Como Limpar Manchas de Estofados

Escrito por on 5 de dezembro de 2013 in Limpeza - Nenhum Comentário -

Qualquer tipo de mancha em tecido significa danificá-lo. Não importa se é uma mancha discreta ou muito aparente, não é a mesma coisa quando o tecido está intacto, como novo que vem de fábrica. E por maior que seja o cuidado que temos com o sofá de tecido, de vez em quando não tem jeito, acaba caindo o que não era para cair sobre ele e pronto, uma mancha vem nos “assombrar”. E são vários os produtos que podem manchar o tecido do sofá, esmalte e tinta de caneta, por exemplo, são daqueles mais temidos.

Mas, alimentos também entram na lista, como café e refrigerante e pior ainda, se for molho de tomate. E não é só isso, se a casa é úmida pode acabar provocando manchas de mofo também. E nem sempre, dá para evitar, quando você vira um minuto, uma criança pode resolver ir brincar com canetinha sentada no seu sofá e sem querer o objeto acaba fazendo aquela sujeira. Porém, a grande maioria das manchas podem ser retiradas, mas a primeira regra básica para fazer isso é que elas devem ser “frescas”, isto é, feita a bem pouco tempo. As manchas de longa data não podem ser removidas.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Veja Os Truques Para Eliminar As Manchas do Sofá!

  • O primeiro passo é saber se é uma mancha superficial ou espessa, se for o segundo caso, raspe-a com ajuda de uma colher.
  • O segundo passo, depois de raspá-la, é pegar meio copo de vinagre branco e água bem gelada.
  • Misture a água e o vinagre e use um pano limpo para molhar dentro do líquido. Torça o pano bem, antes de aplicar sobre a mancha do sofá.
  • Agora é só passar o mano esfregando levemente sobre a mancha.
  • Em seguida, use um pano macio, seco e limpo e passe sobre o local onde passou o pano molhado na água com vinagre.
  • Caso depois desse processo a mancha não desapareça por completo, repita a operação por mais vezes até retirá-la definitivamente

Dicas Para Retirar Manchas de Vinho do Estofado

Alguns “acidentes” são inevitáveis, naquela reunião entre amigas na sua casa, enquanto vocês tomam vinho animadamente, pode ser que uma gota do seu tinto preferido acabe caindo bem no seu  sofá. Quando o tecido do móvel é claro, o susto é maior ainda. Mas, nada de fazer cena, porque tem jeito para eliminar a mancha. A mesma dica serve se cair café no lugar do vinho.

Para eliminar de vez a mancha de vinho ou café do tecido do seu sofá, o primeiro passo é retirá-la imediatamente depois de sujar. Não perca tempo, peça licença as amigas e primeiro coloque um papel toalha sobre a mancha para retirar o excesso do líquido e evitar que se espalhe. E depois, experimente um antimanchas muito popular. Misture uma xícara de água quente com uma medida do produto Vanish (a medida acompanha o produto), aplique a pasta formada sobre a mancha. Espere alguns minutos e pronto, por milagre a mancha vai desaparecer e não vai sobrar nem lembrança. Termine passando um pano umedecido na água para retirar o excesso do produto do seu sofá.

Veja Dicas Para Tirar Manchas de Estofados Levando em Consideração O Tipo de Tecido do Móvel!

 Quando falamos em retirar manchas de um estofado, devemos considerar também o tipo de tecido do móvel. Nem sempre a solução para um serve para o outro, porque o tecido que encapa o seu móvel não é o mesmo. Por isso, dê uma olhada nas dicas, considerando o tipo de tecido do estofado e saiba exatamente o que é melhor para o seu caso.

1- Estofado encapado com tecidos leves: o primeiro passo é eliminar a poeira do estofado e para isso o melhor é usar um aspirador de pó. Já no caso de manchas, em geral, o primeiro passo é usar papel toalha absorvente ou um pano macio e limpo para retirar o excesso da mancha. Nunca passe o papel ou o pano, coloque o por cima para absorver. Esfregar pode acabar espalhando a mancha. Depois use o produto da sua preferência ou use a mistura de vinagre com um pouco de água, em ambos os casos, use um pano umedecido na água para retirar o excesso do produto.

Saiba Mais

Saiba Mais

2- Estofado encapado com couro: neste caso, a única forma de limpar é usando um pano umedecido na água e para secar, use um pano de algodão limpo. Caso a mancha não saia, o único jeito é contratar uma firma especializada para fazer a limpeza.

3- Estofado encapado com camurça: o primeiro passo para fazer esse tipo de limpeza é com aspirador de pó.  No caso de manchas, use um pano macio umedecido na mistura sabão neutro e água. Depois que terminar de limpar, use um pano umedecido em água fria para tirar o excesso do sabão e não deixe que enxugue naturalmente.

O Que Pode Ajudar Na Limpeza das Manchas do Seu Estofado

  • frasco de pulverizador
  • panos de limpeza em tecido macio
  • produto apropriado para tirar manchas
  • aspirador de pó

Você pode usar o aspirador de pó para retirar a poeira, que quando agarra na mancha pode dificultar, porém, não pode passar sobre.

O produto de tirar manchas deve ser colocado somente sobre a mancha que deve ser retirada e use um pano seco para pressionar.

Depois pode usar o aspirador de pó sobre a mancha.

Mais Dicas Para Se Livrar das Manchas No Seu Estofado

  • Não deixe passar nem um minuto, quando manchar, comece a limpeza imediatamente, quanto maior for o tempo, mais difícil será de remover a mancha.
  • Nunca esfregue a mancha, ela acabará se espalhando ainda mais pelo seu estofado.
  • Nunca deixe o produto de limpeza no seu estofado, retire com um pano limpo e seco ou úmido.
  • No caso de camurça, depois de limpar, use uma escova com cerdas macias para acertar o pelo.
  • Você pode usar o aspirador de pó nahora da limpeza, mas sempre na menor rotação possível e com a ajuda de uma escova.
  • Use somente pano macio e limpo na limpeza.

Deixe um Comentário