Como Lavar o Sofá: Couro o Tecido

Escrito por on 7 de fevereiro de 2013 in Móveis - Nenhum Comentário -

É claro que a maneira mais fácil de limpar um sofá é mandando que uma empresa especializada faça esse serviço por você. Uma facilidade que não é tão vantajosa assim, primeiro porque tem um custo que não é baixo e segundo que terá o incômodo do dia da lavagem.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Sem falar que você pode estar precisando que a limpeza seja feita para um dia e a empresa não ter a disponibilidade naquela data. Lembrando que as empresas que fazem a lavagem de sofá, fazem a seco, o que conserva por mais tempo o seu móvel. Porém, vamos voltar a como lavar o sofá, mas a dica aqui é para que você mesma consiga resolver o seu problema. Quando quiser e o melhor, economizando o dinheiro da lavagem.

Tipos de Sofás

Antes de pensar em lavar o sofá, vale ressaltar que não existe um único tipo de móvel, todos nós sabemos que a variedade é grande. Nas formas, por exemplo, como o de canto, arredondando, um pouco mais triangular, sofá cama, os modernos de design e por aí vai. E quando estamos pensando em lavá-lo, até podemos desconsiderar as formas, mas temos que ficar de olho nos tecidos, que podem ser: transfer, jacquards, suedes, chenilles em viscose. Sem falar, nos sofás de couro, que podem ser: couro natural, couro ecológico, couro vegetal e o chamado de couríssimo (seria o de melhor qualidade).

O tipo e principalmente a qualidade do tecido são determinantes para escolher qual será o produto usado na limpeza. Lembramos, que alguns tecidos ou até mesmo o couro não suportam determinados produtos químicos e nem água em excesso. Além disso, é necessário encontrar o modo certo da limpeza, que pode incluir até a direção em que você vai passar uma esponja, por exemplo, para evitar de manchar ou danificar o móvel. E tem mais, a notícia que não é boa, é que nem todo sofá pode ser limpo em casa, sendo necessário recorrer a um profissional.

O Que Fazer Antes de Lavar o Sofá

  • Antes de lavar o seu sofá, procure a etiqueta ou as instruções que vieram com ele para identificar exatamente de que material se trata.
  • Somente depois que você tiver certeza de que o seu sofá possa ser lavado é que poderá comprar o material adequado ao tipo de material para limpeza.
  • Comece sempre a limpar por uma parte não visível e caso identifique alguma mancha pare imediatamente.

Veja Como Lavar Um Sofá de Tecido

Esse tipo de material é aquele que limita mais na hora de lavar, porque normalmente, os tecidos usados para fazer o sofá não podem ser lavados com água, exigem uma lavagem a seco. Caso você identifique que é possível lavar o seu sofá de tecido sem danificá-lo, prepare uma mistura de sabão líquido neutro e água morna.

A mistura de água e sabão deverá ser passada no sofá com a ajuda de uma escova com as cerdas bem macias. Você pode esfregar sim, mas sem muita força, faça movimentos leves. Em seguida, use um pano úmido com água morna e retire o excesso da espuma. Tente retirar o máximo possível o excesso da mistura de sabão.

Saiba Mais

Saiba Mais

Só faça esse tipo de lavagem no seu sofá em dias ensolarados e quentes e claro, não coloque-o para secar no sol, isso poderia manchá-lo, mas ele deverá ficar em um ponto da casa que receba calor, para secar ao 100%.

Como o sofá de tecido não é aconselhável lavá-lo com água, só faça esse tipo de limpeza se realmente for necessário, se ele estiver muito sujo.

Veja Como Lavar Um Sofá de Couro

Os sofás de couro realmente são muito bonitos, principalmente quanto estamos falando de couro de verdade e não napa. Porém, assim como o tecido, chega uma roupa é necessário fazer uma limpeza mais profunda, para que ele não perca toda a beleza. O couro vai ficar sem brilho, sem vida, quando está sujo.

Acontece que o couro ainda é mais sensível do que o tecido, as chances de danificá-lo sem ter como voltar atrás fazendo uma limpeza inadequada são muitas. O que não quer dizer que é possível deixá-lo maravilhoso, quando se acerta na mão e ele é lavado de forma adequada.

O primeiro passo, antes de limpar o sofá de couro é saber exatamente de que tipo desse material é revestido o móvel. Procure essas informações nos papéis que vieram junto com ele na hora da compra ou em uma etiqueta que deve estar escondida em alguma parte interna. Com certeza, alguma informação você deverá ter. Aliás, isso serve de alerta para quem está comprando móveis. É sempre bom guardar as instruções, mais dias ou menos dias, você pode acabar precisando delas. Voltando ao nosso assunto, na pior das hipóteses, entre em contato com o revendedor ou até mesmo visite o site do fabricante. Mas, de jeito nenhum, comece fazer essa limpeza sem essas informações.

Porque alguns tipos de sofá de couro podem até ser limpos com água, enquanto outros, não podem ver água de jeito nenhum.

Limpando o Sofá de Couro Passo a Passo

Comece a limpeza do sofá de couro passando o aspirador de pó, isso servirá para retirar a sujeira superficial, como farelo de comida, cabelos, etc. Não esqueça que para passar no sofá você deverá usar as cerdas macias e na potência baixa.

Depois misture em uma vasilha poucas gotas de detergente neutro com 1 litro de água fria, misture bem para que se forme uma espuma consistente.

Faça o teste, antes de passar na parte visível, escolha uma discreta para ver a reação. Sempre vale a pena ter certeza que não vai danificar o móvel.

Umedeça um pano macio e limpo na espuma e passe sobre o sofá fazendo movimentos circulares leves. Em seguida, usando um pano umedecido na água pura, retire a espuma. E com um terceiro pano limpo e macio, seque bem. Terminada a limpeza, aplique um produto específico para hidratar o couro. Não deixe de aplicá-lo, pois é a garantia que o seu sofá não ficará todo “rachado”. A água pode provocar essas pequenas rachaduras quando não tratado depois.

Deixe um Comentário