos estão suscetíveis a sofrer acidentes graves, eles podem, por exemplo, pular de uma janela alta. Para evitar esse risco é recomendado usar uma tela na janela independente do andar em que se more. Essas telas são baratas e podem salvar a vida do seu gatinho.

Dois Gatos?

Quem esperou muito tempo para ter o seu gato pode ter a tentação de já começar com mais de um gato no seu apartamento. Nesse ponto devemos esclarecer que dois gatos que começam a conviver desde pequenos juntos tem mais facilidade para se adaptar um ao outro e podem se tornar bons companheiros. Gatos que começam a conviver depois de adultos podem ter mais dificuldades no início, fique atento nos primeiros dias para ver como se desenrola essa fase de estranhamento.

Atenção as Vacinas e Consultas

Independente do fato do seu gato sair de casa ou não é necessário que as vacinas estejam todas em dia. Saiba que o contato do dono com outro gato que esteja doente pode ameaçar o seu gatinho. Tenha o hábito de levar o seu gato ao veterinário com frequência, assim você saberá que ele está bem.

Unha de Gato

Um gato que fica no apartamento não precisa ter unhas grandes para se defender ou para conseguir escalar. Quando o bichano doméstico tem unhas compridas pode acabar se enroscando em móveis, por exemplo. Com o tempo o gato pode achar necessário afiar as suas unhas e isso nunca é bom.

O dono deve sempre ficar atento ao tamanho das unhas do seu gatinho. Uma dica é que existem tesouras próprias para cortar as unhas do gato. Preste atenção especial a parte rósea das unhas do seu gatinho já que essa é a parte em que estão as veias, jamais se deve machucar essa parte. Pode valer a pena ir ao petshop para o corte da unha.

Brinquedo de Gato e Arranhadores

Quando o dono não dá um arranhador para o seu gato deve esperar que o bichano vai encontrar um objeto para esse fim com grande facilidade. Pode ser o seu sofá, por exemplo, ou um móvel de madeira. Para evitar esse tipo de incidente desagradável é bom colocar o arranhador num local visível no qual ele sempre passe.

Em relação aos brinquedos de gatos é interessante dizer que os bichanos gostam de coisas simples. Você está livre para comprar uma bolinha cara e moderna no petshop, mas pode também simplesmente amassar uma bolinha de papel, dar a ele rolos de papel higiênico entre outras coisas.

Cama de Gato

O gato tem um gosto parecido com o do homem para cama, ou seja, gosta de lugares que sejam limpos e macios. Se você deixar o seu gato dormir na sua cama isso pode acabar se tornando um hábito para o bichano. A cama do seu gatinho pode ser feita com uma caixa de papelão que tenha as paredes baixas e que seja forrada com um cobertor que seja macio de preferência. Você também pode comprar uma caminha no petshop.

Banho de Gato

Os gatos são animais bastante limpos e higiênicos que precisam de bem poucos banhos por ano. Para esses bichanos o hábito de se limpar sozinhos é instintivo, mas mesmo assim os banhos são indicados para aqueles períodos em que são feitas as trocas de pelo.

Isso ajuda a fazer com que os gatos tenham bem vivo na mente o que é uma limpeza realmente efetiva. Um banho a cada dois meses é o mais indicado para os seus gatos, tenha cuidado para que não entre água nas orelhas do gato. Acostume o seu gato com os banhos desde filhote.

Deixe um Comentário