Ideias de eventos para receber os amigos em casa

Escrito por on 15 de novembro de 2018 in Dicas - Nenhum Comentário -

Receber os amigos em casa pode ser muito agradável. Sobretudo quando nos reunimos com pessoas queridas, que estão sempre presentes em nossas vidas e agregam momentos divertidos com muita descontração.

Existem vários tipos de reuniões e eventos que podem ser realizados em casa, e cada uma dessas ocasiões geralmente necessita de certa organização prévia. Simplicidade e criatividade são elementos essenciais na hora de organizar uma festinha em casa, e não é preciso ser um expert no assunto para ser um bom anfitrião.

Desde a comemoração do aniversário de um ente querido ou da promoção de um amigo especial, uma happy hour após um expediente puxado, ou até mesmo um jantar mais elaborado para receber o chefe, existem diversos tipos de ocasiões para chamar os amigos e curtir dentro de casa.

Eventos para receber a família e os amigos em casa

Eventos para receber os amigos em casa. Foto por Shubhesh Aggarwal/ CC0 1.0

Você pode preparar noites temáticas, por exemplo: mexicana, italiana, japonesa, pizzada ou inspirada em boteco e preparar comes, bebes e decoração de acordo. Outras opções incluem organizar um chá da tarde com as amigas, um churrasco no quintal, uma noite de cinema, separando diversos filmes e muita pipoca, ou ainda reunir os amigos para jogar jogos de tabuleiro.

Para aqueles que são chegados em cartas, outra ideia interessante é fazer uma rodada de poker em casa. Convide seus amigos que são fãs do esporte e prepare o baralho, as fichas, o feltro (caso você não tenha, coloque uma toalha ou um pano verde para cobrir a mesa) e é claro, o bolso.

Você pode encontrar várias ideias e dicas online de como organizar uma partida em casa. É simples, e você ainda pode aprender algumas estratégias novas!

Seja um evento mais simples ou elaborado, é necessário ao menos o mínimo de planejamento prévio e organização da casa, para que nada falte, e nem passe vergonha ou estresse durante. Primeiramente, após ter em mente o tipo de encontro que será realizado, é preciso: pensar na lista de convidados, no cardápio que será servido, na decoração, na playlist de música que vai se adequar melhor etc.

Se você não leva jeito para organização mas está pensando em fazer uma reunião em casa, confira algumas dicas para preparar a casa e receber os amigos.

Uma ideia simples para eventos mais descontraídos é montar uma mesa no canto da sala e dispor petiscos e docinhos, para que os convidados possam se servir à vontade. Caso seja um jantar mais elaborado, capriche na toalha de mesa e no cardápio. Vale perguntar aos convidados as preferências alimentares – e alergias – de cada um, para que a refeição agrade a todos sem maiores problemas. É possível encontrar facilmente online ideias de cardápios simples e deliciosos para se inspirar.

Também é importante verificar se há assentos ou lugares disponíveis para todos. Se não houver e a reunião em questão for mais despojada, a dica é dispor pufes, cadeiras e até almofadas e tapetes pelo ambiente.

Não esqueça! É preciso pensar sempre em locais estratégicos na montagem do ambiente dessa ocasião. Assim, a circulação de pessoas pode ocorrer livremente – essa dica é especialmente válida no caso dos pequeninos. Também retire todos os objetos de valor e delicados, como vasos ou peças de cristal, para evitar riscos de quebrá-los ou de alguém se machucar.

 A música é indispensável, pois proporciona um ambiente mais leve e agradável, então a seleção deve ser escolhida de acordo com o tipo de evento escolhido. Lembre-se de deixá-la, na maioria dos casos, como “ambiente”, isto é,  seu volume não deve ser muito alto. Assim os convidados podem conversar entre si e aproveitar o momento ao mesmo tempo, sem serem atrapalhados.

Amigos aproveitando o espaço

Amigos aproveitando o espaço. Foto por Kelsey Chance/CC0 1.0

A decoração também tem um papel muito importante para deixar o ambiente convidativo. Se a festinha for na parte externa da casa, disponha mesas e cadeiras no local. Banquinhos avulsos também podem ser colocados em locais estratégicos para acomodar uma maior quantidade de pessoas.

Invista em velas, flores, vasos e itens decorativos que ajudam a chamar uma maior atenção e valorizam o ambiente. Você pode utilizar coisas simples que tem em casa, como porta-retratos, luzinhas de natal, e objetos vintage ou de decoração mais charmosos.

Se o evento for dentro de casa, pode ser necessário mudar a disposição dos móveis – como sofás, mesinhas de centro, poltronas e outros – para uma melhor acomodação dos convidados. Você pode também retirar o tapete da sala para evitar acidentes.

Opções é que não faltam para ideias de reuniões práticas que podem ser realizadas para os amigos. A simplicidade, criatividade e planejamento são elementos-chave para realizar um evento de sucesso, sem precisar contratar profissionais para auxiliar na organização e nem gastar muito.

Deixe um Comentário