Tipos de Portas e Janelas

Escrito por on 11 de março de 2013 in Dicas - Nenhum Comentário -

Escolher portas e janelas é uma das escolhas a ser feita da lista de essenciais para a estética de um imóvel. Dependendo o modelo, você pode mostrar na entrada seu estilo de decoração e criar um ambiente rustico, aconchegante, básico, dentre outros estilos comumente usados nas decorações de casa hoje em dia. Logo, ter cuidado com a escolha na compra de portas e janelas é essencial.

Na maior parte das vezes esses dois itens combinam entre si no material usado. Como são produtos relacionados em uma construção, tendem a ser comprados iguais. Hoje em dia os materiais mais comumente usados são madeira e alumínio, mas há alguns outros como ferro, aço, vidro temperado, dentre outros. A madeira já é um material popular e com preços variados, e o alumínio se tornou popular porque não enferruja e é facilmente limpa.

Portas e Janelas

Portas e Janelas

As portas e janelas de madeira seguem um estilo mais rustico, por isso são mais comumente usadas em casas de campo, de praia e em apartamentos com estilo clássico de decoração. Alumínio é um material moderno e seu tom prata é novo na decoração. As pessoas ainda estão aderindo ao uso de portas em alumínio que são mais leves e por isso passam uma sensação maior de insegurança. Contudo, são tão seguras quanto as suas concorrentes. Combinam com paredes claras e podem ser usadas principalmente em casas de praia, pois não oxidam com a maresia.

Portas de Entrada

As portas de entrada são geralmente as usadas na sala ou frente da casa depois de uma varanda. São as portas de recepção de um apartamento, de uma casa de praia ou de um escritório. Estas no geral são fechadas, sem aberturas que não sejam um olho magico e são completas. Devem combinar com o estilo dos demais itens da decoração como paredes e piso.

As portas de entrada podem ser totalmente diferenciadas das demais portas da casa. As portas de quarto, porém, devem seguir o mesmo padrão para seguir o estilo decorativo. Quando escolhidas de madeira no geral são mais robustas, mais largas e mais trabalhadas. As maçanetas são mais firmes e podem ter maçaneta externa ou não, já que é a porta de entrada e algumas pessoas preferem portas que abrem apenas por dentro e com a chave por fora.

Se há um jardim na casa, as portas de entrada já podem ser diferenciadas e não necessariamente apenas uma porta. Uma boa opção são as de fechamento corrido, com duas partes, mais largas, com trabalho em alumínio e vidro. Tais modelos são ótimos porque deixam atravessar a luz solar de um lado a outro, e por isso a casa acaba por ficar mais iluminada.

Modelos mais simples de portas de entrada podem ser feitas de ferro com basculante. Estes são mais usados em portas de saída, mas combinam com um visual rustico, mais antigo, mas também funcional porque você pode abrir as pequenas janelas de cima e ter ar entrando em casa em pequenas rajadas de vento.

Imagem de Amostra do You Tube

Portas de Quintal

Conhecidas como portas para área de serviço, elas não precisam ser bem trabalhadas e podem ser de ferro, alumínio ou madeira mesmo. Podem aproveitar a luz exterior para a casa, sendo de vidros também. Pela segurança, é importante que tenham uma grade externa ou interna com travas, se o quintal for aberto.

Portas de Quarto

No geral são as mesmas usadas em todos os quartos, para manter a uniformidade da casa. Não possuem abertura para visão do ambiente externo, sendo por isso chamadas de ‘completas’. As de madeira são as mais comumente usadas, mas em alumio em casas de praia ou próximo a elas são uma boa pedida pela conservação do material.

Janelas Externas

Devem combinar diretamente com as portas externas para criar uma uniformidade no ambiente. Pela segurança deve abrir para dentro e estarem em grades ou possuírem travas internas. No geral são feitas hoje em vidro fume, pois permite que quem esteja dentro veja quem está fora de dia e quem está fora não veja quem está dentro. Mas com a luz artificial tudo fica visível, por isso persianas são recomendadas.

Janelas Externas

Janelas Externas

Portas externas podem ser de diversos modelos: abrindo dos dois lados, corrediças ficando empilhadas ao abrir e só abrindo parcialmente para um dos lados, com basculantes que limitam a abertura para apenas uma leve inclinação dos vidros e abertura total, abrindo dos dois lados e deixando as portinholas do lado de fora ou de dentro, mais recomendadas para casas de campo ou praia.

Em caso de janelas duplas, sala e externa, devem ter o mesmo material da porta de entrada e mesmo modelo também, para manter a uniformidade de estilo. Não fica legal usar uma porta de ferro e janelas de madeira ou janelas de aço e portas de madeira. São estilos opostos: clássico brigando com moderno. Mantenha a uniformidade na decoração, sobretudo em itens tão visíveis como esses.

Janelas de Quartos

Devem combinar com as portas do quarto em estilo e material. Podem ter combinação de vidro e material não translucido para aproveitar a luz do sol. Neste caso, pode-se pensar em usar persianas para não diminuir a qualidade do sono. Janelas de vidros deixam a luz de o sol entrar e em casos de dias como feriados e fins de semana, você pode pensar em prolongar seu sono e não poder porque o sol está todo dentro de casa. Cortinas ajudam na decoração de casa e ainda são eficientes com este problema. No geral as janelas de quartos devem fechar para dentro ou serem corrediças, principalmente de casas ou apartamentos baixos pela segurança dos moradores.

Imagem de Amostra do You Tube

Onde Comprar Portas e Janelas

Tais itens devem ser comprados em armazéns de construção ou podem ser encomendados a moveleiros e fabricantes diversos. Portas de alumínio podem ser compradas em lojas especificas que trabalham com este material, sendo necessária a medição do espaço e um aguardo de alguns dias. A instalação também é diferenciada dos demais itens, sendo preciso um pouco mais de atenção e mão de obra qualificada.

  • Email

Deixe um Comentário