Dicas Para Negociar o Valor do Imóvel

Escrito por on 1 de dezembro de 2014 in Dicas - Nenhum Comentário -

Comprar um imóvel é uma decisão muito séria na vida de uma pessoa e essa decisão deve ser tomada pensando em todos os prós e contras da transação. Há algum tempo o país passou por um grande boom imobiliário o que fez com que os preços dos imóveis subissem consideravelmente. Com esse aumento dos preços médios se tornou cada vez mais difícil comprar a tão sonhada casa própria.

https://www.youtube.com/watch?v=mQ2fhQiEKd0

Uma forma de tentar driblar essa dificuldade é saber negociar o valor do imóvel e para te ajudar nessa tarefa que não é muito fácil vamos dar algumas dicas. Aprenda a como negociar e tenha a possibilidade de pagar menos na aquisição do seu imóvel dos sonhos.

Desconto de Até 5%

Já começamos com uma boa notícia para quem deseja comprar um imóvel, os proprietários em geral começam com preços mais elevados do que realmente esperam receber. Os descontos pedidos podem ser de até 5% diante da oferta, sendo assim você tem uma boa margem de negociação. Tudo depende de saber manobrar essa vantagem ao seu favor.

Outros Fatores

Claro que o preço é um dos principais fatores a serem levados em conta quando se deseja comprar um imóvel. No entanto, ele não é o único fator que você deve considerar na hora de fechar o negócio. O consumidor não pode ficar preso somente ao preço do imóvel, mas também a coisas como a localização, qualidade da planta, lazer e também a credibilidade da construtora que irá realizar o projeto. Saiba que em geral os produtos que apresentam uma equilibrada combinação desses fatores representam bons negócios.

Como Negociar o Valor do Imóvel

Contraproposta

A primeira dica é pedir logo de início um desconto de no mínimo 5% do valor que está sendo pedido pelo vendedor. Saiba que o proprietário já espera receber essa contraproposta. O momento é mais do que propício para fazer essa contraproposta, aproveite para fazer a negociação.

Existe um grande volume de empreendimentos lançados e tem muitos proprietários que estão prontos para abrir mão dos seus lucros com o objetivo de capitalizar os seus investimentos. Muitos desses proprietários tem aceitado um lucro menor do que aquele que teria no passado.

Pagamento à Vista – Poder de Barganha

Um dos principais argumentos que alguém pode usar na hora de pedir um desconto ao vendedor é pagar a vista. Uma pessoa que tem dinheiro para fazer o pagamento à vista em dinheiro poderá negociar melhor os descontos com o proprietário. Os descontos mais palpáveis são aqueles concedidos a pessoas que pagam à vista e não precisam fazer um financiamento. Quanto mais se pode dar de entrada maior se torna o poder de negociar.

Não Pague com Imóvel

Uma prática que é até comum, mas que não é muito boa é oferecer outro imóvel como forma de pagamento do bem que se pretende comprar. Quando uma pessoa faz isso perde a oportunidade de pedir um bom desconto. Pois, pense da seguinte forma pode ser que o imóvel tenha o seu preço depreciado e assim se perca dinheiro nessa negociação. O mais indicado é vender o imóvel e com o dinheiro da venda comprar o outro imóvel à vista com um pedido de desconto.

Reforma

Antes de selar o negócio é interessante pedir que um especialista do setor de construção faça uma avaliação do imóvel que irá ser adquirido para saber se existem problemas que precisarão ser resolvidos como manutenção, por exemplo. Se isso acontecer o comprador poderá pedir que haja uma redução de preço do imóvel uma vez que irá ter gastos no futuro.

No caso de o imóvel a ser adquirido ser usado e precisar de alguma reforma poderá ser pedido um desconto de em torno de 5%. No caso de se perceber que o imóvel está com algum problema mais sério é possível pedir um desconto ainda maior.

Preço Justo

Uma coisa importante de se saber é que somente através de uma pesquisa bastante ampla o comprador irá ter certeza de que está pagando um preço justo pela habitação. Em geral o imóvel que tem valores acima do valor de mercado tem uma margem para ser negociado. Já aquele que possui preços de acordo com o mercado não permite uma grande negociação.

O interessado deverá pesquisar os imóveis mais vendidos na região em que pretende adquirir o imóvel e que sejam semelhantes ao que procura. No caso de o preço deles ter sido menor do que aquele anunciado isso pode funcionar como um bom argumento para abater o valor.

Analise a Pressa

Informe-se a respeito da pressa que o proprietário tem para vender o imóvel, pois quanto mais rápido ele desejar se ver livre do imóvel mais desconto será possível obter. Estamos num momento do mercado em que muitos estão investindo e precisam fazer a capitalização dos lucros para que possam fazer novos investimentos e assim se torna mais fácil negociar. Tem casos de pessoas que conseguiram descontos de até 20% em imóveis na cidade de São Paulo, por exemplo.

Cuidado Com Falsas Liquidações

Há algum tempo as grandes construtoras vem anunciando descontos de até 30% para que possam se ver livre dos estoques de imóveis. É bem importante ter cuidado com essas falsas liquidações de imóveis que vem sendo divulgadas. As ofertas objetivam chamar a atenção do cliente que está por fora do mercado como se estivessem oferecendo descontos incríveis, mas na verdade apenas estão oferecendo a queda de preços que ocorreu no mercado.

A grande estratégia de aumentar e depois diminuir serve apenas para pegar os mais desavisados fazendo com que os estoques sejam vendidos por preços mais elevados. Pode ser bem importante pesquisar e saber quando um desconto realmente vale a pena ou quando apenas é um movimento natural do mercado e o preço que está sendo oferecido é o preço justo e não o preço com desconto.

Informação é Tudo

A melhor maneira de estar pronto para uma boa negociação é ter uma boa informação a respeito do mercado imobiliário, sendo assim não deixe de ficar por dentro de todos os movimentos de mercado.

Deixe um Comentário