Como Organizar O Canto de Estudos

Escrito por on 1 de outubro de 2013 in Organização - Nenhum Comentário -

Seja para concursos, estudantes do ensino fundamental e crianças, o local de estudos é de extrema importância e necessita de uma boa organização. Com o espaço correto, os estudantes de qualquer idade se sentem estimulados e podem aproveitar mais de sua leitura e aprendizado. Estudos comprovam que um espaço sem a decoração e organização corretos voltados para os estudos podem atrapalhar a apreensão de conhecimento em diversos níveis. Pode não ser o total responsável por uma nota baixa, mas pode contribuir para isso. Para quem quer ter maior aproveitamento de sua leitura, portanto, temos algumas dicas de organização a seguir.

Invista Em Um Espaço Próprio!

Para algumas pessoas pode ser um investimento desnecessário, mas vale a pena sair da mesa da cozinha e da sua cama para estudar. Espaços próprios para estudos acabam criando um adestramento das pessoas para isso. Sua mente entende que, toda vez que sentar naquele local, você vai estudar. Faça um teste e deite na cama para ler um livro ou apostila: você deve sentir sono. Sua mente está condicionada a ir até a sua cama para dormir. Quando isso não acontece, você terá que brigar com seu relógio biológico e suas memórias para conseguir ler alguma coisa de forma produtiva.

Sala de Estudos

Sala de Estudos

Se um espaço próprio ou apenas um cantinho, depende da disposição de sua casa e do seu espaço. Você não precisa mais de que dois metros quadrados para criar um espaço apenas para estudo, desde que ele preencha os requisitos como conforto, praticidade e alguns detalhes a serem avaliados a seguir. Mas logicamente, se há um quarto apenas para isso, melhor ainda!

Conforto Em Primeiro Lugar: Buscando Em Assento Confortável

Um estudante não fica sentado menos de uma hora envolvido em suas atividades e por isso o conforto é crucial. O primeiro ponto para isso é comprar uma cadeira confortável, que não necessariamente precisa ser giratória. A cadeira para estudos deve ter uma altura regular com a sua mesa e ter encosto não necessariamente reto, mas consiga deixar a sua coluna acomodada de forma confortável, evitando dores lombares e futuros desvios na musculatura.

Saiba Mais

Saiba Mais

Uma dica é evitar fazer relocação de cadeiras, como usar a sua cadeira de jardim e de sua mesa de cozinha. Lojas de produtos para escritório possuem bons preços e até bem em conta quando compradas mais de um. Junte amigos e compre diversos itens, e você vai ter um espaço confortável e bacana para estudo. Pense ainda em procurar por cadeiras mais altas, onde você pode se reclinar para uma boa leitura sem forçar o pescoço e causar dores lombares.

Opte Por Uma Mesa de Estudos

Você não pode usar a sua mesa de computador para isso, pois vai brigar por espaço com seu teclado e CPU. Se for um notebook tudo bem, mas pense sempre em ter um espaço próprio. Uma mesa de estudos é bem larga, confortável, e deve te permitir ler e escrever em uma altura bacana, ao menos na altura do peitoral. Nada de curvar demais o corpo para escrever ou ter que erguer a cabeça. O importante é ter uma altura confortável e de acordo com a sua idade. Por isso é importante o comprador sentar e já pensar em uma cadeira regulável para ajustar ao móvel.

http://www.youtube.com/watch?v=uj5YQsmrXw8

Iluminação Bacana É Crucial

O ideal é ter uma parede branca e aproveitar o máximo possível de luz. Deve-se usar não luzes pontuais, mas sim uma potência para iluminar o ambiente como um todo, além de uma pequena luminária em sua mesa para garantir uma boa leitura mais pontual. Coloque luzes em cima da mesa de estudo para garantir o não cansaço da visão e problemas futuros pela ausência de uma boa iluminação. O custo não é alto de investir em boas luzes. Prefiras as que imitam a luz do sol, são mais claras e cansam menos a visão, garantindo um estudo de qualidade e noturno. Se tiver luz natural para ser aproveitada durante o dia melhor ainda.

Crie Um Bom Clima

Não é a toa que as universidades, bibliotecas e escolas estão investindo em ar condicionado. Você não consegue estudar no calor e nem no frio intenso, não é mesmo? Por isso trate de organizar o clima do espaço de acordo com a sua cidade. Se você tem um espaço ventilado, ótimo. Prefira estar contra a janela para ter um vento em suas costas e evitar distrações. Mas se não há espaço naturalmente, crie um bom clima com ar condicionado ou ventilador de teto.

Organize Seu Espaço

Já é comprovado: um ambiente bagunçado atrapalha a concentração. Por isso cuide da limpeza do seu cantinho de estudos evitando deixar coisas espalhadas. Coloque uma lixeira abaixo da mesa para descartar restos de papel ou qualquer outro item e busque sempre organizar livros e cadernos para ter uma mesa limpa, com ampla visão. Isso vai ajudar bastante nos momentos que você vai ficar no lugar.

Evite Distrações

Nada pior que um espaço cheio de distrações para atrapalhar o seu aproveitamento. Por isso são boas dicas a escolha de um local especial para estudos, como um quarto sem televisão, sem som ligado (ou um aparelho de som se você é do tipo que apenas estuda com música) e sem telefone fixo. Desligue o celular e fique longe de porta ou janela com acesso à rua. Qualquer pequeno empecilho desses pode te atrapalhar a concentração, que leva cerca de 10 minutos para se tornar intensa novamente. Uma dica é criar um horário de estudos também, no qual você estará indisponível para o mundo.

Adaptando O Que Já Tem

Não está com grana para investir agora em um cantinho para estudos? Tudo bem, sem problemas. Contudo, algumas dicas são bacanas para manter a organização do seu lar. Um bom exemplo é usar sua mesa de cozinha ou uma mesa jogada de lado de plástico mesmo. Tente, porém, eliminar tudo o que possa te distrair de seus estudos sem problema. Basta organizar o espaço.

Deixe um Comentário