Como Fazer um Jardim Pequeno e Barato

Escrito por on 16 de janeiro de 2013 in Jardim - Nenhum Comentário -

Enganam-se demais aqueles que pensam que para estar em contato com a natureza é necessário ter grandes áreas verdes em casa, como um quintal imenso, pomar e tudo o mais. Ao contrário, montar um jardim pequeno, no apartamento ou em casa, pode ser uma tarefa muito mais fácil do que se imagina e ainda muito prazerosa também.

Aprenda

Aprenda

Um Jardim Pequeno em Casa – As Dificuldades

Decorar uma casa com um pequeno jardim requer alguns cuidados, mas nada que seja impossível de se fazer, basta ter um pouco de disposição, paciência e logo, logo já estará com um cantinho verde e feliz em sua casa. Certamente, o melhor é que o jardim esteja na área de fora de sua casa, como uma varanda ou um quintal, por exemplo, no entanto, não há nada que impeça que você monte seu jardim dentro de casa mesmo, desde que suas plantas possam ficar a uma distância máxima de dois a três metros da janela, por uma questão de luminosidade.

Atualmente, cada vez mais pessoas pensam em preservar o contato com a natureza e com o belo, e o jardim é perfeito por isso; consegue aliar as duas coisas ao mesmo tempo. Como a rotina nas cidades grandes é muito estressante, ter um cantinho verde é uma forma de fugir de tanto concreto e poluição.

Por isso, cultivar um jardim pequeno, e ainda de forma barata e criativa é perfeito! O problema é que muitos têm vontade de fazê-lo, mas acham que aquele pequeno espaço não serve, que a casa é muito pequena, e impõem a si mesmos diversos limites. O que não sabem é que a possibilidade existe e é atrás dela que se deve correr.

Imagem de Amostra do You Tube

Um Jardim Pequeno em Casa – As Facilidades

Você pode sim ter um jardim em casa, e para que isso aconteça, basta seguir as dicas que serão apontadas logo abaixo e ainda, se precisar, dar uma pesquisada em floriculturas. Deste modo, você terá aquele espaço tão sonhado para relaxar e entrar em contato com a beleza da natureza.

Dicas Especiais

  • - Primeiramente você deve observar qual espaço terá para fazer o jardim. Observe ainda se no local há boa iluminação natural, se os raios solares chegam até ele, ou se fica mais na sombra, já que essas informações são fundamentais para a escolha das plantas certas para ficarem no jardim.
  • - Você pode delimitar, de acordo com sua vontade, a área onde serão colocados os canteiros, e, se preferir, pode também usar diversos vasos para colocar no lugar, sem sujeira e sem bagunça. Se preferir mesmo usar os vasos, é importante saber escolhê-los anteriormente, para que você possa delimitar a quantidade de vasos que será colocada em seu jardim e quase flores ou plantas serão mais adequadas a seu tamanho.
  • - Sempre prepare a terra diretamente no local onde vai ser feito o vaso, sejam em canteiros ou em vasos, escolhendo sempre que possível a terra escura, por ser mais fértil e produtiva, além de usar um pouco de esterco curtido e ainda outros fertilizantes orgânicos, especialmente a torta de mamona. Lembre-se que quando for colocar a terra nos vasos, ela deve ficar sempre bem fofa e não compactada, para permitir com mais facilidade a passagem da água, levando a uma melhor drenagem do solo.
  • - Caso não tenha as ferramentas apropriadas, você pode encontrá-las em lojas de jardinagem, especialmente kits de jardinagens que já vêm com pazinhas, tesoura de poda, e  ancinhos, para que você tenha as condições mínimas para criar seu próprio jardim.
Faça Em Casa

Faça Em Casa

  • - Como a ideia inicial é de se fazer um jardim a preço barato, você pode procurar diretamente na loja de plantas ou floriculturas, aquelas mais baratas para fazer seu jardim. É também possível conseguir mudas de forma gratuita com amigos e amigas, como em prefeituras, e vizinhos que cultivem seus jardins.
  • - Depois que tiver escolhido suas mudas de plantas, é hora de partir para o plantio. Faça pequenos buracos diretamente na terra e coloque só depois coloque a muda, sempre retirando o plástico que a envolve com muito cuidado para não estragar as raízes, então é hora de cobrir com terra sem deixar nenhum pedaço da raiz de fora, e regar as mudas em seguida, mas sem encharcar.
  • - Regue as plantas todo dia pela manhã ou somente ao final da tarde, evitando o horário do sol a pino, para não queimar as plantas. Mas se você sentir que a terra está seca ponha um pouco mais de água, se for ao contrario, deixe para aguar dia sim, dia não.
  • - O segredo para que as plantas estejam sempre bonitas é manter a terra úmida, mas não em excesso. A adubação de seu jardim também é muito importante e deve ser feita ao menos duas vezes ao ano, e para escolher o melhor adubo pergunte sempre a um especialista ou peça orientação para o vendedor da floricultura, para que escolha seja feita de acordo com o tipo de planta que há em seu vaso.
  • - Se quiser economizar, aproveite a água da chuva, armazene-a em baldes, e com ela  poderá regar as plantas e mantê-las sempre bonitas, já que está água não contém cloro nem outros aditivos químicos.
  • - Caso opte por canteiros em seu jardim, os espaços entre as diversas plantas podem ser decorados com pedriscos e ainda com pedras decorativas, fica muito bonito. Os pedriscos ainda podem ser usados nos vasos ao redor das plantas, de preferência as pedras brancas que criam um efeito visual muito legal em contraste com o verde das plantas.
  • - Se tiver um pequeno espaço em seu jardim onde possa colocar um banquinho, ele se tornará um excelente lugar para relaxar e curtir uma boa música ou uma boa leitura, naquele cantinho que você criou com a maior dedicação.
Imagem de Amostra do You Tube

A Planta Certa Para Você e Seu Jardim

Para quem não tem tempo para se dedicar ao jardim – Suculentas, Cactos, Comigo-ninguém-pode e Pata-de-elefante.

Para quem tem um tempinho a mais - Bromélia, Lírio-da-paz e Azaléia.

Para quem já tem um bom tempo – Camélias, Lavandas, Begônias.

Para quem tem muito tempo para se dedicar ao jardim: as lindas Orquídeas.

  • Email

Deixe um Comentário