Como Organizar os Móveis na Sala

Escrito por on 22 de abril de 2013 in Móveis - Nenhum Comentário -

De noites de jogos familiares a reuniões do clube do livro, a sala de estar serve para tudo e por isso se torna um centro social de sua casa. O posicionamento correto dos móveis da sala deve percorrer um longo estudo para fazer do espaço um ambiente acolhedor.

Nada é pior do que uma sala de estar (não importa o quão atraente ela seja) onde as pessoas esbarram com moveis e sentem que a parede está caindo de tão apertada, como se preso por força magnética no cômodo. Em vez disso, sempre é melhor ter um espaço mais aberto no qual as pessoas podem sentar-se perto e conversar confortavelmente.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

O segredo para decorar uma sala de estar é sempre escolher menos itens, mas itens bem mais selecionados. Não adianta colocar tudo o que você quer que as pessoas vejam em um mesmo espaço. As informações visuais vão brigar com você e acabar por colocar tudo o que tem em mente. Pense sempre em um visual mais limpo selecionando os artigos de acordo com o espaço e sempre presando pela pureza e simplicidade. Na decoração, sempre menos é mais: quanto menos produtos na sua sala, mais os itens vão ser apreciados.

Escolha o Ponto Focal da Sua Sala

Onde e como posicionar os móveis da sala depende do ponto focal natural do espaço. Em algumas casas este critério é totalmente arquitetônico, como quando há uma lareira ou um conjunto de janelas. Em outras salas, o ponto focal é uma televisão. Depois de determinar esse recurso, oriente o estofado para seu ponto focal. Você acabou de achar o centro da sua sala.

Ganhe Mais Flexibilidade Na Sala Deixando Espaço Para Circulação 

O maior problema das salas mal organizadas é não permitir espaço para circulação. Todo mundo quer colocar na sala tudo o que sempre quis, mas nem sempre isso é a melhor pedida. Talvez seja preciso dispensar alguns itens se você mesmo sente dificuldades em olhar sua sala e tudo prende a sua atenção ou se anda esbarrando nos moveis da sua casa.

Como organizar o mobiliário de sala de estar depende bastante do que você tem em sua sala. A maioria de nós tem um sofá e uma cadeira ou duas(ou puffss fazendo o mesmo papel) que pode posicionar e reposicionar quantas vezes quiser. Quando tentar mudar a posição dos moveis para ter uma outra decoração, certifique-se de deixar espaço suficiente entre os cantos de móveis que as pessoas possam circular em busca de um lugar confortável. Opte por deixar sempre espaço para duas pessoas se cruzarem sem se esbarrar.

Centralize Na TV Ou Seu Ponto Mais Importante Na Sala de Estar 

O estilo de posicionar os móveis na sala de estar mais simples e funcional é colocar o sofá em frente ao ponto focal com todas as outras peças voltadas para enfrentar a mesma direção. Isso permite a todos uma boa olhada na  televisão ou na sua janela, deixando o ponto central em destaque. Quando tiver mais gente na sala, uma dica é criar um círculo de conversa, adicionando pufes ou almofadas ao lado do sofá.

O ponto central pode ser uma TV, mas pode ser também um quadro ou apenas uma parede. Caso não haja uma TV na sala (incomum, mas real), você pode centralizar em um rack ou no maior móvel do espaço. Pode ser o seu sofá se houver sofás e cadeiras apenas ou em um artigo decorativo no canto da parede.

Se Sua Sala Tem Mais de Uma Porta, Usa Sua Criatividade

Para espaços com múltiplas portas, desenhe uma linha imaginária que ângulos através da sala, criando uma trilha reta entre as peças de mobiliário e a sua porta de entrada e saída ou sus portas. Este arranjo visual para decoração dinâmico mantém o foco em mente, mas também direciona as pessoas através do espaço. O bloqueio dos cantos da sala como esta pode ser útil quando você tem brinquedos para crianças ou itens que você gostaria de esconder.

Sala de Estar

Sala de Estar

Sofás em L Não Devem Ficar Encostados na Parede

Quando um sofá em L é seu assento principal, você pode ser coloca-lo no canto da sala. Mas quem sentar nele pode se sentir claustrofóbico por ter uma parede ao lado e um ângulo afetado da sua sala, especialmente para aquelas pessoas sentadas em almofadas fundas.

A melhor forma de posicionar um sofá em L é puxá-lo para longe da parede para permitir o fluxo de luz e ar ao redor. Coloque uma lâmpada de brilho em uma mesa lateral para dar ainda mais luz ao espaço, o que você pode precisar se tiver muitas pessoas no ambiente.

Não Use Um Centro de Sala Se Não Tiver Espaço

A maior parte das decoradoras autônomas do lar amam usar um cento de sala. É um móvel antigo bem chique e apreciado, mas que ocupada muito espaço. Se sua sala for pequena ou for um flat, pense em remover esta peça para não ocupar uma área preciosa da sua sala. Uma dica é usar uma pequena mesa lateral se é importante posicionar alguns itens como luminária ou cinzeiro. Ela pode ocupar eventualmente o centro mas deve ficar sempre na lateral do sofá, apenas como uma alternativa para uso.

Prefira O Rack de Costas Ou Na Lateral da Janela

Não tem nada pior em uma sala de estar que itens brigando por atenção. Colocar uma TV na mesma parede de sua janela vai causar isso. O melhor sempre é que ela fica na lateral ou de frente para uma janela ou porta, de modo que a atenção de quem assiste seja sempre voltada primeiramente para a TV e não para o que acontece do lado de fora da sala. Logo, o melhor sempre será virar a televisão. Escolha a lateral da sua sala se não tiver cortinas e a luminosidade for alta, pois desta forma você evita o reflexo direto da luz de fora da casa em sua TV.

Deixe um Comentário