Dicas para Alugar Imóvel Para Temporada

Escrito por on 7 de maio de 2015 in Dicas - Nenhum Comentário -

O processo que compreende o aluguel de uma casa ou apartamento somente para temporada é bastante diverso de apenas fazer uma reserva em num hotel. Há dificuldades e facilidades nesse quesito e a maior delas, facilidade, é a vantagem de poder conversar diretamente com o dono do imóvel e variavelmente com a imobiliária responsável.

Quando se trata logo com o proprietário, o e seu conhecimento que o mesmo tem com o imóvel é muito maior do que quando se conversa com um funcionário de um hotel. Esse quesito faz com que se possa escolher o imóvel que melhor se enquadre às necessidades de sua família.

Muitas vezes, quando se faz um primeiro contato através da internet, o dono do imóvel pode vir a demorar a responder o formulário, mas não é sinal de desespero. Por isso, tenha bastante paciência, e sempre envie diversos formulários, procurando seguir todas as dicas que apontaremos logo abaixo para fazer a reserva de um imóvel somente para temporada.

É importante que se contate várias casas, na cidade que pretenda ficar, para temporada, sempre levando em consideração o preço, a localização e as vantagens do imóvel, tais como: número de banheiros, utensílios disponibilizados, número de quartos, piscina e muito mais. Bem sabemos que os preços de imóveis podem ser convidativos, mas a estrutura do local deve ser a prioridade, especialmente pelo conforto oferecido.

Quando for pesquisar imóveis através da internet, basta clicar nos botões para ver a localização dos mesmos, e as fotos que indicam como eles estão conservados. Sempre que for preencher o formulário para contato, não se esqueça de colocar todos os dados mais importantes, como telefone e e-mail, assim o retorno do proprietário será mais eficaz.

Dicas Fundamentais

A primeira coisa a se fazer é enviar solicitação de informação para todos os proprietários de imóveis que esteja interessado. Com isso você terá um leque de opções maior, podendo escolher com mais tranquilidade aquele que corresponde às necessidades previstas.

Para que você possa conseguir uma resposta mais facilitada do dono do imóvel que pretende locar, procure no usar nos contatos o email pessoal e não o usado no trabalho, visto que as caixas de mensagens das empresas geralmente possuem filtros anti-spam e o contato do proprietário não chegará.

Reservas do imóvel

Para conseguir aprovar sua reserva para a temporada é comum que os proprietários de imóveis ou imobiliárias, solicitarem um depósito para a reserva do imóvel, o que pode variar entre 10 a 50% do valor total da locação. Sendo que há determinados itens que possuem relação com o negócio, como taxas adicionais, manutenção, danos, uso do telefone, e todos esses podem ser negociados e estar constando obrigatoriamente do contrato escrito, nada de deixar para ver isso depois, são detalhes que podem vir a fazer toda a diferença.

Pode ocorrer de o proprietário solicitar um depósito caução, que precisa ser devolvido em sua totalidade ao locatário assim que acabar o período de locação. Veja com o locador quais são os termos descritos nesse depósito de segurança e como será realizada a devolução do mesmo.

Lembrando que todas as formas de pagamento da locação do imóvel variam bastante conforme a vontade do proprietário. Não deixe de negociar tudo da maneira mais clara possível antes de efetuar qualquer tipo de transferência de valor.

Leia Atentamente o Contrato

O dono da casa ou apartamento para temporada ou ainda o responsável pelo mesmo deve remeter ao interessado um contrato próprio para a locação do imóvel, e o mesmo deve conter as datas de entrada e saída, formas de pagamento, regras especificas que estejam voltadas para os animais de estimação, bem como aquelas destinadas à utilização do condomínio, e ainda às pertinentes à devolução ou cancelamento da negociação e demais condições.

Por isso, antes de assinar o contrato e fechar o negócio, não se deixe levar pela empolgação do momento, faça a revisão pormenorizada do contrato de locação e, se não compreender alguma cláusula, consulte um advogado de sua confiança.

Depois de efetuado o negócio, arquive em pasta própria todos os documentos ligados à locação, como dados do proprietário, recibos e tudo o mais. Desta forma, se precisar, terá tudo em mãos.

A Finalização Pelo Pagamento

Cumpra com o pagamento previsto conforme a vontade do proprietário do imóvel, segundo o contrato que fora assinado, senão correrá o risco de o depósito ou reserva feita anteriormente.
Caso tencione viajar para fora do Brasil, também poderá ser solicitada uma transferência de valor. O proprietário do imóvel lhe fornecerá as instruções necessárias para completar a transferência de valor, cujos componentes mais importantes são: número da conta no exterior, bem como número da agência ou banco e endereço do mesmo. A instituição financeira do locador irá precisar de todos esses dados para conseguir fazer a transferência de valores.

Solicite Informações Para Antes de Entrar no Imóvel

O responsável pelo imóvel ou seu proprietário da temporada, pode sugerir conselhos para a viagem, o que incluirá os melhores aeroportos, opções variadas de transporte e locação de veículos. As autorizações para estacionamento privativo e demais solicitações especiais deverão estar constando do contrato de locação e também inclusas nas instruções para a chegada ao local.

O Proprietário Ainda Deverá Fornecer:

Instruções de como o locatário precisa fazer para chegar ao imóvel, assim como os códigos para acesso aos portões e demais detalhes de segurança. As chaves também devem ser disponibilizadas, juntamente com instruções de onde deve ser usada cada uma delas.

Também é preciso que se tenha a mão o endereço e telefone de alguém que fique responsável, para responder a possíveis emergências, durante as 24 horas do dia, e os sete dias da semana, pois, imprevistos podem sim acontecer.

Antes da Chegada

  • Não se esqueça de perguntar ao proprietário se é necessário levar roupas de cama, mesa e banho, já que muitos imóveis não fornecem tais itens.
  • Tenha em mãos o endereço completo do imóvel
  • Leve junto com seus documentos as informações pertinentes ao proprietário.
  • Da mesma maneira, tenha consigo os códigos para entrada no imóvel e as chaves de acesso a todos os cômodos.

Deixe um Comentário