Como Fazer uma Limpeza Geral em Casa

Escrito por on 18 de março de 2014 in Limpeza - Nenhum Comentário -

Todas as pessoas gostam de ver uma casa organizada e limpa, mas grande parte delas sente certa preguiça em colocar a mão na massa e partir de fato para a arrumação. Em certas vezes por achar o serviço pesado demais e em outras por não encontrar uma maneira de fazer a limpeza de um jeito mais fácil e prático.

Nessas horas os planos devem ser colocados em prática, pois através de simples planejamentos é possível se conseguir cuidar da casa diariamente e deixá-la sempre arrumada, restando a faxina para uma vez por semana ou até de quinze em quinze dias. Para ajudar a todos aqueles que quererem ter uma casa sempre organizada e limpa aqui estão dicas preciosas para facilitar o trabalho:

Como Fazer uma Limpeza Geral em Casa

  • Para começar, dê fim à bagunça! Retire tudo o que estiver jogado pelo chão e organize em seu devido lugar, e faça da mesma forma com as coisas jogadas sobre o sofá, mesa e cama. Para ajudar nessas horas é bom que tenha um cesto ou uma caixa em mãos, assim as coisas podem ser colocadas ali por enquanto e depois guardada em seus devidos lugares ou até jogadas fora, caso seja preciso.
  • Comece sempre a limpeza de cima para baixo. Pegue uma boa vassoura e inicie a limpeza retirando todas as teias de aranha do teto e dos cantos da parede. Então, com um pano úmido vá retirando todo o pó parado em cima das estantes e móveis mais altos. Depois passe outro pano com um lustra móveis ou outro produto que proteja as peças. Deixe que toda a sujeira caia na chão, não tenha medo, pois depois terá de limpar mesmo.
  • Em vez de remover todas as peças dos armários e prateleiras, empurre-os para um lado, limpe, depois para o outro e limpe também. O importante é que seja retirada toda poeira ali contida.
  • Não tenha muita pressa, deixe que os produtos de limpeza usados possam agir livremente. Enquanto o produto age, vá fazendo outras coisas, não adianta querer pressa numa limpeza bem feita.
  • Procure facilitar ao máximo seu trabalho, use um balde ou recipiente para levar os utensílios de limpeza e os produtos de um lado para outro. Caso a sua casa seja grande demais, deixe dois baldes num ponto estratégico da residência, senão irá se cansar de ficar para lá e para cá com os produtos.
  • Procure se concentrar no que está fazendo, evite se distrair com TV ou leitura enquanto faz os trabalhos, senão você deixará tudo pela metade e no final, não terá conseguido organizar nada direito.
  • Trace uma meta para cada um dos cômodos, veja o que precisa de fato ser feito neles e sempre que for trabalhar, inicie o processo a partir da porta de entrada e continue em sentido horário.
  • Vá eliminando alguns servicinhos, como por exemplo, lave a louça e não enxugue, deixe que a mesma o faça lá no escorredor, e para ajudar na arrumação das camas, substitua as colchas por cobertas mais finas ou edredons, que já podem ser esticados sobre o lençol.
  • Não traga complicações para sua organização. Aproveite os momentos que puder para usar a seu favor, para sobrar tempo para outras coisas realmente importantes, como a convivência com familiares e amigos. Limpeza e organização são imprescindíveis, mas sua vida não pode girar em torno disso.
  • Procure seguir uma rotina de limpeza, não deixe todas as coisas para fazer em um só dia. Se fizer isso acabará criando um hábito, e os serviços diários devem incluir: arrumação das camas, cozinha limpa e louça lavada, limpeza do banheiro, roupa organizada no cesto de lixo, sala com tudo no lugar e ao menos uma varrida nos cômodos.
  • Tudo o que estiver sujo deve ser limpo, independente se hoje for ou não o dia, como líquidos derramados sobre o chão, pia, fogão ou mesa. Quando eles são limpos logo que sujam podem ser removidos com maior facilidade, senão endurecem e podem até manchar os lugares.
  • Faça um pouco de limpeza por vez, porém, mantenha esse procedimento com maior frequência. Se gastar ao menos cinco minutos limpando o banheiro duas vezes na semana, quando for lavar de verdade perderá muito menos tempo com a tarefa.
  • Sempre que for usar utensílios, prefira aqueles que carregam uma maior praticidade, e isso incluir os de limpeza, cozinha e banho.

Dica Importante: Caso você seja uma pessoa controladora e perfeccionista, diminua um pouco seus padrões para conseguir maior tempo livre para namorar, ler um bom livre, passear ao livre, ver um filme e outras coisas que dão grande prazer.

Claro que depois de uma semana cansativa e cheia de tarefas, ninguém merece passar o dia todo limpando a casa, mas isso pode ser facilmente resolvido se as tarefas forem divididas entre todos os moradores da casa, sendo que cada um deles ficará responsável pela limpeza de um cômodo em específico. Agindo assim, ninguém se cansa demais e todos passam a dar maior valor à arrumação da residência.

Mais Dicas Interessantes

  • não adianta querer fugir, para conseguir uma aparência organizada à sua casa, determinadas tarefas devem ser feitas todos os dias. Por isso, é importante que todos os dias você:
  • arrume as camas sempre depois que levantar
  • lave toda a louça depois das refeições.
  • esvazie diariamente os lixos da cozinha e do banheiro.
  • mantenha a pia do banheiro bem limpa depois de sua higiene.
  • guarde o que retirou do lugar.
  • varra todos os dias as áreas da casa com maior circulação de pessoas, como sala e cozinha.
  • molhe as plantas.
  • limpe o lugar destinado aos animais de estimação, troque sua água e lhe coloque a alimentação adequada.

Para fazer essas limpezas diárias, prefira sempre a parte da manhã, pois de noite você já estará cansado e, certamente se aborrecerá com as tarefas. Se achar que não está dando conta do serviço, não se intimide de pedir ajuda aos demais moradores, já que todos são responsáveis pela casa em que moram.

Casa limpa atrai boas energias e deixa o ambiente muito mais alegre e convidativo, dá prazer em voltar para uma casa assim.

Deixe um Comentário