Como Tirar Mancha de Tinta de Roupa

Escrito por on 6 de janeiro de 2014 in Limpeza - Nenhum Comentário -

Tem coisa mais complicada e desgastante do que tentar remover uma mancha de tinta da roupa, ainda mais se a peça em questão for daquela sua blusa preferida, que manchou de tinta de caneta e você não tem nada a mão para resolver o problema. A principal coisa a se fazer nessas horas é não entrar em desespero e pensar sempre na solução mais prática e simples, seguindo as dicas que apontaremos logo a seguir:

Como Remover Manchas de Tinta da Roupa

Remover as terríveis manchas de tinta, que quase sempre são causadas por canetas esferográficas ou até mesmo canetas-tinteiro, canetões de quadro branco, tinta fresca que encostamos por aí, não é fácil. Porém, usando os produtos certos e tendo uma dose extra de paciência, os resultados podem ser bem animadores, por isso, vale a pena tentar.

Mas, quem não gosta de colocar a mão na massa o melhor é mandar a peça para uma lavanderia especializada, mesmo sabendo que a mesma vai cobrar um preço bem salgado para executar o trabalho. Então, vamos deixar algumas sugestões para que você tente em casa fazer a remoção da tinta de suas peças de roupas, e, preferencialmente o faça o mais breve possível.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Dicas Importantes

  • -O melhor é eliminar a mancha quando a mesma ainda está fresca, pois, quanto mais você demorar, muito mais a tinta se fixará à roupa. Se a peça acabou de ganhar a mancha, tome nas mãos uma folha de toalha de papel ou guardanapo de papel e aperte sobre o local lesionado por algum tempo, para que o papel absorva a tinta.
  • -Nunca pegue o papel ou algum pano e esfregue a mancha, isso poderá criar um efeito contrário e ao invés de diminuí-la você pode espalhá-la e torná-la ainda maior. Usando o papel pressionado em todos os pontos da mancha poderá ocorrer a absorção e isso ajudará bastante na remoção.

Álcool

  • -Para alguns tipo de manchas é possível usar álcool desnaturado ou álcool isopropílico. Eles podem ser facilmente adquiridos em loja de eletroeletrônicos ou farmácias sendo perfeitos para a eliminação de manchas de tinta ocorridas recentemente. O álcool atua como neutralizador do pigmento da tinta, assim o mesmo acaba por desaparecer. Pode-se usar somente na mancha ou embeber a peça em um desses produtos e depois lavá-la habitualmente.

Além disso, o procedimento pode ser feito da seguinte forma: embeba o cotonete no álcool ou ainda use uma esponja com a ponta molhada. Toque o objeto com álcool diretamente sobre a mancha e repita o processo até que a mesma seja completamente removida. Não se esquecendo de trocar sempre a esponja ou o cotonete caso já estejam cheios de tinta.

Para retirar o álcool de tecido é só fazer a mesma coisa usando um objeto embebido em água, que pode ser a esponja ou o cotonete.

Aguarde até que o tecido seque totalmente e somente depois proceda com a lavagem normal.

Amônia

A amônia também é um produto bastante usado na remoção de manchas de tinta, porém, deve ser usado somente em peças de roupas não sintéticas, como a seda, o algodão, dentre outros. Assim como o álcool, a amônia também pode ser encontrada em farmácias e a um custo bem baixo, algo em torno de R$ 1,00.

Para usá-la, o melhor é que se faça uma mistura de uma parte de Amônia para duas partes de álcool desnaturado. Umedeça o local manchado da roupa usando a mistura e, após um período aproximado de 05 minutos, ponha um pouco de vinagre para fazer a neutralização da química e somente depois parta para a lavagem.

Spray Para Cabelo

Sobre a mancha de tinta coloque uma folha de toalha de papel e, após, aplique um o spray de cabelo. O produto efetuará a dissolução da mancha, o que vem a facilitar sua remoção. Mantenha a borrifação até que a mancha fique completamente coberta pelo spray, logo, pressione o local usando um pano úmido, sem esfregar. Repita todo o processo até que perceba que a mancha comece a se soltar do tecido, então é só lavar.

Saiba Mais

Saiba Mais

Leite

O leite também é um grande aliado na remoção de manchas, sendo que diversos modos de usá-lo com essa finalidade. O leite gelado possa ser usado, depois de o excesso da mancha ter sido retirado com uma toalha de papel, pondo a peça de molho no líquido por aproximadamente meia hora. Então, é só lavar a peça normalmente.

Além do leite gelado, o leite morno pode ser usado, é só aquecê-lo, até que fique numa temperatura tolerável, colocá-lo em uma bacia e ali depositar a parte manchada do tecido, também por mais ou menos meia hora. Depois é só enxaguar bem e lavar.

E para quem não sabe o que fazer com o leite coalhado, ele também possui utilidade na remoção de mancha de tinta. Coloque o leite em uma bacia e com os dedos, pegue alguns dos grumos de coalhos e coloque em cima da mancha. Assim que a tinta passar a ser absorvida pelo coalho, dê uma batidinha no tecido para retirar o remover a coalhada com a tinta. Lava normalmente

Sabão de Coco

Umedeça um pouco uma pedra de sabão de coco e esfregue bem sobre a mancha de tinta, lavando mesmo. Quando perceber que a mancha sumiu, enxague a peça de roupa com bastante água fria para tirar o excesso de sabão e depois lave como de costume.

Glicerina Líquida

Assim como outros produtos, a glicerina pode ser adquirida em farmácias e perfumarias. Aqueça a mesma até que o líquido fique morno, ponha sobre a mancha e depois lave bem o tecido em água limpa. Se preferir, junte algumas poucas gotas de amônia.

Manchas Antigas e Difíceis

Para aquelas manchas mais antigas ou difíceis de serem removidas, é melhor é partir para o básico e usar os removedores de manchas que são vendidos no mercado. Os mais conhecidos são o Semorin e Vanish.

Lavanderia

Aquelas peças de roupas que tenham manchas de tinta difíceis o melhor é que sejam à lavanderia, sendo que muitas delas só podem ser lavadas a seco.

Deixe um Comentário