Limão na Limpeza Doméstica

Escrito por on 14 de abril de 2015 in Limpeza - Nenhum Comentário -

A limpeza da casa está dentre as tarefas domésticas que mais demandam tempo e nem sempre ficamos totalmente satisfeitos com os resultados. Para tentar melhorar os resultados e otimizar o tempo estamos sempre em busca de novas técnicas. As técnicas caseiras para dar aquela ajudinha na limpeza podem tornar o processo muito mais eficaz.

https://www.youtube.com/watch?v=vi7cVyMJbws

Dentre todos os truques caseiros possíveis para deixar a sua casa mais limpinha e cheirosa estão o uso do limão que devido a sua acidez oferece um poder de limpeza que dura mais tempo e é mais eficaz. Além disso, há que se destacar que o limão é um produto de limpeza ecológico que pode ser utilizado nas mais diferentes situações do cotidiano.

Por Que Usar Limão?

O limão é uma fruta cítrica que pode ser muito eficaz na limpeza da sua casa. Isso porque ele evita que seja necessário usar produtos que tenham cloro ou solvente. Como se trata de uma fruta cujo suco é ácido consegue remover a sujeira e as manchas com mais facilidade.

Uma das formas mais interessantes de usar o limão é na limpeza das louças, para isso faça a diluição da fruta em água e coloque então essa mistura sobre o que está sujo. Pode ser usado para remover a ferrugem de objetos como grelhas, por exemplo. O suco de limão pode ser aplicado com a ajuda da palha de aço. Uma das melhores dicas para usar o limão é nas bocas do fogão em que basta misturar uma colher de sopa de sal ou bicarbonato de sódio ao extrato de um limão.

Truques Para Usar Limão na Limpeza Doméstica

Para Limpar as Mãos

No dia a dia das tarefas domésticas é comum que nossas mãos fiquem com odores fortes como de peixe cru, alho ou outros alimentos. Uma forma de eliminar esses maus odores das suas mãos é usar limão que neutraliza o cheiro. Uma forma eficaz de evitar que as suas mãos fiquem com odores que não saem.

Para Lavar a Louça

Quando a louça está muito engordurada você pode potencializar o poder de limpeza do seu detergente. Basta para isso adicionar ao seu detergente uma colher de chá de sumo de limão. O limão é ácido e por isso consegue fazer uma limpeza mais profunda das suas louças.

Para Limpar Recipientes de Plástico

A limpeza de recipientes de plástico pode ser feita com mais eficácia usando limão, ele te ajudará a eliminar a sujeira que fica acumulada e ainda a remover aquele cheiro desagradável. Para isso a dica é esfregar sumo de limão em cima da sujeira e depois colocar o recipiente para secar ao sol. Por fim lave a embalagem da maneira convencional.

Para Limpar Tábuas de Cortar

Essa dica é válida para tábuas de plástico ou madeira, mantê-las limpas é fundamental para a boa higiene da casa. Para fazer a limpeza corte um limão ao meio e então esfregue uma das metades por toda a extensão da tábua e espere que repouse por uns 20 minutos. Para finalizar passe na água.

Para Limpar Bancadas

As bancadas da cozinha e do banheiro podem ficar muito mais limpas com a ajuda de limão. Para isso você deve mergulhar metade de um limão em bicarbonato de sódio e esfregar bem. Use um pano úmido para a limpeza e por fim seque bem a área. Contudo, fique atento que essa mistura não deve ser usada em superfícies mais delicadas como mármore, por exemplo, e alguns tipos de pedra e aço inoxidável.

Para Limpar Torneiras

As suas torneiras da cozinha e do banheiro podem ficar muito mais brilhantes e bonitas com essa dica. Para isso esfregue nelas um pouco de sumo de limão e espere que aja durante a noite. Na manhã seguinte passe um pano úmido para retirar a substância e por fim seque bem.

Usar Limão na Lavanderia

O limão pode te ajudar a deixar as suas roupas muito mais brancas e luminosas. Para isso acrescente meio copo de sumo de limão à sua máquina de lavar roupa, faça isso no ciclo do enxágue. Depois de terminada a lavagem a sua roupa estará bem mais limpa e bonita.

Limpeza das Juntas dos Azulejos

As juntas dos azulejos são bem difíceis de manter limpas, uma forma de conseguir bons resultados é usar uma pasta feita de sumo de limão e duas colheres de chá de creme de tártaro. A limpeza com essa mistura é feita sem grande esforço, passe em todas as juntas de azulejos. Aplique nas juntas e esfregue usando uma escova de dentes velha, por fim passe um pouco de água.

Limpeza do Cesto de Lixo

Não tem como evitar que às vezes o cesto do lixo fique com um cheiro muito degradável, não é mesmo? A dica é usar limão para fazer a limpeza e remover esse cheiro. Esprema algumas gotas de limão dentro do cesto de lixo, apenas isso irá ajudar a refresca-lo e assim deixa-lo com um cheiro mais agradável.

Limpeza dos Vidros

Para limpar os seus vidros de maneira ecológica e eficaz a dica é misturar 1,5 litros de água com duas colheres de sopa de sumo de limão. Você pode usar um pulverizador para aplicar a mistura nos seus vidros e assim fazer a limpeza. Para esfregar o produto use jornais velhos.

Fim dos Insetos e Formigas

O limão pode ser usado como um poderoso inseticida para dar fim as formigas e insetos na sua casa. Para isso você deve cortar fatias pequenas de casca de limão e deixa-las nas soleiras das portas e nos peitoris das janelas bem como próximas a rachaduras e buracos por onde as formigas poderiam entrar. Dá certo porque as formigas não gostam de limão e assim não entrarão na sua casa. O limão também é eficaz contra moscas e baratas.

Meia Encardida

Se a sua meia ficou encardida não precisa se preocupar porque o limão pode dar um jeito, basta que você coloque as suas meias para ferver juntamente com rodelas de limão. Depois lave da forma tradicional.

Manchas nas Louças

Para remover manchas de xícaras e canecas você deve colocar dentro delas uma porção de casca de limão e acrescentar água. Espere que descanse por algumas horas e depois limpe usando um pano.

Deixe um Comentário