Dicas Para Cuidar das Roupas do Bebê

Escrito por on 17 de junho de 2015 in Dicas - Nenhum Comentário -

Ter um bebê é algo que muda de maneira definitiva a vida de uma mulher e com certeza se tem o desejo de fazer sempre mais e melhor pelo seu filho. Um dos itens que merecem toda a atenção com certeza são as roupinhas do pequeno. Algumas dúvidas cercam as mamães de primeira viagem, questões como tirar manchas das roupas sem usar produtos químicos, a necessidade ou não de passar as roupas a ferro, como guardar as peças enfim pequenas questões do dia a dia.

Para te ajudar a cuidar da melhor forma das roupas do seu bebê vamos dar algumas dicas abaixo. Confira e encontre as respostas para as suas dúvidas e até mesmo para perguntas que nem mesmo tinha se feito ainda. O cuidado com as roupinhas do bebê é importante para garantir o seu conforto e saúde.

Cuidado com Alergias

Os adultos em geral gostam de comprar roupas e já estrear, não é mesmo? Com as crianças essa ansiedade pode não dar bons resultados. Os bebês tem uma pele muito sensível que pode se irritar facilmente no contato com roupas novas que tragam agentes perigosos.

A dica é sempre lavar as peças antes do primeiro uso e também entre um uso e outro. Não é um exagero esse cuidado, pois nunca sabemos o que pode desencadear um processo alérgico no pequeno e o estoque das lojas não são os lugares mais limpos do mundo.

Dicas de Como Lavar as Roupinhas do Bebê

As roupas do bebê devem ser lavadas separadamente das roupas das demais pessoas da família. Essa separação se deve ao fato de que os produtos usados não devem ser os mesmos e também ao fato de que as roupas dos adultos podem contaminar de alguma forma as roupas do pequeno.

Em relação a produtos mais indicados para lavar as roupas dos bebês podemos citar sabão neutro, específico para roupas de crianças ou então sabão de coco. Não use amaciante, pois muitas crianças tem tendência a desenvolver dermatite e o amaciante pode ser um fator desencadeador do problema devido ao seu perfume ou mesmo pela sua composição química.

Fuja do Sabão em Pó

O sabão em pó não é uma boa opção para lavar as roupas de bebê porque é uma substância alcalina – possui o pH maior do que 7 – e não neutra. Esse produto pode deixar alguns resíduos com pH alto nas roupinhas e causar irritação na pele sensível dos pequenos. O melhor é usar o sabão líquido indicado para roupas delicadas, além disso, tenha atenção especial para o correto enxágue.

Dicas Para Tirar Manchas

Os produtos antimanchas disponíveis no mercado não são boas opções uma vez que também possuem pH alto sendo alcalinos. Sabemos que é comum que as roupas de bebê fiquem manchadas de papinhas e afins no dia a dia, mas é necessário ter muito cuidado para remover essas manchas. O melhor é enxaguar bem a roupa e no caso de a mancha não sair use vinagre ou vinho branco como removedor de manchas no último enxágue.

Jamais use água sanitária, se não houver outro jeito é importante enxaguar bem a peça depois. Para que as manchas não se tornem difíceis de remover a dica é assim que a criança se sujar você remover o excesso. Deixar para limpar uma peça manchada no dia seguinte complica a remoção da mesma já que a sujeira penetra na fibra grudando no tecido. Quando se remove o excesso de sujeira na hora com água é mais fácil evitar que se crie uma mancha que não sai.

Precisa Passar a Ferro?

Passar as peças a ferro é fundamental tanto pela ação do calor que elimina possíveis agentes indesejados como pelo fato de ser a oportunidade de verificar novamente se as peças ficaram realmente bem limpas. Deixar secar ao sol também é indicado para ajudar a deixar as roupas mais limpinhas e seguras.

É interessante que você estenda as roupinhas sempre no sol forte para que sequem completamente evitando que fiquem úmidos por muito tempo. Nos dias nublados a secadora é uma opção, mas se for possível secar sempre ao sol é melhor.

Perfume na Roupinha de Bebê

A dica é evitar o uso de perfumes na roupa de bebê, pois a sua composição química pode acabar desencadeando alergias na criança. Em algumas situações é possível usar um perfume de forma não agressiva para o seu pequeno. Os perfumes em geral são levemente ácidos, contudo, os infantis não costumam trazer problemas para o bebê.

Tecidos das Roupinhas de Bebê

O tecido mais indicado para roupas de bebê é o algodão, evite escolher roupas de tecido sintético. Peças sintéticas impedem a transpiração e isso pode causar brotoejas no seu bebê. O algodão é um tecido que permite a pele respirar sem problemas.

Como Guardar as Roupas do Bebê

Antes de guardar as roupinhas do bebê é importante lavá-las bem, depois disso embale-as em sacos a vácuo de forma que fiquem bem protegidas. Ao tomar esses cuidados você garante a limpeza das roupas por até dois anos. A organização também é um ponto importante a considerar na hora de guardar as roupas do pequeno.

Quando for arrumar as gavetas fique atento para a praticidade, ou seja, deixe na primeira gaveta as peças que são mais usadas no dia a dia como fraldas, por exemplo. A segunda gaveta pode ter conjuntos de roupinhas combinadas para o uso no cotidiano. Selecione as peças de acordo com a estação e temperaturas do momento. Dessa forma quando for pegar a roupinha para sair a mãe já tem uma opção de conjunto pronto.

As mães de meninas podem facilitar o dia a dia mantendo os vestidos pendurados em cabides o que torna mais fácil de visualizar e encontrar a peça desejada. A última gaveta deve ficar para guardar itens como roupa de cama. O ideal é que nas primeiras gavetas fiquem os itens mais usados no dia a dia e nas gavetas de baixo os itens que mesmo sendo importantes não são trocados todos os dias.

 

Deixe um Comentário