Como Tirar Mofo do Filtro de Barro

Escrito por on 6 de março de 2015 in Limpeza - 16 Comentários -

O filtro de barro é um item muito interessante para se ter em casa já que tem toda uma aura de casa de campo. Muitas pessoas utilizam esse filtro para agregar algo mais rústico a sua decoração, mas muito mais do que isso é possível utilizá-los para servir uma água fresca e agradável para as pessoas que moram na sua casa.

Um problema que pode surgir com esse tipo de filtro é o fato de que pode aparecer mofo nele. A seguir vamos dar dicas de como tirar mofo do filtro de barro e assim evitar que ele prejudique a sua água. Saiba como fazer a limpeza e se prepare para usar mais esse belo filtro.

Como Lavar Corretamente o Filtro de Barro

Para manter a higiene do seu filtro é essencial saber como lavá-lo da forma correta. Para isso precisaremos diluir uma colher de café de água sanitária para cada um litro de água. Coloque a misture num balde e deixe as partes do seu filtro de barro submersas durante um período de uma hora.

Na sequência lave as partes do filtro com água em abundância. É importante evitar usar esponjas e escovas que são muito abrasivas já que elas danificam as paredes do filtro o que pode comprometer o seu funcionamento.

Limpeza da Vela

Para fazer a limpeza da vela será necessário cortar meio limão e esfregá-lo sobre a superfície da mesma como um todo. Na sequência você deverá encher a palma das suas mãos com açúcar e fazer pressão na vela realizando movimentos circulares. Depois disso enxágue com um pouco de água.

Dicas

  • Não se deve usar sabão ou detergente para limpar o filtro já que eles podem mudar o gosto da água. Faça a limpeza do seu filtro de barro todos os meses para que a água esteja sempre pura.
  • Antes de fazer a limpeza do seu filtro é importante lavar bem as mãos.
  • Também é importante que antes de usar o filtro você lave bem a vela bem como o próprio filtro. Nada de comprar e já sair usando.
  • É interessante a cada 3 meses lavar somente a vela em água, para fazer isso você deverá usar uma esponja macia e nova para esfregar levemente. Se perceber que ao realizar esse procedimento a limpeza não fica satisfatória é indicado trocar a vela do filtro.
  • Jamais use produtos de limpeza, açúcar e sal para limpar o filtro. A vela do filtro de barro é muito porosa e esses produtos podem acabar alterando o sabor da água bem como estragar o seu filtro.
  • O lado de fora do filtro pode ser limpo com a ajuda de uma esponja (use o lado mais macio). Se preferir use um pano úmido.
  • Quando o filtro de barro é novo é comum que ele deixe um gostinho de barro na água. Uma forma de reduzir esse gosto é trocar a água pelo menos uma vez por dia durante um período mínimo de 10 dias.
  • Lembre-se que o filtro de barro é eficiente para purificar a água, mas é fundamental manter a limpeza para garantir a limpeza da água.
  • O filtro de barro deve ser colocado num local que seja arejado e longe do sol, isso vai ajudar a evitar que se formem manchas na parede da argila. Essas manchas são causadas pelos micro-organismos que estão presentes no ar.

Como Tirar Mofo e/ou Bolor do Filtro de Barro

Algumas pessoas que optam por usar filtro de barro percebem o aparecimento de mofo e/ou bolor no mesmo. Esse aspecto sujo adquirido pelo filtro de barro é resultante da salinidade da água como os sais minerais que estão presentes na água. Em geral isso acontece devido ao elevado poder de absorção do produto cerâmico no momento em que é feita a troca gasosa da água na parede do filtro que é responsável por deixar a água fresca.

O material cerâmico possui uma elevada porosidade e os sais minerais que estão presentes na água não passam a parede de maneira a formar um tipo de poeira que tem um visual esbranquiçado que quando não é limpo como deveria acaba ficando esverdeado.

Limpando o Mofo/Bolor

Para fazer a limpeza é essencial que não se utilizem produtos abrasivos sejam eles químicos ou alimentícios como detergentes, sabões, cloro, sal, água sanitária, limão, açúcar entre outros que podem danificar o produto. Usar esses procedimentos vai contra o indicado no manual de instrução dos filtros de barro.

A forma certa de limpar e eliminar o mofo é usar apenas água e uma esponja macia específica para limpar o filtro. A esponja não deve ser usada para outros tipos de limpeza para não impregnar a argila com algum resíduo de outra substância. Para limpar a eflorescência deve ser limpa usando um papel toalha limpo ou com um pano macio (isso pode ser feito todos os dias) sem nenhum produto de limpeza. Saiba que o aparecimento desse mofo ou bolor é comum e pode acontecer também em tijolos e telhas.

Entendendo Melhor o Seu Filtro

Velas – Qual a Sua Função? Quais os Tipos que Existem?

Existem ao todo três tipos de velas de filtro, confira as suas funções abaixo:

  • Vela Tradicional – É uma bela de porcelana microporosa que tem como sua função reter as partículas sólidas que ficam em suspensão na água o que deixa a água mais limpa e pura.
  • Vela Declorante – Trata-se das velas que tem na sua parte interna Carvão Ativado (GAC – Granular Actived Carbon). Esse carvão é simplesmente um vegetal que é resultado da casca de coco e conhecido e usado no mundo todo para purificar a água. Também reduz o odor de cloro, agrotóxicos e pesticidas.
  • Vela Sterilaqua (Declorante/Esterilizante) – Uma vela que possui revestimento de prata coloidal e que esteriliza a água eliminando as bactérias que estão na água de forma que a torna mais segura para consumo. Nessa vela é realizado o trabalho em dupla do carvão ativado e a prata para filtrar ainda mais a água.

16 Comentários on "Como Tirar Mofo do Filtro de Barro"

  1. Aline 2 de agosto de 2015 às 17:05 · Responder

    Mas no início sugere q se mergulhe as partes do filtro em solução com água sanitária e depois diz para não usar…

    Tbém fala para limpar o filtro com limão e acúcar, mas depois fala q não é para usar…

    E agora???

  2. patricia 27 de agosto de 2017 às 20:05 · Responder

    repetindo a pergunta da Aline, o que se deve fazer na real ? água sanitária ou não, limão e açúcar
    ou não ?

  3. Luís 15 de setembro de 2017 às 18:09 · Responder

    Péssimo texto. Provavelmente construído com ctrl C / ctrl V de diversas fontes que geraram contradicões severas. NÃO CONFIEM.

  4. Gildo costa 4 de outubro de 2017 às 16:48 · Responder

    Eu achei bem confusas as informações a respeito da limpeza do filtro…

  5. Rogério 4 de outubro de 2017 às 21:02 · Responder

    Concordo com a Aline, está incoerente este texto.

  6. Gustavo 21 de outubro de 2017 às 11:40 · Responder

    Tambem fiquei com a mesma duvida. Pode ou nao usar agua sanitaria limao e acucar na limpeza? Aquela mancha esverdeada que se forma (mofo, bolor) nao sai somente com o lado macio da esponja. O que fazer neste caso?

  7. Maraiza P.Reys 23 de novembro de 2017 às 12:42 · Responder

    Refaço a mesma pergunta acima:afinal, é para lavar o pote com cloro ou não? E a vela, limpo com uma esponja ou passo limão e açúcar? Está confuso!

  8. Alexandre 8 de dezembro de 2017 às 13:14 · Responder

    Texto confuso: uma hora pode-se usar água sanitária, esponja e açúcar, em outra não se pode usar tais produtos… Confuso! Não passa segurança!

  9. Bene 14 de janeiro de 2018 às 17:04 · Responder

    Primeiro ele diz: ‘Na sequência você deverá encher a palma das suas mãos com açúcar e fazer pressão na vela realizando movimentos circulares”

    Depois ele diz: “Jamais use produtos de limpeza, açúcar e sal para limpar o filtro. A vela do filtro de barro é muito porosa e esses produtos podem acabar alterando o sabor da água bem como estragar o seu filtro”.

    Isso que é coerência, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    .

  10. ILIDIO ABREU 19 de janeiro de 2018 às 4:25 · Responder

    Matéria com várias contradições !
    Tenho meu filtro de barro Stefani 8 litros há 4 anos.
    Filtros de barro do século passado tem algum sabor típico.
    Os desse século tem tratamentos no barro que não deixam esse sabor.
    Limpo as velas toda semana com água, detergente neutro, (muito pouco), e esponja macia .
    Após a limpeza, deixo filtrar 2 litros para limpar as velas do detergente.
    Açucar é um esfoliante que raspa a proteção das velas diminuindo seu tempo de uso.
    Limão é alimento para bactérias.

    Faço a limpeza semanal pelo fato de água já filtrada não ter cloro e portanto, mas suscetível a contaminação.

  11. Ricardo 20 de janeiro de 2018 às 13:02 · Responder

    É, ficou confuso…

  12. Christina 11 de fevereiro de 2018 às 11:30 · Responder

    Concordo plenamente com o comentário da Aline .
    Tenham respeito ao consumidor e respondam as dúvidas surgidas tb. Obgda!!!

  13. Turia 25 de abril de 2018 às 9:29 · Responder

    Pois é, reportgem confusa. Uma hora diz uma coisa, depois outra… valha-me

  14. Thomas 7 de maio de 2018 às 16:21 · Responder

    O site tem um monte de informações que se contradizem!

    Que confusão hein?!?

  15. Lucélia 11 de maio de 2018 às 19:14 · Responder

    Pois é! kkkk

  16. Mônica 18 de outubro de 2018 às 17:18 · Responder

    Muito confusa essas dicas primeiro. Manda lavar a vela com açúcar depois diz que não pode…..Não entendi nada

Deixe um Comentário