Dicas para Mobiliar um Apartamento Novo Com Economia

Escrito por on 28 de agosto de 2014 in Móveis - 1 Comentário -

Quando um casal decide viver junto ou mesmo um jovem decida sair da casa dos pais verá pela frente a tarefa de mobiliar o imóvel onde vai morar. Hoje em dia é muito comum que pessoas que estejam começando uma vida fora da casa dos pais optem por um apartamento, por causa da praticidade e também segurança.

Pensando nessas pessoas, elaboramos um guia para ajudar nessa tarefa de mobiliar o novo lar. Confira!

O Que Eu Já Tenho?

Em primeiro lugar, é interessante pensar o que você tem na casa dos seus pais que pode ser levado para o apartamento novo. Sempre tem alguma peça que pode ser aproveitada e ajudar você a economizar, afinal uma mudança sempre trás gastos e quanto dinheiro guardado você tiver, melhor.

Os solteiros que estiverem indo morar sozinhos podem aproveitar a cama, criado mudo, cômoda, guarda-roupas, cortina, mesa de computador, televisão. Já os casais devem analisar as peças dos quartos dos dois e escolher as que estão em melhor estado, que combinam mais entre si, etc.

Ajuda da Família

É comum que a família se uma para ajudar a pessoa que está se mudando com presentes novos e usados. Sua mãe pode ter uma cortina em casa que não esteja usando, uma tia pode ter um liquidificador e assim por diante. Montar uma casa com tudo novo fica muito caro, por isso quem quer economizar deve se mostrar aberto a aceitar qualquer tipo de doação.

Se a sua família é animada e seus amigos também demonstrarem vontade de ajudar, organize um chá de panela, no caso dos casais, ou chá de casa nova, no caso dos solteiros. Aproveite para pedir miudezas para a casa, principalmente para a cozinha. São coisas baratas, mas se você for comprar tudo terá que desembolsar um bom dinheiro.

Móveis Básicos de Cada Cômodo

  • Sala: Uma sala básica precisa de um sofá, uma televisão e um suporte para ela. Não são artigos de primeira necessidade, se você, por exemplo, não quiser gastar com um sofá pode usar almofadas grandes e pufes.
  • Quarto: Cama, colchão e guarda-roupa ou cômoda. Algumas pessoas gostam de deixar o computador e a mesa no quarto, outras preferem a sala.
  • Cozinha: Mesa e cadeiras, fogão, geladeira, armário para alimentos e panelas (no caso de pias com espaço embaixo é possível aproveitar para guardar panelas).
  • Área de Serviço: As áreas de serviços dos apartamentos estão ficando cada vez menores. Em muitos casos ela é conjugada com a cozinha e o tanque fica em um canto do cômodo. Uma máquina de lavar roupas é indispensável, pois é praticamente impossível lavar roupas a mão nos tanques pequenos. Se não houver espaço para colocar varais na parede será necessário um varal de chão.
  • Banheiro: No banheiro são necessários suportes para pendurar roupa, cesto para roupa suja, porta escova de dentes e pasta.

Muitos itens variam de acordo com as características de imóvel. As cortinas, por exemplo, pode ser dispensáveis quando se há janelas escuras e sem vidro. Nesse caso as cortinas servem mais para decoração do que para deixar o ambiente escuro.

Os Eletrodomésticos Indispensáveis

  • TV: A televisão está na casa de 9 entre 10 pessoas, apenas não podemos dizer que é unanimidade, pois hoje em dia há muitas pessoas que trocaram a TV pela internet. Porém, na casa da grande maioria das pessoas ela é indispensável, pois é a principal forma de entretenimento.
  • Geladeira: Não dá para viver em uma casa sem uma geladeira, afinal é ela que conserva grande parte dos alimentos que consumimos. Existem refrigeradores de diversos tamanhos e funções. Para começar, você poderá optar por um modelo menor, que, além de mais barato, consome menos energia.
  • Micro-ondas: No mundo corrido em que vivemos sobra cada vez menos tempo para preparar os alimentos. Por isso o micro-ondas acaba sendo um grande facilitador, pois com ele é possível aquecer alimentos em minutos.
  • Máquina de Lavar Roupas: Como já dissemos, uma máquina de lavar é fundamental, a menos que você prefira lavar as suas roupas em uma lavanderia. Se você nunca mexeu em uma, saiba que é muito prático. Basta colocar as roupas dentro, colocar sabão em pó no compartimento, programá-la e deixar que ela faça todo o trabalho. Ao fim do processo as roupas saem apenas úmidas e sem água pingando, o que facilita bastante.

Mantenha o Foco nas Utilidades

Todo mundo quer morar em uma casa bonita e decorada. Porém, objetos decorativos não são muito baratos. Se a sua intenção inicial é economizar, mantenha o foco nas coisas indispensáveis e deixe a parte decorativa para depois.

É fundamental ter um dinheiro reserva porque casa nova sempre tem gastos. Pode ser desde uma lâmpada que queimou até uma janela quebrada. É necessário se prevenir para não passar por situações inesperadas.

Compre Móveis e Eletrodomésticos Usados

Uma dica interessante para quem deseja economizar na hora de montar a sua casa é aproveitar as vantagens e comprar peças usadas. Hoje em dia existem sites especializados em anúncios, como o Bom Negócio, OLX e Mercado Livre, em que você encontra uma infinidade de coisas a venda.

É interessante também procurar grupos de vendas da sua cidade no Facebook. Sempre tem alguém querendo vender algo e as chances de ser exatamente aquilo que você precisa são bem grandes. Além disso, existem lojas físicas especializadas nesse tipo de venda.

Muitas pessoas ainda têm preconceito com coisas usadas, mas a verdade é que dá para encontrar coisas praticamente novas e fazer excelentes negócios. Basta saber procurar nos lugares certos.

Compre Pela Internet

Se você preferir peças novas ou não encontrou o que procurava em sites de usados, pesquise em lojas online. Mesmo que na sua cidade tenha filiais de lojas como Casas Bahia, Magazine Luiza, Ricardo Eletro, entre outros, é sempre bom verificar os preços das lojas online também. Faça comparações, em muitos casos, mesmo com o valor do frete compensa mais comprar da internet do que em lojas físicas.

Um Comentário on "Dicas para Mobiliar um Apartamento Novo Com Economia"

  1. Talita 28 de agosto de 2017 às 17:01 · Responder

    Uma dica que sempre sigo é usar cupons de desconto para economizar nas compras pela internet. Sempre uso e recomendo o Baixapreço cupons: https://www.baixapreco.com.br

Deixe um Comentário