Dicas Para Manter A Piscina Limpa

Escrito por on 10 de dezembro de 2013 in Limpeza - Nenhum Comentário -

Ter uma piscina em casa é como ter uma segunda casa, especialmente na hora do cuidado e da limpeza. Por isso, todas as dicas são bem-vindas para deixá-la sempre pronta para que a família e os amigos possam se refrescar no verão, que vem por aí!

Itens Para Ajudar Na Limpeza da Piscina

Para se conseguir efetuar de maneira satisfatória a limpeza da piscina é necessário que se tenha em casa determinados instrumentos, usados neste tipo de trabalho. Um deles é a rede que remove as folhas e bichinhos que ficam boiando na superfície da água, mas para quem não sabe do que se trata, nada mais é do que uma peneira grande que possui um cabo longo, pois assim ela pode alcançar nos cantos mais distantes da piscina.

Outro item importante para a limpeza é o aspirador de piscina, que auxilia na filtração da água, usando para isso mangueiras que são flexíveis.

Piscina Limpa

Piscina Limpa

Dicas Para Manter A Piscina Limpa

  • -Para limpar as paredes da piscina, as mais aconselháveis e práticas são as escovas de nylon e ainda podem ser utilizadas para fazer a limpeza também do piso. Porém, se ela for feita de concreto, é importante que se tenha uma escova própria que também remova as algas.
  • -É fundamental que se limpe toda a parte que contorna a piscina. Se estiver coberta por lona, remova toda a sujeira e a água que fica acumulada sobre ela. Depois, tire as folhas sempre levando no sentido contrário do local onde a piscina está instalada, senão o vento pode tocar a sujeira de volta.
  • -Ponha um pouco de produto próprio para ser usado nas bordas da piscina. Há alguns bons produtos que removem a sujeira das bordas, de origem biodegradável e que não causam danos aos azulejos. Os mesmos podem ser aplicados sem o uso de luvas, o que facilita a limpeza.
  • -Tire a sujeira do depósito do filtro e lave-o muito bem, para não correr o risco de entupir e comprometer a limpeza da piscina. Sempre faça a verificação do conjunto de filtros da piscina, e observe se o mesmo está funcionando de maneira correta.

Qual O Melhor Piso Para A Piscina

  • -Tenha um dia determinado na semana para observar se a piscina contém folhas ou algum outro tipo de sujeira diferente que possa vir a atrapalhar o fluxo de água que passa pelos filtros.
  • -Usando a rede para a remoção de folhas, retire toda a sujeira mais grossa água.
  • -Limpe as paredes da piscina com a escova certa, ao menos uma vez durante a semana. Isso auxilia na remoção de depósitos de algas, fazendo com que não se tornem indesejáveis manchas. Importante é saber escolher a escova certa: aquelas de cerdas mais duras são próprias para serem usadas em piscinas de concreto armado, enquanto que as mais macias são ideais para as piscinas de fibra de vidro, como também para os pisos emborrachados. Caso a piscina seja de azulejo, não utilizes materiais abrasivos, já que os mesmos podem estragam a superfície, promovendo riscos irreversíveis.
  • -Assim que usar as escovas para a limpeza, também faça uso do aspirador e retire do fundo da piscina aquela sujeira que ficou depositada durante a escovação. Aspire a mesma uma vez durante a semana, assim conseguirá manter a água sempre bem limpa e própria para o banho.

Simplicidade e Economia

  • -E, finalmente, o cloro. Essa substância atua como um desinfetante na água, por isso, sua aplicação é fundamental para manter a qualidade da água. Porém, o uso do cloro deve sempre ser feito de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante.
  • -Além do uso do cloro, ainda há os cuidados com a área externa, especialmente com a capa que é usada para cobrir a piscina. Uma capa que seja de boa qualidade, portanto, resistente, permite maior segurança contra acidentes causados com crianças e animais de estimação, e, por outro lado, faz com que a água fique menos suja, o que acarreta economia de material de limpeza e de mão de obra, permitindo ainda que, no caso de piscina aquecida, a água não resfrie com facilidade.
  • -Uma piscina que é coberta por capa, conserva muito mais o calor trazido pelo sol. Porém, nem sempre a capa mais grossa, cara e pesada é a opção mais adequada.

A Capa de Cobertura da Piscina

  • -Protege contra os raios solares mais nocivos
  • -Deve ser resistente, mas não muito pesada, para facilitar o manuseio.
  • -Tem que possuir pinos ou presilhas de tensão, sem que sejam de rosca, além de proteção contra a ferrugem
  • -Deve ter pino com marcação, além disso, os mesmos não devem se soltar da capa, para que não precisem ser removidos e recolados a todo o uso
  • -Os ilhoses para a amarração devem ser feito de PVC ou alumínio, assim não estragarão com o passar do tempo.
Saiba Mais

Saiba Mais

Os Diversos Tipos de Piscina

Concreto: Os modelos feitos a partir do uso desse material podem custar o triplo dos demais e demoram bem mais para serem construídos, mas terão o tamanho e a forma desejados. Além disso, sua durabilidade não possui prazo pré-determinado. Ocorre que, caso não seja construído de forma adequada, terá uma reparação mais complicada e cara que aquelas feitas com os demais materiais.

Vinil: Possui uma base feita em alvenaria e posteriormente revestida em filme PVC, tendo uma espessura média de 0,8mm, e, assim como a feita em concreto, pode ter o tamanho e o formato conforme o gosto do proprietário. Se cuidada devidamente, sua durabilidade pode atingir os 10 anos. Além disso, a mesma só oferece vazamento se não for usada de maneira adequada.

Fibra de vidro: É a piscina mais barata do mercado, e também a mais simples e rápida de ser instalada, possuindo restrições diversas quanto ao transporte, formato e tamanho da mesma. Os tamanhos e modelos vêm definidos de fábrica e sua instalação não pode ser feita em lugares de difícil acesso, especialmente edifícios e coberturas. A instalação pode ser feita em até 10 dias e a manutenção deve ser frequente.

Aproveite o verão e refresque-se usando uma piscina limpa e bonita.

Deixe um Comentário