Como Usar O Vinagre Na Limpeza

Escrito por on 7 de novembro de 2013 in Limpeza - Nenhum Comentário -

Com o passar dos anos acabamos ficando bem mais preocupadas com a limpeza e higienização de nossas casas, especialmente se tiverem crianças envolvidas, já que elas estão a todo o momento de arrastando pelo chão pegando tudo que encontram pela frente e colocando na boca, essas coisas! Ainda que limpar e organizar a casa seja uma tarefa chata e até cansativa, ela é fundamental para se manter um ambiente confortável e convidativo, tanto aos moradores quanto aos visitantes.

Mas deixar tudo organizado e no lugar não basta, é preciso que esteja limpo. Uma coisa deve estar sempre atrelada à outra. Como sair por aí comprando todos os produtos tops de limpeza é bastante caro e ofende nosso orçamento doméstico, partiremos para ideias simples e práticas, como usar o vinagre na limpeza da casa.

Imagem de Amostra do You Tube

Vinagre Na Limpeza

Usar o vinagre na limpeza não é nenhuma novidade, pois ele possui propriedades excelentes de higienização e ainda pelo odor, afasta mosquitos, formigas de outros insetos indesejáveis.

Sorte nossa que o vinagre não serve somente para temperar carnes e saladas. Ele está na lista de produtos com 1001 utilidades, sendo excelente para substituir todos aqueles inúmeros produtos de limpeza que costumamos comprar no supermercado.

Santo Vinagre

Santo Vinagre

Além do mais, é bastante eficiente e ao contrário de muitos produtos de limpeza, ele não agride ao meio ambiente e muito menos a pele de quem o usa.

O vinagre é produzido a partir de uma junção de oxigênio e bactérias, conhecido cientificamente como ácido acético, oriundo da fermentação de açúcares e álcool. Usando suas funcionalidades, ele limpa sujeiras diversas e também resíduos de sabonete e detergente, higieniza, tira manchas de suor e mofo e conserva melhor as cores nos tecidos. Pode ser utilizado puro ou diluído em água, sendo que puro é mais recomendado para eliminar as sujeiras mais difíceis.

Onde e Como Usar O Vinagre

a) Na Cozinha:

  • -O vinagre pode ser usado na limpeza do fogão. O eletrodoméstico perde o aspecto opaco e fica mais brilhante. Para conseguir limpar bem as chapinhas do fogão é só deixá-las de um dia para o outro de molho no vinagre. Com isso não será mais preciso passar horas com a palha de aço esfregando.
  • -Para conseguir limpar e desinfetar bem o micro-ondas e remover qualquer odor ruim pegue uma vasilha pequena ou copo e misture de 1/4 de vinagre e o restante com água, e ponha por 5 minutos no micro-ondas. Aguarde que o líquido esfrie, após é só limpar o interior usando um pano úmido. O vapor de água ajuda a amolecer a sujeira e, por isso, se torna bem mais fácil a limpeza.

    Vinagre Na Limpeza

    Vinagre Na Limpeza

  • -Se fritou alguma coisa e ficou tudo grudado na panela é só colocar água e 4 colheres de vinagre e por para ferver. Depois de alguns minutos, descarte a água e lave normalmente. Da mesma forma, usando o vinagre, remova a gordura dos ambientes, é só colocar um pouco no local e alguns minutos depois limpar normalmente.
  • -Quer ter taças e copos sempre limpos e brilhantes? Depois da lavagem, mergulhe os copos em uma bacia com água limpa e um pouco de vinagre. Após alguns minutos pode lavar novamente, certamente terá copos bem brilhantes e limpos.
  • -Para aquelas pessoas que usam lava-louça, basta colocar uma xícara de vinagre branco no recipiente e iniciar o ciclo de lavagem.
  • -Para limpar a geladeira e remover algum odor ruim é só usar uma solução de vinagre e água em partes iguais, não precisa de mais nada.

b) Na Sala:

  • -Esfregue o carpete e os tapetes com uma escova apropriada usando vinagre e água. As cores dos mesmos se tornarão mais fortes e de quebra ainda removerá as bactérias. O vinagre também possui a propriedade de remoção de mancha de ketchup ou café do carpete, é só passar uma esponja com vinagre e água e depois um pano limpo e seco. Repita o processo até conseguir tirar a mancha.
  • -Caso algum fumante vá até sua casa, lave o cinzeiro usando o vinagre, ele é perfeito para remover odores.
  • -O vinagre branco é perfeito para eliminar manchas em cima de pinturas. Basta fazer uma solução de meio a meio, contendo água morna e vinagre e aplique sobre as manchas. Esfregue usando um pano macio até que as mesmas saiam totalmente.

c) Na Lavanderia:

Certamente isso nunca lhe passou pela cabeça, mas é possível substituir o amaciante pelo vinagre. As roupas ficam bem macias e limpas, porém, não terão o cheiro característico co amaciante.

  • -Se suas roupas estiverem cheias de manchas, ponha a mesma quantidade de água e vinagre em um borrifador, vaporize sobre as manchas da roupa antes de colocá-las para lavar. Assim que a máquina terminar de encher, ponha uma xícara de vinagre e deixe que a máquina faça seu trabalho normalmente.
  • -O vinagre também pode ser usado para remover a cor amarelada das peças brancas, geralmente aqueles que ficam por muito tempo guardadas, além de retirar o cheiro de mofo e as manchas que se depositam debaixo do braço, causadas pelo uso de desodorante.

Sem falar que suas roupas vão ficar limpas e esterilizadas.

d) No Banheiro:

O vinagre é um grande aliado na hora de deixar novamente os rejuntes brancos. Basta usar uma escova de limpeza ou uma de dente, e aplicar nela uma grande quantidade de vinagre puro. Esfregar e esperar agir durante duas horas, após isso é só lavar usando água e sabão.

  • -Para aqueles que têm alergia a água sanitária, usar o vinagre na limpeza do banheiro é a melhor opção. Puro pode ser usado na higienização de bancadas, sanitários e pias. Espere agir durante 15 minutos e faça o enxague usando bastante água.
  • -Para fazer a limpeza da porta de vidro do box, dê uma pequena aquecedinha no vinagre e passe com a ajuda de uma esponja. Aguarde a secagem e passe novamente o vinagre aquecido e depois use um pano limpo. O mesmo procedimento pode ser feito em azulejos manchados com o calcário.

Mais Dicas

  • -Para remover o odor de mofo, molhe um pano com vinagre puro e limpe os armários, piso de madeira e banheiro.
  • -Vinagre também é excelente para remover o odor de tinta da casa. Umedeça o pano de chão com vinagre e água e deixe no ambiente, o vinagre atrairá o cheiro de tinta.

Imagem de Amostra do You Tube

  • Email

Deixe um Comentário