Dicas Para Pendurar Roupas

Escrito por on 29 de janeiro de 2015 in Dicas - Nenhum Comentário -

Uma das principais atividades domésticas do dia a dia é lavar e secar a roupa, certo? Será que você está pendurando as suas roupas corretamente no varal? Saiba que existem formas práticas de pendurar as suas roupas no varal que facilitam a secagem e que evitam aquelas terríveis marcas dos prendedores ou mesmo que as suas roupas fiquem com um visual desleixado depois de secas.

Pendurar as peças corretamente no varal ajuda a manter as formas e as cores das suas roupas, também facilita na hora de passar as peças. Uma primeira dica diz respeito a observar se o varal está limpo para evitar manchas e sujeiras depois de lavar as roupas. Na hora de escolher os prendedores prefira aqueles de plástico que estejam em bom estado. Confira explicações de como pendurar as suas roupas corretamente no varal.

Pendurando Calça Jeans

Uma das peças mais comuns e que todo mundo é uma das que precisam de alguns cuidados. Comece virando a peça para o seu lado avesso, pois isso ajudará a que os bolsos sequem bem.

Pendure a peça pelas pernas no varal, assim ela secará mais rápido e se o sol estiver batendo forte não irá desbotar uma área de grande evidência. Se o seu varal fica numa região com ventos muito fortes use um prendedor de plástico em cada perna.

Pendurando Saia

No caso de saias a peça deve ser pendurada pela sua parte de cima, para fixá-la no varal use dois prendedores nas laterais. O grande segredo está em dobrar quatro dedos do cós para pendurar a saia. Jamais pendure saias dobrando-as ao meio já que conforme o tempo de sacagem passa o tecido vai ficando com vincos.

Pendurando Blusa de Alcinhas

Uma das peças que mais preocupa na hora de pendurar, pois muitas pessoas já ficaram com peças ‘desbeiçadas’ devido a pendurar incorretamente. Se você pendura uma blusa desse tipo pelas suas alcinhas faz com que o peso da água vá deformando a peça enquanto ele seca já que a tensiona pelas suas tiras. A melhor forma de pendurar esse tipo de roupa é pela barra.

Pendurando Blusas Femininas

Um dos principais dramas em relação a pendurar blusas femininas no varal é que muitas delas acabam ficando com marcas dos pregadores. Exatamente por isso a dica é pendurar as blusas mais delicadas em cabides antes de colocá-las no varal. Tenha atenção especial com peças de gaze de algodão, seda, cetim ou que tenham aplicações como bordados, pedras e termocolantes. Esse tipo de peça deve secar no cabide.

Porém, até para colocar no cabide tem um truque, você deverá passar o utensílio por baixo da peça e não pela sua gola para não correr o risco de danificar a parte de cima da peça. Se achar necessário você pode fixar o gancho do cabide no varal usando um prendedor de roupas.

Pendurando Camisa

Outro tipo de peça que deve ser pendurada em cabides no seu varal é a camisa, isso porque dessa forma são evitados vincos. Além disso, pendurando em cabides você faz com que a peça fique mais fácil de passar.

Não precisa abotoar todos os botões, fechando somente o primeiro você já deixa a camisa bem presa ao cabide. Observe que é importante distribuir adequadamente os ombros da camisa sobre o cabide para que ela não se deforme.

Pendurando Blusas de Malha

Na hora de colocar peças de malha, cashmere e lã para secar é importante ter bastante atenção uma vez que elas deformam com extrema facilidade. Pensando nisso o mais indicado é colocar essas peças para secar sobre uma superfície horizontal. Pode um varal de chão, por exemplo. O mais importante é que haja uma boa ventilação no local em que as peças forem colocadas para secar.

Uma forma de dar mais sustentação para que a peça seque é dispor uma toalha sobre as hastes do varal sempre com cuidado para que a superfície fique mais homogênea. Fazendo isso você evita que a blusa escorregue pela superfície. Fique atento para ajeitar o corpo da peça bem como as suas mangas sobre a toalha garantindo que a sua blusa não fique deformada.

Pendurando Camiseta

As camisetas podem ser deformadas com grande facilidade quando penduradas no varal. Uma dica para evitar deformações é pendurar as peças com a gola voltada para baixo. Outro cuidado importante é colocar os dois prendedores em pontos mais centrais da sua camiseta e não nas pontas. Dobre cerca de quatro dedos da barra para colocar os pregadores.

Pendurando Vestido

Os vestidos devem ser pendurados em cabide porque tem facilidade para deformar quando colocados no varal além de correr o risco de ficar com marcas de pregador. Uma coisa legal de dizer é que os vestidos quando dispostos nos cabides secam mais rapidamente.

A exceção é para peças de jérsei que quando são penduradas para secar em cabides podem acabar ficando deformadas. Nesse caso a dica é colocar o vestido para secar da mesma maneira que indicamos para as blusas de malha, basicamente acomode o vestido sobre uma toalha e coloque sobre o varal.

Pendurando Peças Íntimas

As peças mais delicadas que se tem que colocar para secar, saiba que tem três formas de pendurar calcinhas e cuecas no varal. A primeira delas é prender pelo meio com um pregador o que torna mais fácil pendurar mais peças. A segunda maneira é prender as peças pelo cós. Para fixar o prendedor dobre dois dedos da faixa da cintura da cueca ou calcinha e coloque o prendedor no seu meio. Por fim é possível pendurar as peças íntimas pelo fundo da peça, para isso basta que você dobre e coloque o pregador.

Dica Extra

Uma forma de facilitar a sua vida na hora de passar as roupas é ao retirar as peças lavadas da máquina dar uma leve sacudida nas peças. Ao fazer isso você pendura as peças menos amarrotadas o que faz com que sequem mais rapidamente e ainda deixa mais fácil na hora de passar. Não custa sacudir um pouco as peças antes de pendurar, não é mesmo?

Deixe um Comentário