Como Limpar Peças de Couro

Escrito por on 8 de janeiro de 2014 in Limpeza - Nenhum Comentário -

As peças de couro, seja roupa, sapatos, acessórios e até mesmo sofás revestidos com esse tipo de material, merecem uma atenção especial. E não só na hora de limpar, mas também na hora de conservá-los. O couro pode durar uma vida inteira, porém, para que isso seja possível, é necessário conservar da maneira correta e acima de tudo, fazer a limpeza como se deve. É muito comum que na tentativa de limpar uma peça desse tipo de material, uma pessoa acabe danificando-a de vez e perdendo a roupa ou acessório.

Como Limpar Peças de Couro

Como Limpar Peças de Couro

Para começar, como regra geral, isto é, vale para qualquer peça ou artigo de couro: quando o couro é legítimo, ele não pode ser lavado em hipótese nenhuma. Por isso, é tão complicado limpar e conservar as peças feitas com esse material.

Regras Que Devem Ser Seguidas Na Hora de Conservar As Peças de couro

Antes de falarmos em como limpar as peças de couro, veja as dicas para conservá-las da maneira correta, que é uma das principais formas de garantir que durarão pelo tempo que esse tipo de material é capaz de durar.

  • As peças de couro, seja roupas ou acessórios, devem ficar em lugar fresco e arejado quando forem guardadas. E devem ficar de forma que não amassem. Se for acaso, se a peça precisar ser “alisada”, faça isso usando ferro com a temperatura baixa e não passe-o diretamente sobre o couro, coloque um pano por cima e só depois use o eletrodoméstico.
  • É muito comum que as pessoas pensando em proteger as peças de couro resolvam guardá-las dentro do guarda-roupa e dentro de um saco plástico. Não faça isso, ao invés de proteger, você estará danificando a sua roupa, porque o couro precisa respirar, o que impede o plástico. Use- o somente em caso de transporte de levar a peça de um lugar para o outro e depois retire imediatamente.
  • Quando uma peça de couro não recebe a ventilação necessária ela começa a apresentar dois sinais de desgaste, pela mau conservação: mofo e descoloração. Isso porque sendo um produto natural é normal que sofra esses desgastes. No caso do mofo, use um pano úmido, bem pouco e passe no couro, depois deixe no sol para secar. Deve ser um sol fraquinho, nada de sol forte.
  • Se por acaso a sua peça de couro molhar, seja pela chuva ou se água cair sobre ela. Deixe que ela seque em um ambiente com temperatura natural, não coloque-a no sol de jeito nenhum e nem sob nenhuma fonte de calor.
  • As manchas também devem ser removidas com um pano macio umedecido em água. E muita atenção, de jeito nenhum use produtos químicos, como detergentes, álcool, entre outros. Se for o caso de lavar, leve a sua peça de couro em um lugar especializado em lavagem desse tipo de material. Não serve nem menos uma lavanderia não especializada. Eles podem cometer erros que danificarão a sua peça de couro para sempre.
  • As peças de couro não devem entrar em contato direto com peças de roupas claras, elas podem manchá-las.
  • É recomendado comprar e usar somente peças de couro que tenham forro, porque o couro em contato direto com a pele pode provocar um tipo de alergia, já que estimula a oleosidade natural da pele.
  • As peças de couro tem o cheiro característico do produto e se você quer diminuí-lo o único modo é deixando-as o mais tempo possível em lugar aberto e ventilado. O que não quer dizer que o cheiro desaparecerá por completo. Se é couro legítimo tem cheiro. Aliás, esse é um bom modo de identificar uma bolsa de couro verdadeira.
http://www.youtube.com/watch?v=aNQCw3l4sK8

Veja Os Tipos de Manchas Mais Comuns Que Aparecem No Couro!

  • Mancha provocada pela umidade: se depois de um dia úmido, você usar a sua roupa de couro é melhor não guardá-lo logo quando volta para casa em lugar fechado. O correto é deixá-la em um lugar com temperatura ambiente, mais quente, até que perca toda a umidade. Guardar uma peça de couro depois de usá-la em um dia úmido, pode provocar manchas, que provavelmente não serão fáceis de retirar ou melhor, não desaparecerão de novo.
  • Manchas quando solta tinta do couro: isso é muito comum no camurça, porque tem a superfície mais porosa. Se ficar em atrito com outras peças, pode acabar perdendo um pouco da cor e criando pontos de manchas, sem falar que marcará as outras roupas.
Cuidadando do Seu Couro

Cuidadando do Seu Couro

  • Manchas deixadas pelo suor, caneta e batom: são bem complicadas e difíceis de serem retiradas, porém, a primeira tentativa pode ser lixando a mancha. Use uma lixa de unha, a parte mais macia e tente retirar fazendo movimentos delicados. Depois, use uma escova de cerdas macias para passar levemente sobre o couro, essa é a finalização do processo de limpeza.
  • Manchas feitas por refrigerantes, café, leite e bebidas alcoólicas: a melhor maneira de limpá-las é imediatamente depois que o líquido foi derramado no couro e sempre com pano macio umedecido na água e não esqueça da instrução para secar.
  • Manchas de sangue: faça uma solução misturando 200 ml de água com 25 gramas de sal de cozinha.

Para tentar tirar as manchas, use sempre pano macio úmido de água e nunca produtos químicos. Se isso não resolver, leve até uma lavanderia especializada.

Saiba também, que a luz artificial também faz o seu couro perder a cor, por isso, se possível, guarde a peça pelo lado avesso.

A única solução para limpeza que você pode tentar fazer em casa para limpar peças de couro é: shampoo para bebê (porque contém menos produtos químicos) com água.

Mais Dicas Para Limpar e Conservar As Suas Peças de Couro

  • É muito comum que as peças de couro por causa do ressecamento apresente rachaduras e trincas para evitar isso, use produtos específicos de tratamento. Caso já tenha acontecido use um pouco de graxa incolor. Esfregue-a levemente.
  • Quando a peça de couro estiver muito empoeirada, use uma escova com cerdas macia para escová-la e em seguida, passe um pano seco sobre toda a pela. As esponjas de lavar louça, a parte macia, também podem substituir o pano.

Deixe um Comentário