Dicas para Comprar Online e Economizar

Escrito por on 7 de maio de 2015 in Dicas - Nenhum Comentário -

Hoje em dia, comprar na internet virou a primeira opção de muita gente. Com a correria do dia-a-dia, muitas vezes não temos tempo de ir até uma loja para comprar algo. Comprar em lojas online é muito mais prático e, dependendo do local de entrega, os produtos chegam em poucos dias.

Há algum tempo, as compras online eram, em muitos casos, inviáveis, por conta do valor do frete. Acabava que era mais barato comprar em lojas físicas. Porém, grande parte das grandes lojas virtuais passou a fazer parceria com transportadoras, o que faz com que o frete fique bem mais em conta do que se fosse o Correio responsável pela entrega.

Os Preços das Lojas Online

Muitas famosas redes de lojas brasileiras hoje contam com a sua versão online. Experimente ir até uma loja física e verificar os preços de alguns produtos, depois olhe no site da mesma loja e notará a diferença. Um ou outro produto pode estar sendo vendido pelo mesmo preço, mas é muito difícil encontrar algo na loja física mais barato do que na virtual.

A explicação para esse diferença de preços pode ter relação com o fato de que, no site, você faz as suas compras sozinho e não é atendido por um funcionário. Já no caso das lojas físicas há funcionários, o que implica em uma série de gastos embutidos.

O Medo de Comprar Online

É normal que muitas pessoas tenham medo do desconhecido. As pessoas mais velhas, que não costumam navegar na internet, são as que mais têm receio de comprar algo online. É importante que todos saibam que comprar na internet é sim muito seguro, basta confiar na loja certa.

O ideal é contar com a ajuda de uma pessoa de confiança e que esteja acostumada a acessar a internet, essa pessoa poderá ajudar, tanto na escolha dos produtos, quanto na hora de efetuar a compra.

E Se o Produto Der Defeito?

Um medo bastante comum entre aquelas pessoas que nunca fizeram compras em sites é o de o produto comprado estragar. A verdade é que é muito mais prático e rápido entrar em contato direto com a marca do produto do que levar até a uma loja física para que eles o façam.

Supondo que uma televisão da marca Sony comprada em um site deu algum tipo de defeito. O que o consumidor precisa fazer é procurar no folheto que veio junto com o produto (ou no site da marca), se há alguma assistência técnica autorizada na sua cidade. Se houver, basta levar o aparelho ao local com a nota fiscal.

Nos casos em que não há uma assistência técnica autorizada na cidade em questão, deve-se entrar em contato com a marca pelo telefone de Atendimento ao Consumidor e verificar qual o procedimento daquela empresa. Algumas fornecem um código para que o produto seja enviado pelos Correios ou o responsável pela Assistência Técnica da cidade mais próxima vai pessoalmente buscar. Tudo sem custa algum para o consumidor.

Os direitos do consumidor que compram em lojas online são os mesmo do que os de lojas físicas. A marca tem 30 dias para consertar o aparelho com defeito ou dar um novo. Terminando esse prazo sem nenhuma solução, o cliente tem direito a receber o seu dinheiro de volta.

Como Encontrar Lojas Confiáveis?

Basicamente, todas as lojas grandes e conhecidas por todo o Brasil são de confiança. Claro que uma ou outra reclamação sempre acaba acontecendo, mas se você quiser ter a certeza de que está comprando em uma loja realmente segura, fala uma busca no site Reclame Aqui.

Devemos adiantar que é muito difícil encontrar uma loja que não tenha pelo menos uma ocorrência. Mas saiba que isso é normal, o que deve ser observada é a reputação da empresa e a quantidade de reclamações comparada com a quantidade das que foram solucionadas.

Como Encontrar o Melhor Preço em Lojas Online?

Se você não tem tempo de ir pessoalmente, de loja em loja, para pesquisar os preços de determinado produto, vai gostar muito de saber que na internet essa busca pode ser feita com apenas alguns cliques.

Existem sites especializados em ajudar o consumidor a encontrar os melhores preços. Alguns dos mais conhecidos são: Buscapé, Zoom, Já Cotei, Bond Faro, Shopping UOL, etc.

Basta entrar em um desses sites, digitar o nome do produto desejado na busca e analisar os resultados. Esses sites mostram as lojas que vendem esse produto e os preços. Ao encontrar o melhor preço, clique na opção para ir para a loja. Lembre-se de, se for uma loja que você não conhece, verificar a reputação no Reclame Aqui.

Como Conseguir Descontos em Lojas Online?

Os preços das lojas online já são bastante convidativos, entretanto, em muitos casos é possível encontrar preços ainda melhores, com os chamados Cupons de Desconto. Não são todos os sites que oferecem a opção de usar cupons, mas geralmente os mais famosos oferecem.

Ao clicar em comprar o produto, vá até o “Carrinhos de Comprar” e observe se há algum item chamado “Inserir Cupom”. Se houver, você poderá procurar por cupons no Google. Basta digitar na busca: Cupom de desconto NOME DA LOJA.

Existem vários sites destinados apenas para fornecer cupons de desconto para os consumidores. Os códigos são geralmente formados por uma sequência de letras e números. Vá testando até encontrar um que esteja disponível.

É importante ressaltar que nem sempre será possível conseguir descontos dessa forma. Mas não custa nada tentar, certo? Todo mundo gosta de economizar e a internet oferece a possibilidade de pagar menos de uma forma bem prática.

Lojas Online Confiáveis

Confira, a seguir, algumas sugestões de lojas online que são confiáveis e oferecem produtos por preços convidativos.

Netshoes e Centauro: Artigos esportivos (tênis, roupas, acessórios para a prática de esporte, etc)

Magazine Luiza, Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas, Submarino, Ricardo Eletro, entre outras: Essas são versões online de diversas lojas de departamentos. Nelas é possível encontrar produtos de diversas categorias, como: móveis, eletrodomésticos, cosméticos, utilidades domésticas, etc.

Deixe um Comentário