Dicas de Como Tirar o Excesso de Sal dos Alimentos

Escrito por on 4 de dezembro de 2012 in Dicas - Nenhum Comentário -

Cozinhar por prazer é uma tarefa delegada a poucos privilegiados, a maioria de nós, homens e mulheres, se vê obrigada a enfrentar o fogão todos os dias e a criar pratos diferentes, temperos variados e combinações estranhas para fugir do trivial arroz, feijão e bife. Não que a combinação não seja boa, ao contrário, é perfeita tanto do ponto nutricional quanto da facilidade, porém, todos os dias cansa.

Então, criar receitinhas legais, seja para agradar a família ou simplesmente para ter uma refeição diferente e charmosa é perfeitamente viável, o problema é que nem sempre essa aventura termina bem, especialmente quando se erra na quantidade sal. Quando você erra o sal dos alimentos, o que faz?

Errou na Mão ?

Errou na Mão ?

O Consumo Excessivo de Sal

O sal que costumamos consumir todos os dias é também chamado de Cloreto de Sódio e o problema em seu consumo excessivo está justamente no sódio e não no cloreto. O sal de mesa tem aproximadamente 40 de sódio em sua composição, mas não está presente somente na preparação de nossos pratos caseiros, se apresentando também nos industrializados como queijos, pães, enlatados, frios, bolachas, macarrão instantâneo e outros.

O alto consumo de sal é extremamente prejudicial à saúde humana, especialmente quando o indivíduo já passou de certa idade e possui, além de outros problemas, a alteração de pressão arterial, chamada de Pressão Alta. O sal ajuda a fazer o acúmulo de líquido no corpo, e aumenta seu volume, com isso há um aumento da pressão, ou seja, da capacidade de circulação ou bombeamento de sangue no organismo, causando dificuldade para chegar até ao coração. Isso, em longo prazo pode causa o AVC, ou Acidente Vascular Cerebral, o popular derrame, com também infarto e problemas renais.

Quem tem problemas de pressão alta não pode exagerar no consumo de alimentos industrializados, pois o excesso de sódio pode vir camuflado na preparação dos mesmos, causando diversos desconfortos. Por isso, é sempre prudente verificar a quantidade de sódio em cada alimento, que está presente no rótulo dos produtos. Além disso, a redução de apenas três gramas de sal no consumo do dia a dia no período da adolescência pode reduzir de forma significativa o risco de derrames e doenças cardíacas na idade adulta.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Cozinhar Sem Muito Sal

Diminuir a quantidade de sal usada no preparo das refeições, de modo algum é sinônimo de comida insossa e sem graça, ao contrário, estimula a criatividade na cozinha. Mas para que isso ocorra, o ideal é fazer uso das diversas ervas saborosas e aromáticas, para trazer uma delicadeza a mais aos pratos.  As ervas mais usadas pelos cozinheiros são: orégano, alecrim, sálvia, estragão, manjericão, cebolinha e salsinha.

Dicas Para Tirar o Excesso de Sal dos Alimentos

Sal demais no feijão: Você temperou o feijão e percebeu que o salgou demais, e caso tenha de colocar mais água ele ficará aguado e sem graça. Para salvar o seu almoço basta colocar alguns pedaços grandes de batata sem casca na panela e deixar cozinhar por alguns minutos. Desta forma, as batatas assimilarão grande parte do sal da preparação, e esta dica não serve apenas para o feijão, mas para todos os pratos que são ensopados.

Bacalhau perfeito: Toda a vez que você come bacalhau em restaurantes e casa e amigos fica sempre se perguntando: como eles fazem para deixar o peixe assim, tão saboroso e nada salgado? Então, o segredo está no ato de dessalgar o produto, e para isso, é preciso ter muita paciência. O passo a passo consiste em colocar o bacalhau em uma bacia, cobri-lo de água e deixar na geladeira. De duas em duas horas você pega a vasilha, joga toda a água fora e volta na geladeira e faz isso durante várias vezes ao dia, até que ele perca totalmente o sal. Depois disso, você pode seguir com a preparação normal e terá a mesa um bacalhau extremamente saboroso e sem excesso de sal.

Imagem de Amostra do You Tube

Errou a mão no sal (1): Outra dica para retirar o excesso de sal da preparação de qualquer alimento é pingar algumas gotas de limão no prato e deixar que ferva um pouco mais, se estiver meio sem água você acrescenta mais um pouco e pronto, salvou seu jantar.

Errou a mão no sal (2): Ainda há outra dica bem legal para tirar o sal, acrescente ao prato uma colher de café de açúcar e outra de vinagre, isso também pode salvar seu dia.

Errou a mão no sal (3): Se você estiver cozinhando para muita gente, por exemplo, fazendo uma bela feijoada, retire a panela do fogo, e coloque uma colher de sopa dentro dela. Então, deixe repousar durante alguns segundo e volte a panela ao fogo para terminar a preparação.

Errou a mão no sal (4): Caso você esteja fazendo algum prato ensopado e não queira usar a dica da batata, outra que vamos passar agora pode até parecer estranha, mas é perfeitamente aceitável. Tampe a panela onde está o ensopado e sobre esta coloque um tanto de sal em forma de círculo. Deixe o preparo ferver, deste modo, o sal que foi colocado em cima absorverá toda a umidade do prato e juntamente com ela virá o excesso de sal.

Dicas Para Controlar o Consumo de Sal

- Não acrescente sal em alimentos já preparados, como aqueles que compramos prontos em padarias e também aos industrializados.

- Não deixe o saleiro à mesa, isso faz com que você coloque sal demais na comida.

- Evite o consumo de alimentos em conserva e enlatados como azeitona, picles, palmito, patê, aspargos, entre outros.

- Opte pelos alimentos frescos e deixe de lado os processados.

Fique de Olho

Fique de Olho

- Mesmo que pareça inofensivo, prefira não usar o glutamato monossódico, que é frequentemente usado em sopas prontas, no tempero do macarrão instantâneo e em outras preparações.

- Prefira sempre a ricota sem sal ou queijo branco a outros tipos de queijo mais salgados, como provolone, mussarela ou outros.

- Evite salgadinhos que acrescentam sal como aperitivos, especialmente amendoim, batata frita, e vários outros, que apesar de muito gostosos não fazem bem à saúde.

- Não consuma embutidos demais, eles são fabricados com alto teor de sódio, causando problemas em quem tem pressão alta.

  • Email

Deixe um Comentário