Dicas Para Reaproveitar Latas de Alimentos

Escrito por on 20 de novembro de 2013 in Dicas - Nenhum Comentário -

O que mais tempos em casa, em tempos modernos, são embalagens vazias de alimentos, especialmente latas, as quais guardam diversos tipos de conservas. Tem as latas de molho de tomate, de ervilha, milho, sardinha e outras mais.

O interessante é que sempre tentamos reaproveitar as latas, mas não sabemos bem como e se você também já pensou nisso, é melhor ler nossa postagem.

Cuidados Básicos Para Reaproveitar As Latas de Alumínio

Se já passou por sua cabeça usar as latas vazias de alimentos para fazer artesanato, saiba que é preciso ter alguns cuidados para não colocar a sua saúde e a de sua família em risco.

Especialistas dizem que as latas que acondicionam alimentos possuem uma espécie de verniz que atua como protetor do alimento, em sua parte interna, sendo o Bisfenol A. De acordo com os mesmos, essa substância está ligada a problemas de saúde, especialmente com o câncer de próstata e mama, além de puberdade precoce, infertilidade, obesidade, diabetes, e ainda problemas cardíacos.

Confira As Dicas

Além disso, se for usar as latas e quiser aquecê-las, saiba que o aquecimento delas faz com que a substância fica mais agregada ao alimento. Por isso, jamais reutilize as latas de alimentos para colocar outros alimentos.

Mas elas podem ser usadas para fazer diversos tipos de artesanato, como aquele que ensinaremos logo abaixo. Aproveite nossas dicas e deixe sua casa muito mais bonita e alegre.

Dicas Para Reaproveitar Latas de Alimentos

Aproveita para reciclar as latas de milho, tomate, ervilha, leite condensado, latas de leite em pó, comida de gato e cachorro, dentre muitas outras para fazer lindos artesanatos.

Por exemplo, uma lata de alumínio vazia e bem limpa, somente forrada com um bonito papel de presente e enfeitada com uma fita pode se transformar numa bela embalagem para colocar algum presente e presentear alguém especial. Se não quiser usar papel de presente, você pode apostar na reciclagem de gravuras de jornais e revistas velhas para fazer composições interessantes e diferentes.

O revestimento ainda pode ser arrematado usando-se papel contact, que deixará o enfeite muito resistente e a pessoa que receberá o presente poderá usar a embalagem como um personalizado porta-treco.         As latas menores podem se transformar em um porta-lápis com um look bem moderno, perfeitos para serem usados como material de escritório.

Outra ideia legal é pegar diversos tamanhos de latas e pregá-las à parede a fim de que se tornem um jardim suspenso com muitas flores, sendo perfeito para lugares muito pequenos, ou, quem sabe, uma bonita e nutritiva horta de temperos.

Para aquelas pessoas que possuam uma habilidade manual maior, as latas de tinta podem acabar se transformando em lindas luminárias para serem colocadas no jardim. O padrão da mesma pode ser feita a partir do uso de martelo e pregos e, no interior se põe a extensão da lâmpada, ou ainda algumas velas para criar um clima romântico e aconchegante.

Apesar de todas as ideias serem excelentes e bastante criativas, nenhuma delas será mais interessante do que aquela descrita abaixo, um porta-toalhas feito com latas de alumínio grande.

Porta-Toalhas de Parede

Latas de alimentos ficam muito bonitas usadas como suporte para diversos utensílios usados na cozinha. Lembre-se de lixar bem a parte de cima das latas, para que ninguém sofra com algum acidente.

Materiais Usados

  • -01 vidro de base acrílica própria para artesanato
  • -01 vidro de Termolina leitosa
  • -01 Primer 7 x 1
  • -01 lata de tinta PVA, própria para artesanato nas seguintes cores: neve, branca, pele, verde-natural, camurça e ainda Hidro laca fosca, preferencialmente da marca Gato Preto
  • -20 metros de viés xadrez com largura de 13 mm na cor vermelha
  • -Rolinho de espuma
  • -Vários pinceis com as seguintes numerações: 484-22, 441-18, 462-2 e 427-12
  • -Cola para tecido
  • -01 lixa dupla
  • -01 metro de tecido floral de algodão
  • -Recorte de MDF com medida aproximada de 43 x 58 cm e com espessura média de 01 cm
  • -Tesoura
  • -06 latas grandes
  • -01 estêncil de rosa
  • -Cola quente com pistola
Porta Toalha de Parede

Porta Toalha de Parede

Passo A Passo

A primeira coisa a se fazer é lavar muito bem as latas e, caso seja necessário, acerte as ranhuras da parte de dentro através de um martelo.

Usando o pincel nº 484-22, passe nas latas duas demãos de primer, e intercale um tempo de secagem entre uma e outra.

Usando o mesmo pincel, passe uma demão de tinta branca e espere secar. Usando ainda o mesmo pincel, dê também uma demão de tinta da cor pele.

Agora, com a ajuda do pincel nº 441-18, passe cola própria para pano no lado avesso do tecido que encapará as latas e cole-o nas mesmas.

Usando o pincel de numeração 427-12 e um pouco de tinta camurça, faça um leve sombreamento no lado do tecido.

Ponha o estêncil em qualquer parte da lateral da lata e, usando o pincel 462-2 e a mesma tinta dê suaves batidas para fazer o preenchimento das aberturas e fazer flores. Remova o estêncil e limpe o mesmo.

Usando o pincel 484-22 e ainda a tinta branca, dê uma pequena iluminada no meio dos recortes das flores. Usando o pincel e a tinta verde, trace folhas nas laterais que formaram as flores.

Para fazer a impermeabilização, usando o pincel 441-18, passe hidro laca fosca em toda a lata. Espere que seque, por mais ou menos 40 minutos.

Passe a cola de pano em um lado do viés e cole na parte de cima da lata, dobrando para dentro para fazer o acabamento. Se precisar, remova o que sobrar do viés usando a tesoura.

Agora, com o pincel 484-22, passe uma demão da base acrílica no MDF, usando o rolo para alisar e igualar, esperando secar por 20 minutos. Também dê uma demão de tinta cor de pele no MDF, aguarde até que seque.

Se precisar, alise o MDF usando a lixa. Usando o rolinho, passe uma demão de hidro laca fosca na placa, espere secar e, com a cola quente, também aplique o viés em toda a lateral do suporte.

Para finalizar, usando martelo e prego ou a furadeira, faça um furo no meio de cada uma das latas já enfeitadas. Com a ajuda do alicate e dos parafusos, faça a fixação das latas na placa já pintada de MDF.

Dica: para colocar o MDF na parede, use a furadeira e também as buchas para mantê-la fixa.

O passo a passo com foto pode ser acessado através do site:

http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/40/#sthash.4d1JU5GO.dpuf

Deixe um Comentário