Como Conservar os Móveis?

Escrito por on 4 de abril de 2013 in Móveis - Nenhum Comentário -

Cuidar da decoração de um ambiente é definitivamente uma tarefa difícil. Em determinadas situações é preciso aliar bom gosto com economia, e com tantas lojas e produtos disponíveis no mercado, decidir qual o modelo ideal torna-se algo extremamente complicado.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Porém, uma vez resolvido o problema de escolher o melhor mobiliário para a casa ou escritório, o próximo passo é fazer algo que também merece total atenção: conservar esses móveis. Mesmo parecendo ser algo simples de ser feito, conservar adequadamente o próprio mobiliário requer o conhecimento de algumas técnicas e dicas essenciais.

Alguns tipos de móveis quando tratados corretamente acabam sendo um ótimo investimento podendo durar por muitos anos. Agora com certeza, depende muito de como é feito essa manutenção.

Protegendo Os Móveis Corretamente

Antes de tudo o primeiro passo a ser tomado para uma boa conservação é proteger os móveis do sol, porque quando o mesmo incide diretamente sobre determinado tipo de madeira, pode provocar muitas manchas. Para evitar isso é sempre bom manter as janelas e cortinas um pouco fechadas em locais onde a luz solar é mais intensa.

Outra interessante regra é procurar sempre ao limpar determinado móvel usar um pano seco ou ainda umedecido levemente apenas com água para a limpeza do mobiliário. Cuidados no momento de mudar um móvel de local também merecem atenção redobrada. Algumas pessoas têm o hábito de arrastar o móvel o que é totalmente inadequado.

O procedimento ideal é procurar esvaziá-lo totalmente e puxar por sua base ou área mais próxima. Alguns objetos com temperatura elevada não são recomendáveis para ficar diretamente apoiados sobre a superfície do móvel. Isso acontece devido a grande variedade de material para cada caso onde o calor pode ser prejudicial. Por exemplo, em tipos como o MDF, é obrigatório passar sempre o pano úmido no mesmo sentido para evitar manchas e em seguida outro mais seco para remover o excesso de umidade.

Dicas

Dicas

Móveis com superfícies metalizadas não devem ser limpas com palha de aço ou qualquer outro item semelhante. Uma característica interessante é que o acabamento em cromado atua como um protetor sobre o aço e o ferro, impedindo o aparecimento da ferrugem.

Para uma perfeita manutenção é recomendável usar aqueles produtos específicos para essa finalidade e evitar thinner, gasolina, querosene ou algo similar. Outra opção para a limpeza é usar o sabão neutro. Algumas pinturas como o estilo PU são tipos de pinturas que não permitem nenhum retoque, e dessa forma, o cuidado em evitar qualquer tipo de risco no móvel deve ser ainda maior.

Uma dica é aproveitar e usar apoiadores de xícaras e copos para evitar que isso aconteça. Essas pinturas feitas à base de poliuretano não se dão bem nem mesmo com lustra-móveis e quando estão expostas a luz solar podem ficar manchadas e com rachaduras.

Mais Dicas Interessantes de Conservação

1-    Como melhorar o brilho e proteção

Principalmente em móveis de madeira o ideal é usar o óleo de peroba que tem função de causar uma espécie de hidratação na madeira, além de proporcionar mais proteção e brilho. Em casos da estrutura apresentar um verniz mais opaco, uma mistura com o próprio óleo de peroba e um pouco de terebentina pode dar mais beleza ao mobiliário.

2-    Tirando arranhões superficiais e profundos

Uma alternativa que pode ser tomada para a remoção de arranhões superficiais em um móvel de madeira é esfregar a região com dentes de alho o suficiente para conseguir encher as marcas e quando secar, aplicar em seguida um pouco de cera. Outra alternativa é também preencher esses pequenos defeitos com cera de abelha ou noz-moscada.
Para os casos de arranhões mais profundos é importante procurar retirar a marca o mais rápido possível. O que pode ser feito é pegar uma pequena bola de algodão e ir retirando o verniz no local onde ficou a marca. Depois pegar um pouco de água fervendo e com essa pequena bola de algodão ou pano, ir aplicando em cima do local com muito cuidado para não manchar o móvel.

A temperatura da água no momento em que for passando sobre a madeira deve sempre ser o mais quente possível. Realizar a aplicação até a remoção da marca no local. Em seguida procure deixar secar por ao menos 12 horas e depois passar uma lixa bem fina para procurar nivelar bem a região afetada.

3-    Cuidados com a umidade

Alguns cuidados também devem ser tomados em relação à umidade que podem ser causadas por fungos, bolor e mofo principalmente em ambientes bem úmidos. Alguns sinais de umidade que devem ser levados a sério são a presença de ratos no local, móveis mais inchados, aparecimento de manchas, descascamento de pintura e certa dificuldade para fechar e abrir os móveis.

Uma solução para o caso é verificar se o móvel fica em contato direto com o piso que pode apresentar certo desnível e acúmulo de água pelos cantos da parede.

4-    Produtos para ajudar na conservação

Dentre os produtos que podem ser usados para a conservação dos móveis, um que é bem simples e com eficácia comprovada é o tradicional pano macio com água e detergente neutro. Como dito anteriormente deve-se evitar abrasivos, álcool e qualquer tipo de solvente.

Conclusão:

Conservar qualquer tipo de móvel é algo que requer certa paciência e dedicação. Muitas pessoas que gostam de economizar bastante na hora de comprar o mobiliário ideal também tem que pensar na possibilidade de manutenção, pois somente assim conseguem evitar em ter que ficar sempre trocando uma peça quando está em péssimo estado.

Logicamente existem alguns tipos de móveis que são bem frágeis e de qualidade inferior, e mesmo tomando certos cuidados o seu prazo de vida útil é bem pequeno. O mais recomendável é buscar móveis em lojas que trabalham com marcas de qualidade, pois somente assim, realizando uma manutenção adequada, é possível aumentar a durabilidade do móvel.

As dicas que foram passadas acima não devem ser levadas de forma obrigatória, porém são de grande valia para quem quer manter o seu móvel cada vez mais bonito e resistente.

Deixe um Comentário