Guia da Dona de Casa Iniciante

Escrito por on 7 de maio de 2015 in Dicas - Nenhum Comentário -

Cuidar da casa é uma atividade que exige muito esforço e boa vontade, quando uma pessoa resolve morar sozinha ou mesmo começar uma família precisa estar pronta para uma rotina incessante de tarefas como lavar roupa, cozinhar, limpar a casa entre outras. Nem sempre é fácil encontrar a melhor maneira de conduzir essas tarefas que exigem um perfil multitarefa.

Pensando nisso vamos dar algumas dicas sobre como cuidar da casa, seria algo como um guia para a dona de casa iniciante. Confira a seguir essas dicas e não perca mais tempo para garantir muito mais facilidade para as suas tarefas do lar.

Lavando Roupa

Sabão em Pó e Líquido

Sabia que o ideal é ter três tipos de salão em casa? Um sabão em pó ou líquido para lavar as roupas claras, um sabão neutro para lavar as peças escuras e por fim um sabão que seja indicado para lavar as peças delicadas. A regra de ouro na hora de lavar roupa é separar as roupas claras das escuras antes de colocar na máquina.

O Prendedor

O melhor prendedor é aquele de plástico, pois o de madeira vai ficando escuro com o tempo o que pode causar manchas nas suas roupas. O design do prendedor também merece atenção prefira aqueles que parecem mais com clipe de papel.

Lavando Roupas Delicadas

Uma dúvida que faz parte da rotina das pessoas que estão começando a cuidar da casa é se pode colocar blusas finas e lingeries dentro da máquina. Pode, mas essas peças delicadas devem ser colocadas dentro de sacos de tecido. Esses sacos protegem as peças do vaivém da máquina.

Pendurando as Roupas no Varal

Pendurar as roupas da forma correta no varal é essencial para garantir que elas não estraguem e nem fiquem com marcas. As camisetas e vestidos devem ser pendurados usando cabides ou então dobrados pela metade na corda e sem pregador, pois o pregador deixa marcas nas peças.

As camisas devem ser penduradas com cabides para que não fiquem deformadas e nem amassem demais, isso ajuda bastante na hora de passar. Estenda as peças do lado avesso caso estenda em área externa, pois o sol direto pode desbotar a peça. Uma dica muito importante é não colocar roupas para secar na parte de trás da geladeira, pois isso representa risco de incêndio.

Cozinhando

Dicas de Receitas com Ovo

O ovo é um dos alimentos que apresenta mais possibilidades de preparo e a seguir vamos te dar dicas de como prepara-lo cozido, quente, mexido e omelete.

Ovo Cozido

Coloque o ovo numa panela com quantidade de água o bastante para cobri-lo. Leve ao fogo e espere até que a água comece a ferver, depois disso espere 10 minutos e retire o ovo do fogo. Com o ovo cozido você pode fazer um sanduíche com maionese e salsinha picada.

Ovo Quente

Trata-se daquele ovo que tem a gema mole que é ótimo de colher de colher. Para conseguir o seu ovo quente você deve colocar o mesmo na panela e também cobri-lo com água. Espere até que o ovo comece a ferver e conte dois minutos, retire do fogo e depois pegue o ovo com a ajuda de uma colher. Coloque o mesmo num suporte e abra a espécie de tampa que se formou usando uma faca. Para temperar coloque sal.

Ovo Mexido

Para fazermos ovo mexido é necessário colocar dois ou três ovos num recipiente e tempere usando temperos como sal e noz-moscada, tudo depende do seu gosto pessoal. Coloque ainda algumas colheres de leite e usando um garfo misture bem. Adicione uma colher de manteiga numa frigideira e espere que derreta um pouco, por fim jogue a mistura que você fez por cima e deixe o fogo mais baixo. Usando uma colher de pau mexa suavemente e pronto. Você pode servir com pão.

Omelete

Para fazer omelete você deverá colocar numa tigela dois ou três ovos, o tempero fica por conta do seu gosto pessoal, coloque sal ou pimenta-do-reino. Tudo deve ser bem misturado usando um garfo. Aqueça então uma frigideira que seja antiaderente e coloque um fio de óleo ou manteiga.

Jogue a mistura de ovos e abaixe o fogo, não se pode mexer. Feche a frigideira e aguarde até que passem alguns minutos e a sua omelete comece a ficar duro. Depois jogue algumas fatias finas de queijo e azeitonas. Usando uma escumadeira você deverá virar a outra metade em cima do recheio, deixe cozinhando mais um tempo.

Limpando

A seguir vamos focar na limpeza de aparelhos modernos como computadores e celulares, pois todo mundo tem em casa, mas nem todo mundo sabe como limpar da maneira certa e sem estragar.

Limpando o Computador

Para fazer a limpeza do computador você deve começar virando o teclado de cabeça para baixo. Dê batidinhas suaves para que o pó que se acumulou caia, usando um pano que esteja umedecido – com um pouco de água e algum produto multiuso – limpe e moldura da tela sem tocar na mesma e limpe também as teclas. Usando um cotonete você deverá limpar cada cantinho. A limpeza da tela deve ser feita com uma flanela macia e que esteja seca.

Limpeza do Celular

Para limpar celular você deve usar uma flanela seca na tela. As teclas devem ser limpas usando um pano macio que esteja levemente – bem pouco mesmo – umedecido com água e um produto multiuso.

Cuidado com Emaranhados

Uma forma de evitar que se criem emaranhados de fios você pode usar o truque dos prendedores plásticos que servem para agrupar os fios. Você encontra esses prendedores nas lojas especializadas em artigos para a casa. A limpeza da área em que os fios estão pode ser feita com um aspirador portátil.

Uma dica muito importante é que você nunca crie emaranhados e nem faça gambiarras emendando um benjamin no outro. Saiba que isso pode causar um curto-circuito. No caso de precisar de mais espaço para encaixar tomadas compre filtros de linha.

Deixe um Comentário